Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

(Des)montagem de roda

Ensino Secundário

Bruno Fernando Carneiro Gonçalves / 06-03-2025


Descrição / Síntese:

Dominar a técnica correta e segura de troca de uma roda.
Conhecer as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa.
Identificar os riscos e precauções de segurança durante o processo.
Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas em situações reais


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> > Dominar a técnica correta e segura de troca de uma roda
> > Conhecer as ferramentas e equipamentos necessários para a tarefa
> > Identificar os riscos e precauções de segurança durante o processo
> > Desenvolver habilidades práticas de resolução de problemas em situações reais.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Conteúdo teórico

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Introdução:
Importância da troca correta da roda para a segurança do veículo e dos ocupantes.
Situações em que a troca de roda é necessária (furo, danos, etc.).
Ferramentas e Equipamentos:
Apresentação e função de cada ferramenta (macaco, chave de roda, chave dinamométrica, etc.).
Tipos de macacos e as suas características.
Importância do uso de ferramentas adequadas e em bom estado.
Procedimentos de Segurança:
Estacionamento seguro do veículo em local plano e firme.
Acionamento do travão de estacionamento.
Sinalização da área com triângulo de segurança.
Utilização de calços para evitar o movimento do veículo.
Uso de luvas de proteção.
Riscos e precauções durante a elevação do veículo com o macaco.
Passo a Passo da Troca da Roda:
Aliviar os parafusos da roda com a chave de roda (antes de levantar o veículo).
Posicionamento correto do macaco e levantamento do veículo.
Remoção completa dos parafusos e da roda danificada.
Montagem da roda sobressalente e aperto manual dos parafusos, de acordo com o manual do fabricante.
Abaixamento do veículo e aperto final dos parafusos com a chave de roda (em cruz).
Verificação da pressão dos pneus e aperto dos parafusos com a chave dinamométrica


Ferramentas e recursos:

Veículo.
Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
Chave de roda.
Chave dinamométrica.
Luvas de proteção.
Cavaletes de segurança.
Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
Projetor (para apresentação teórica).
Rede pneumática e elétrica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Instalações equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
150 MINUTOS
Conteúdo pratico

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Demonstração:
O professor realiza a troca da roda, demonstrando cada etapa e enfatizando os pontos de segurança.
Prática Individual:
Os alunos, em grupos, realizam a troca da roda sob a supervisão do professor.
O professor auxilia os alunos, corrigindo erros e reforçando os procedimentos corretos.
Resolução de Problemas:
Simulação de situações adversas (parafusos emperrados, moídos, partidos, macaco com defeito, etc.).
Discussão e aplicação de soluções práticas.
Avaliação:
Observação da participação e desempenho dos alunos durante a prática.
Avaliação da capacidade de seguir os procedimentos de segurança e utilizar as ferramentas corretamente(destreza,
rapidez,…).
Teste prático individual para verificar a proficiência na troca da roda


Ferramentas e recursos:

Veículo.
Macaco hidráulico ou mecânico ou elevador.
Chave de roda.
Chave dinamométrica.
Luvas de proteção.
Cavaletes de segurança.
Manual do fabricante do veículo (analógico ou digital)
Projetor (para apresentação teórica).
Rede pneumática e elétrica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Instalações equipamentos e ferramentas apropriadas para possíveis reparações ou manutenções automóveis

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top