>
3º Ciclo
Luzia Barroso / 13-02-2025
Descrição / Síntese:
A partir da planta do campo de jogos da escola determinar o tamanho real do mesmo.
A partir da dimensão real do campo de jogos da escola determinar a escala da planta fornecida do campo.
A partir da dimensão real do campo de jogos da escola desenhar a planta do campo com a escala fornecida.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
A turma é dividida em 3 grupos ou múltiplos de 3.
A cada grupo é dado um dos desafios anteriormente identificados
Apresentam os resultados
Discussão final onde os alunos “descobrem” o conceito de escala e de proporcionalidade.
Registo das conclusões finais.
Ferramentas e recursos:
3 desafios
Padlet da turma
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula está organizada com as secretárias agrupadas de forma a permitir o trabalho em pequeno grupo (3, 6 ou 9).
A organização do espaço da sala de aula em grupos, permite que o professor tenha um olhar do todo e caminhe entre os alunos para realizar interferências e dar orientações baseadas nas dificuldades e potencialidades de cada grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)