Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

As Escalas

3º Ciclo

Luzia Barroso / 13-02-2025


Descrição / Síntese:

A partir da planta do campo de jogos da escola determinar o tamanho real do mesmo.
A partir da dimensão real do campo de jogos da escola determinar a escala da planta fornecida do campo.
A partir da dimensão real do campo de jogos da escola desenhar a planta do campo com a escala fornecida.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada.
> Reconhecer a semelhança em mapas com diferentes escalas, estabelecendo conexões matemáticas com outras áreas do saber.
> Calcular a distância real entre dois lugares.
> Calcular a distância no mapa entre dois lugares.
> Calcular a escala de um mapa.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
45 MINUTOS
As Escalas

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

A turma é dividida em 3 grupos ou múltiplos de 3.

A cada grupo é dado um dos desafios anteriormente identificados

Apresentam os resultados

Discussão final onde os alunos “descobrem” o conceito de escala e de proporcionalidade.

Registo das conclusões finais.


Ferramentas e recursos:

3 desafios

Padlet da turma


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula está organizada com as secretárias agrupadas de forma a permitir o trabalho em pequeno grupo (3, 6 ou 9).

A organização do espaço da sala de aula em grupos, permite que o professor tenha um olhar do todo e caminhe entre os alunos para realizar interferências e dar orientações baseadas nas dificuldades e potencialidades de cada grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top