Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
260 minutos

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Realidade Aumentada & Realidade Virtual

3º Ciclo

João Guerra / 14-02-2025


Descrição / Síntese:

Atividade tem como objetivo compreender o conceito de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, perceber a utilidade e áreas onde
podemos encontrar a RA e RV. Compreender as diferenças entre RA & RV. Exploração de ferramenta de Realidade Aumentada – object
merge viewer e trabalhar com realidade virtual e os óculos VR.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Explorar a Realidade de Aumentada com app “merge object viewer”
> Trabalhar em grupos para a construção de um padlet da turma
> Trabalhar com ferramentas digitais(padlet, outras)
> Pensar criticamente na exploração da Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Perceber RA & RV

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos exploraram o vídeo interativo disponibilizado pelo professor usando a ferramenta edpuzzle (criado anteriormente para aula) para mostrar conceitos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Aos alunos é pedido para interagir com vídeo e dar respostas às questões colocadas.


Ferramentas e recursos:

Ferramenta Edpuzzle para mostrar a Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A Ferramenta Edpuzzle permite editar o vídeo e integrar pontos de paragem ao longo do mesmo, adicionando questões interativas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos agrupados em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
Explorar e Percerber RA & RV

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

O professor partilha o cenário de Realidade Virtual para poder ser explorado pelos alunos.


Ferramentas e recursos:

Cenário de Realidade Virtual.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Explorar RA & RV

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

São criadas duas estações(Realidade Aumentada e ferramenta de exploração de Realidade Aumentada).
Em grupos é pedido que saltem entre as duas estações.
Na 1ª é solicitado que preencham e acrescentem no padlet exemplos de Realidade Aumentada, as áreas de RA assim como aplicações das mesmas.
Na 2ª estação é pedido que instalem a app “merge object viewer” e construam o “merge cube” e explorem os objetos de RA da app. Aos alunos é solicitados para tirarem um print do objeto de RA da sua preferência e adicioná-lo ao Padlet.


Ferramentas e recursos:

Padlet, App Merge object Viewer


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Rotação entre estações.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Refletir cobre RV & RA

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Um grupo discute RV & RA relativamente a áreas, serviços e aplicabilidades destas tecnologias.
Um segundo grupo observa e avalia com rubrica as intervenções do grupo 1.


Ferramentas e recursos:

É disponibilizada uma rubrica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
30 MINUTOS
Já sei o que é RV & RA

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

É colocado um pequeno Quiz/kahoot de verificação de conhecimentos. Com base na resposta por pergunta o professor pode explicar o conceito e interagir com os alunos para melhorar a aprendizagem.
Utilizar a gamificação do kahoot para interagir e dar feedbak real e individual.


Ferramentas e recursos:

Kahoot


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Publico

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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