>
2º Ciclo
Eunice Sofia Silva / 23-02-2025
Descrição / Síntese:
Este projeto tem como base a leitura integral da obra “A Viúva e o papagaio”.
Tendo em conta que a obra é de uma autora inglesa e que a história se passa em Inglaterra, fez todo o sentido a criação deste cenário pensado numa perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Inglês, mas também com História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Educação Musical, já que também faz referência a termos como “condado, “libra esterlina” e também tem como personagem um papagaio, que pode ser explorado nas Ciências.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Orientações para o projeto.
No âmbito da leitura orientada da obra “A Viúva e o Papagaio”, deves fazer um trabalho de pesquisa, de âmbito interdisciplinar (ING, CN, HGP, EV, ET, EM…), seguindo estes tópicos, nas diversas disciplinas conforme se adeque ao conteúdo das mesmas.
- Pesquisar sobre os países que formam o Reino Unido. Identificar as capitais.
- Localizar no mapa os lugares referidos: Spilsby, Yorkshire, Rodmell, Sussex, Lewes, Southease, rio Ouse.
- Identificar, no mapa, o percurso que a Sra. Gage fez – quantos quilómetros percorreu.
- Pesquisar e identificar a família real britânica. Títulos da realeza.
- Moeda (libra)
- O que é um condado (Sussex).
- Património/ monumentos/lugares.
- Escritores/bandas/cantores/músicas famosas.
- Seres racionais e irracionais… papagaio – classe, revestimento, alimentação, habitat…
Ferramentas e recursos:
Os alunos podem apresentar o trabalho em formato digital (Canva, Padlet, Docs, Slides, ou em cartolinas/papel.
Devem acordar a melhor forma de organizar a apresentação dos tópicos sugeridos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula, os alunos estão dispostos em grupos de 4 alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Apresentação
Grupos de alunos preparam uma apresentação que depois mostrarão aos colegas, para demonstrar as suas descobertas.
Ferramentas e recursos:
Os alunos devem selecionar a plataforma que pretendem usar para apresentar o trabalho: Canva, padlet, slides, docs…
O trabalho deve estar ser apresentado em ambas as línguas: português e inglês.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)