Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
230 minutos

>

Índice de Massa Corporal

3º Ciclo

Olga Flórido / 28-02-2025


Descrição / Síntese:

Realizar um levantamento dos IMC dos alunos do 8ºF da Escola EB 2,3 de Eiriz. Esclarecer os alunos sobre o IMC saudável, utilizando o Fitescola. Apresentar os benefícios da alimentação saudável e do exercício para manutenção de um IMC normal. Encaminhar os alunos com IMC acima do normal para a equipa do PESES.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Esclarecer o importância do IMC saudável.

Atividades a desenvolver

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Altura e Peso.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula de Educação Física será realizada a pesagem e a medição da altura dos alunos da Turma 8ºF. Utilizando uma balança e um aparelho de medição da altura.

 


Ferramentas e recursos:

Balança.

Medidor de altura.

Plataforma FitEscola.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Individualmente os alunos descalços utilização a balança e o aparelho de medição da altura, o professor realiza os registos na plataforma FitEscola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMC-1.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
IMC

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula de Matemática irão encontrar o IMC utilizando a formula correta – PESO/2*ALTURA(cm).

 


Ferramentas e recursos:

Maquina de calcular.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O Professor divulga a formula correta para encontrar o IMC, tendo conhecimento do peso e altura de cada aluno.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMC-2.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Benefícios de um IMC saudável

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula Cidadania e Desenvolvimento/Cultura Democrática será realizado um debate sobre o significado do IMC e dos benefícios de se encontrar na zona saudável.

 


Ferramentas e recursos:

Internet.

Papel e caneta.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos de cinco alunos realizar uma lista dos benefícios de um IMC saudável e quais os estilos de vida que poderão contribuir para o obtenção de IMC saudável.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMC-3.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Alimentação saudável

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Na aula de Ciências Naturais será debatido o conceito de Alimentação Saudável.

 


Ferramentas e recursos:

Computador e retroprojetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grande grupos realiza-se um debate sobre a alimentação saudável consciência da Roda dos Alimentos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMC-4.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Realização de um Powerpoint

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Na aula TIC realizar um POWERPOINT com a contribuição de todos os grupos, sobre a temática em questão- IMC:

-Conceito;

-Benefícios de um IMC na zona saudável;

-Estilos de Vida Saudável e seu contributo para alcançar/manter um IMC na zona saudável.


Ferramentas e recursos:

Computador.

Retroprojetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula com o computador produzir slides sobre o IMC, benefícios do exercícios e da alimentação para a manutenção de um IMC saudável.

Manter como ponto de partida os Estilos de Vida saudável.

Ficheiros de Apoio (anexos):

IMC-5.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top