>
Ensino Secundário
Avelino Francisco Amaro Sá / 06-03-2025
Descrição / Síntese:
Dominar a técnica correta e segura de troca de uma roda.
Conhecer as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa.
Identificar os riscos e precauções de segurança durante o processo.
Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas em situações reais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Introdução:
- Importância da troca correta da roda para a segurança do veículo e dos ocupantes.
- Situações em que a troca de roda é necessária (furo, danos, etc.).
- Ferramentas e Equipamentos:
- Apresentação e função de cada ferramenta (macaco, chave de roda, chave dinamométrica, etc.).
- Tipos de macacos e as suas características.
- Importância do uso de ferramentas adequadas e em bom estado.
- Procedimentos de Segurança:
- Estacionamento seguro do veículo em local plano e firme.
- Acionamento do travão de estacionamento.
- Sinalização da área com triângulo de segurança.
- Utilização de calços para evitar o movimento do veículo.
- Uso de luvas de proteção.
- Riscos e precauções durante a elevação do veículo com o macaco.
- Passo a Passo da Troca da Roda:
- Aliviar os parafusos da roda com a chave de roda (antes de levantar o veículo).
- Posicionamento correto do macaco e levantamento do veículo.
- Remoção completa dos parafusos e da roda danificada.
- Montagem da roda sobressalente e aperto manual dos parafusos, de acordo com o manual do fabricante.
- Abaixamento do veículo e aperto final dos parafusos com a chave de roda (em cruz).
- Verificação da pressão dos pneus e aperto dos parafusos com a chave dinamométrica.
Ferramentas e recursos:
- Veículo.
- Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
- Chave de roda.
- Chave dinamométrica.
- Luvas de proteção.
- Cavaletes de segurança.
- Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
- Projetor (para apresentação teórica).
- Rede pneumática e electrica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Instalações, equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Demonstração:
O professor realiza a troca da roda, demonstrando cada etapa e enfatizando os pontos de segurança.
Prática Individual:
Os alunos, em grupos, realizam a troca da roda sob a supervisão do professor.
O professor auxilia os alunos, corrigindo erros e reforçando os procedimentos corretos.
Resolução de Problemas:
Simulação de situações adversas (parafusos emperrados, moídos, partidos, macaco com defeito, etc.).
Discussão e aplicação de soluções práticas.
Avaliação:
Observação da participação e desempenho dos alunos durante a prática.
Avaliação da capacidade de seguir os procedimentos de segurança e utilizar as ferramentas corretamente(destreza, rapidez,…).
Teste prático individual para verificar a proficiência na troca da roda.
Ferramentas e recursos:
- Veículo.
- Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
- Chave de roda.
- Chave dinamométrica.
- Luvas de proteção.
- Cavaletes de segurança.
- Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
- Projetor (para apresentação teórica).
- Rede pneumática e elétrica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Instalações, equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)