Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

(Des)Montagem de roda

Ensino Secundário

Avelino Francisco Amaro Sá / 06-03-2025


Descrição / Síntese:

Dominar a técnica correta e segura de troca de uma roda.
Conhecer as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa.
Identificar os riscos e precauções de segurança durante o processo.
Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas em situações reais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Dominar a técnica correta e segura de troca de uma roda.
> Conhecer as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa.
> Identificar os riscos e precauções de segurança durante o processo.
> Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas em situações reais.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Conteúdo Teórico

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Introdução:
    • Importância da troca correta da roda para a segurança do veículo e dos ocupantes.
    • Situações em que a troca de roda é necessária (furo, danos, etc.).
  • Ferramentas e Equipamentos:
    • Apresentação e função de cada ferramenta (macaco, chave de roda, chave dinamométrica, etc.).
    • Tipos de macacos e as suas características.
    • Importância do uso de ferramentas adequadas e em bom estado.
  • Procedimentos de Segurança:
    • Estacionamento seguro do veículo em local plano e firme.
    • Acionamento do travão de estacionamento.
    • Sinalização da área com triângulo de segurança.
    • Utilização de calços para evitar o movimento do veículo.
    • Uso de luvas de proteção.
    • Riscos e precauções durante a elevação do veículo com o macaco.
  • Passo a Passo da Troca da Roda:
    • Aliviar os parafusos da roda com a chave de roda (antes de levantar o veículo).
    • Posicionamento correto do macaco e levantamento do veículo.
    • Remoção completa dos parafusos e da roda danificada.
    • Montagem da roda sobressalente e aperto manual dos parafusos, de acordo com o manual do fabricante.
    • Abaixamento do veículo e aperto final dos parafusos com a chave de roda (em cruz).
    • Verificação da pressão dos pneus e aperto dos parafusos com a chave dinamométrica.


Ferramentas e recursos:

  • Veículo.
  • Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
  • Chave de roda.
  • Chave dinamométrica.
  • Luvas de proteção.
  • Cavaletes de segurança.
  • Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
  • Projetor (para apresentação teórica).
  • Rede pneumática e electrica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Instalações, equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
150 MINUTOS
Conteúdo Prático

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Demonstração:

O professor realiza a troca da roda, demonstrando cada etapa e enfatizando os pontos de segurança.

Prática Individual:

Os alunos, em grupos, realizam a troca da roda sob a supervisão do professor.

O professor auxilia os alunos, corrigindo erros e reforçando os procedimentos corretos.

Resolução de Problemas:

Simulação de situações adversas (parafusos emperrados, moídos, partidos, macaco com defeito, etc.).

Discussão e aplicação de soluções práticas.

Avaliação:

Observação da participação e desempenho dos alunos durante a prática.

Avaliação da capacidade de seguir os procedimentos de segurança e utilizar as ferramentas corretamente(destreza, rapidez,…).

Teste prático individual para verificar a proficiência na troca da roda.


Ferramentas e recursos:

  • Veículo.
  • Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
  • Chave de roda.
  • Chave dinamométrica.
  • Luvas de proteção.
  • Cavaletes de segurança.
  • Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
  • Projetor (para apresentação teórica).
  • Rede pneumática e elétrica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Instalações, equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top