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3º Ciclo
João Guerra / 14-02-2025
Descrição / Síntese:
Atividade tem como objetivo compreender o conceito de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, perceber a utilidade e áreas onde
podemos encontrar a RA e RV. Compreender as diferenças entre RA & RV. Exploração de ferramenta de Realidade Aumentada – object
merge viewer e trabalhar com realidade virtual e os óculos VR.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos exploraram o vídeo interativo disponibilizado pelo professor usando a ferramenta edpuzzle (criado anteriormente para aula) para mostrar conceitos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Aos alunos é pedido para interagir com vídeo e dar respostas às questões colocadas.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta Edpuzzle para mostrar a Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A Ferramenta Edpuzzle permite editar o vídeo e integrar pontos de paragem ao longo do mesmo, adicionando questões interativas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos agrupados em pequenos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O professor partilha o cenário de Realidade Virtual para poder ser explorado pelos alunos.
Ferramentas e recursos:
Cenário de Realidade Virtual.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
São criadas duas estações(Realidade Aumentada e ferramenta de exploração de Realidade Aumentada).
Em grupos é pedido que saltem entre as duas estações.
Na 1ª é solicitado que preencham e acrescentem no padlet exemplos de Realidade Aumentada, as áreas de RA assim como aplicações das mesmas.
Na 2ª estação é pedido que instalem a app “merge object viewer” e construam o “merge cube” e explorem os objetos de RA da app. Aos alunos é solicitados para tirarem um print do objeto de RA da sua preferência e adicioná-lo ao Padlet.
Ferramentas e recursos:
Padlet, App Merge object Viewer
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Rotação entre estações.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário
Descrição da atividade:
Um grupo discute RV & RA relativamente a áreas, serviços e aplicabilidades destas tecnologias.
Um segundo grupo observa e avalia com rubrica as intervenções do grupo 1.
Ferramentas e recursos:
É disponibilizada uma rubrica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
É colocado um pequeno Quiz/kahoot de verificação de conhecimentos. Com base na resposta por pergunta o professor pode explicar o conceito e interagir com os alunos para melhorar a aprendizagem.
Utilizar a gamificação do kahoot para interagir e dar feedbak real e individual.
Ferramentas e recursos:
Kahoot
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Publico
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)