>
Ensino Secundário
João Pina / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem promove um ambiente inclusivo e participativo,
permitindo que todos os alunos contribuam e se envolvam na criação de memórias
visuais da comunidade escolar. Através da metodologia de Aprendizagem
Baseada em Projetos, os alunos desenvolvem competências práticas relacionadas
com a criação de fotografias, edição de imagem, som e vídeo, enquanto
planificam, organizam e produzem produtos finais de qualidade. Este processo
simula um ambiente de trabalho real, com a criação de um cenário temático, que
pode ser adaptado a diferentes momentos de celebração ao longo do ano, como o
Dia da Escola, festividades culturais ou eventos comunitários, proporcionando à
comunidade educativa a oportunidade de participar numa sessão fotográfica.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Nesta etapa inicial, a turma trabalha em conjunto para compreender e planificar a
atividade:
● Apresentação e discussão da ideia da atividade, com partilha de sugestões por
todos os participantes.
● Planificação colaborativa da atividade, definindo as diferentes fases do projeto.
● Distribuição de responsabilidades, com cada aluno ou grupo a assumir tarefas
específicas.
● Elaboração de um cronograma detalhado, organizando os alunos dos dois cursos
e os professores por dia de atividade.
● Discussão sobre os meios de divulgação, com especial atenção no que se refere
à criação de uma “declaração de privacidade” para assegurar o correto tratamento
de imagens pessoais.
● Elaboração, pelos alunos, das autorizações necessárias para a captação e
utilização de imagem e voz, em conformidade com o Regulamento Geral de
Proteção de Dados (RGPD). Esta atividade inclui a redação de um modelo de
consentimento para alunos, a ser assinado pelos encarregados de educação, e
para adultos, garantindo o cumprimento das normas de privacidade e proteção de
dados para a realização da atividade.
Ferramentas e recursos:
Computador
Impressora
Folhas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Nesta fase, os grupos ou pares realizam pesquisas específicas para fundamentar o
projeto:
● Pesquisa e seleção de molduras para aplicar às imagens.
● Investigação acerca de editores de imagem e vídeo, selecionando os mais
adequados para o trabalho.
● Análise de atividades semelhantes desenvolvidas noutros contextos.
● Redação do texto para os emails a enviar com as fotografias ao público-alvo.
● Pesquisa sobre a criação de cenários profissionais por fotógrafos.
Ferramentas e recursos:
Computador
Software de edição de imagem e vídeo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Aqui, as equipas colocam em prática as ideias desenvolvidas, colaborando na
produção do cenário e no uso dos recursos disponíveis:
● Construção do cenário temático, utilizando materiais da escola e fornecidos por
alunos e professores.
● Testes práticos para ajustar as posições das câmaras e das luzes.
● Criação de cartazes para promover a atividade.
● Redação de um texto para divulgar a atividade nas redes sociais da escola e da
Associação de Estudantes.
● Desenvolvimento de uma folha de cálculo para registar as presenças e os dados
do público-alvo.
● Edição de áudios adequados ao evento.
● Elaboração de uma calendarização para afixar na porta da sala.
● Organização e atendimento da comunidade escolar durante a atividade.
● Captura de fotografias e vídeos para documentar o evento.
● Edição das imagens e dos vídeos para os produtos finais.
Ferramentas e recursos:
Estúdio de imagem
● Câmaras fotográficas
● Câmara de filmar
● Portátil
● Colunas de som
● Programa que permita a edição de fotos
● Programa de edição de som
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os grupos partilham os resultados do trabalho e avaliam as suas decisões:
● Envio das fotografias editadas ao público-alvo.
● Seleção das fotografias para a criação de uma exposição visual representativa do
evento e definição de um título para a atividade.
● Publicação do vídeo making-off nas redes sociais da escola e da AE.
Ferramentas e recursos:
● Portátil
● Colunas de som
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
A equipa apresenta os resultados do projeto à comunidade educativa:
● Construção de uma instalação visual com fotografias a preto e branco, em
parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto Estrelas Make-A-Wish.
● Divulgação do vídeo making-off nas redes sociais.
Ferramentas e recursos:
● Portátil
● Colunas de som
Projetor e mais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL
Descrição da atividade:
A etapa final é dedicada à análise e reflexão sobre o projeto, contribuindo para
aprendizagens futuras:
● Autoavaliação e coavaliação através de rubricas, previamente discutidas entre os
alunos e os professores envolvidos, desde o início do projeto, para avaliar o
desenvolvimento e/ou a apresentação dos projetos.
45 min
PROJETO – LABORATÓRIOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL (LED) – PÁGINA 4 DE 4
● Feedback e orientação contínuos dados aos alunos ao longo de todo o processo
de realização do projeto.
● Preenchimento de um diagrama KWL (O que já sei, o que quero saber, o que
aprendi), para aferir a relação entre os conhecimentos pré-adquiridos pelos
alunos, o que pretendiam aprender e o que efetivamente aprenderam durante o
desenvolvimento do cenário de aprendizagem.
Ferramentas e recursos:
questionário KWL
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)