>
3º Ciclo
Olga Flórido / 28-02-2025
Descrição / Síntese:
Realizar um levantamento dos IMC dos alunos do 8ºF da Escola EB 2,3 de Eiriz. Esclarecer os alunos sobre o IMC saudável, utilizando o Fitescola. Apresentar os benefícios da alimentação saudável e do exercício para manutenção de um IMC normal. Encaminhar os alunos com IMC acima do normal para a equipa do PESES.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula de Educação Física será realizada a pesagem e a medição da altura dos alunos da Turma 8ºF. Utilizando uma balança e um aparelho de medição da altura.
Ferramentas e recursos:
Balança.
Medidor de altura.
Plataforma FitEscola.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Individualmente os alunos descalços utilização a balança e o aparelho de medição da altura, o professor realiza os registos na plataforma FitEscola.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula de Matemática irão encontrar o IMC utilizando a formula correta – PESO/2*ALTURA(cm).
Ferramentas e recursos:
Maquina de calcular.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O Professor divulga a formula correta para encontrar o IMC, tendo conhecimento do peso e altura de cada aluno.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula Cidadania e Desenvolvimento/Cultura Democrática será realizado um debate sobre o significado do IMC e dos benefícios de se encontrar na zona saudável.
Ferramentas e recursos:
Internet.
Papel e caneta.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos de cinco alunos realizar uma lista dos benefícios de um IMC saudável e quais os estilos de vida que poderão contribuir para o obtenção de IMC saudável.
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Na aula de Ciências Naturais será debatido o conceito de Alimentação Saudável.
Ferramentas e recursos:
Computador e retroprojetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grande grupos realiza-se um debate sobre a alimentação saudável consciência da Roda dos Alimentos.
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
Na aula TIC realizar um POWERPOINT com a contribuição de todos os grupos, sobre a temática em questão- IMC:
-Conceito;
-Benefícios de um IMC na zona saudável;
-Estilos de Vida Saudável e seu contributo para alcançar/manter um IMC na zona saudável.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Retroprojetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula com o computador produzir slides sobre o IMC, benefícios do exercícios e da alimentação para a manutenção de um IMC saudável.
Manter como ponto de partida os Estilos de Vida saudável.