>
3º Ciclo
Abílio Fernandes / 22-02-2025
Descrição / Síntese:
O FITescola tem como um dos objetivos avaliar a aptidão física e a atividade física de crianças e adolescentes. Permite que os alunos tenham um maior contacto com as várias áreas da aptidão física, ficando assim a saber identificar cada componente e a conhecer melhor a sua importância. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em kg/m2) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Organizados em grupos de 2:
Peso_ 1 aluno deve colocar-se de pé em cima da balança, sem qualquer apoio, a olhar em frente e manter uma posição neutra durante a pesagem e o outro deve registar peso do colega que se pesou.
Altura_ 1 aluno descalço sobe para cima do estadiómetro, coloca-se de costas para o estadiómetro com os pés ligeiramente afastados e unidos pelos calcanhares (formando um “V” com os pés), e encostados ao estadiómetro. O aluno deverá olhar em frente e manter as pernas em extensão com os braços paralelos ao tronco e omoplatas encostadas ao estadiómetro. O colega coloca a haste do estadiómetro no topo da cabeça do aluno, de forma a comprimir-lhe o cabelo e regista a medição da estatura em m. Depois de concluído os alunos devem trocar funções.
Ferramentas e recursos:
EQUIPAMENTO
Balança e um instrumento para avaliar a estatura dos alunos (por exemplo, estadiómetro ou fita métrica).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos da turma estarão distribuídos em grupos de dois e devem efetuar a medição e pesagem assim que o grupo anterior termine a tarefa. A balança e afita métrica estarão distantes para evitar aglomerações ou perturbações na atividade.
No final da atividade os alunos deverão aplicar a fórmula IMC (kg/m2) = peso (kg) / altura2 (m) e verificar se se encontram na zona saudável (consulta da tabela que segue em anexo)