Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Avaliação da Condição Física

3º Ciclo

Abílio Fernandes / 22-02-2025


Descrição / Síntese:

O FITescola tem como um dos objetivos avaliar a aptidão física e a atividade física de crianças e adolescentes. Permite que os alunos tenham um maior contacto com as várias áreas da aptidão física, ficando assim a saber identificar cada componente e a conhecer melhor a sua importância. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em kg/m2) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Entender o que é o Índice de Massa Corporal (IMC), como é calculado, suas limitações, e como pode ser utilizado como ferramenta para a promoção da saúde
> Apresentar e realizar o IMC
> Incentivar os alunos a estabelecer metas pessoais para melhorar a condição física com base no seu IMC.

Atividades a desenvolver

  Criação
50 MINUTOS
Apresentação dos resultados

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 Organizados em grupos de 2: 

Peso_ 1 aluno deve colocar-se de pé em cima da balança, sem qualquer apoio, a olhar em frente e manter uma posição neutra durante a pesagem e o outro  deve registar peso do colega que se pesou. 

Altura_ 1 aluno descalço sobe para cima do estadiómetro,  coloca-se de costas para o estadiómetro com os pés ligeiramente afastados e unidos pelos calcanhares (formando um “V” com os pés), e encostados ao estadiómetro. O aluno deverá olhar em frente e manter as pernas em extensão com os braços paralelos ao tronco e omoplatas encostadas ao estadiómetro.  O colega coloca a haste do estadiómetro no topo da cabeça do aluno, de forma a comprimir-lhe o cabelo e regista a medição da estatura em m. Depois de concluído os alunos devem trocar funções. 


Ferramentas e recursos:

EQUIPAMENTO

Balança e um instrumento para avaliar a estatura dos alunos (por exemplo, estadiómetro ou fita métrica).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos da turma estarão distribuídos em grupos de dois e devem efetuar a medição e pesagem assim que o grupo anterior termine a tarefa. A balança e afita métrica estarão distantes para evitar aglomerações ou perturbações na atividade.

No final da atividade os alunos deverão aplicar a fórmula  IMC (kg/m2) = peso (kg) / altura2 (m) e verificar se se encontram na zona saudável (consulta da tabela que segue em anexo)

Ficheiros de Apoio (anexos):

transferir.jpeg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top