Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
360 minutos

>

A Viúva e o Papagaio – projeto interdisciplinar – contextualização e exploração

2º Ciclo

Eunice Sofia Silva / 23-02-2025


Descrição / Síntese:

Este projeto tem como base a leitura integral da obra “A Viúva e o papagaio”.
Tendo em conta que a obra é de uma autora inglesa e que a história se passa em Inglaterra, fez todo o sentido a criação deste cenário pensado numa perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Inglês, mas também com História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Educação Musical, já que também faz referência a termos como “condado, “libra esterlina” e também tem como personagem um papagaio, que pode ser explorado nas Ciências.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação, Tecnológica, Educação Musical e inglês. Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades. Mobilizar experiências e saberes interdisciplinares. Ler integralmente textos literários de natureza narrativa. Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação. Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.). Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
> Reconhecer elementos constitutivos da sua própria cultura e da(s) cultura(s) de língua estrangeira: diferentes aspetos de si próprio, identificar pessoas, lugares e aspetos que são importantes para si e para a sua cultura; identificar espaços de realidades culturais diferentes (a comunidade dos outros); localizar no mapa alguns países de expressão inglesa; associar capitais e algumas cidades desses países estudados; reconhecer aspetos culturais de países de expressão inglesa, tais como bandeiras e símbolos nacionais.
> Portugal na Idade Média. Portugal do séc. XIII ao séc. XVII; Caracterizar os modos de vida dos diversos grupos sociais (clero, nobreza e povo). A ordem hierárquica dos títulos de nobreza. Classificação, hierarquia e concessão. Breves trabalhos de pesquisa e registo.
> Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação. Pesquisar informação em documentos diversificados, em suportes digitais e analógicos, sobre características dos animais, valorizando a interdisciplinaridade; Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História e Geografia de Portugal);
> Cantar em grupo a uma voz com acompanhamento instrumental. Ensaiar e apresentar publicamente a canção “Let it be” em formato Karaoke. Identificar a música enquanto modo de conhecer e dar significado ao mundo, relacionando-a com o seu dia a dia e os seus mundos sociais e pessoais.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
180 MINUTOS
Pesquisa conforme o guião apresentado pelo professor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Orientações para o projeto.

No âmbito da leitura orientada da obra “A Viúva e o Papagaio”, deves fazer um trabalho de pesquisa, de âmbito interdisciplinar (ING, CN, HGP, EV, ET, EM…), seguindo estes tópicos, nas diversas disciplinas conforme se adeque ao conteúdo das mesmas.

  • Pesquisar sobre os países que formam o Reino Unido. Identificar as capitais.
  • Localizar no mapa os lugares referidos: Spilsby, Yorkshire, Rodmell, Sussex, Lewes, Southease, rio Ouse.
  • Identificar, no mapa, o percurso que a Sra. Gage fez – quantos quilómetros percorreu.
  • Pesquisar e identificar a família real britânica. Títulos da realeza.
  • Moeda (libra)
  • O que é um condado (Sussex).
  • Património/ monumentos/lugares.
  • Escritores/bandas/cantores/músicas famosas.
  • Seres racionais e irracionais… papagaio – classe, revestimento, alimentação, habitat…


Ferramentas e recursos:

Os alunos podem apresentar o trabalho em formato digital (Canva, Padlet, Docs, Slides, ou em cartolinas/papel.

Devem acordar a melhor forma de organizar a apresentação dos tópicos sugeridos.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula, os alunos estão dispostos em grupos de 4 alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
180 MINUTOS
Preparação da apresentação – organização da informação.

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Apresentação
Grupos de alunos preparam uma apresentação que depois mostrarão aos colegas, para demonstrar as suas descobertas.


Ferramentas e recursos:

Os alunos devem selecionar a plataforma que pretendem usar para apresentar o trabalho: Canva, padlet, slides, docs…

O trabalho deve estar ser apresentado em ambas as línguas: português e inglês.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top