Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
360 minutos

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Estúdio Multimédia – Registar Memórias

Ensino Secundário

João Pina / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem promove um ambiente inclusivo e participativo,
permitindo que todos os alunos contribuam e se envolvam na criação de memórias
visuais da comunidade escolar. Através da metodologia de Aprendizagem
Baseada em Projetos, os alunos desenvolvem competências práticas relacionadas
com a criação de fotografias, edição de imagem, som e vídeo, enquanto
planificam, organizam e produzem produtos finais de qualidade. Este processo
simula um ambiente de trabalho real, com a criação de um cenário temático, que
pode ser adaptado a diferentes momentos de celebração ao longo do ano, como o
Dia da Escola, festividades culturais ou eventos comunitários, proporcionando à
comunidade educativa a oportunidade de participar numa sessão fotográfica.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> ● Perceber a necessidade de estruturar/planificar uma atividade desta dimensão; ● Montar um cenário; ● Preparar o estúdio de imagem, de acordo com o espaço e a luz; ● Saber utilizar as máquinas fotográficas e de vídeo para a gravação eficaz de imagens; ● Saber utilizar um programa de edição de: ● imagem; ● vídeo; ● som.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
INTERAGIR E INSTRUIR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta etapa inicial, a turma trabalha em conjunto para compreender e planificar a
atividade:
● Apresentação e discussão da ideia da atividade, com partilha de sugestões por
todos os participantes.
● Planificação colaborativa da atividade, definindo as diferentes fases do projeto.
● Distribuição de responsabilidades, com cada aluno ou grupo a assumir tarefas
específicas.
● Elaboração de um cronograma detalhado, organizando os alunos dos dois cursos
e os professores por dia de atividade.
● Discussão sobre os meios de divulgação, com especial atenção no que se refere
à criação de uma “declaração de privacidade” para assegurar o correto tratamento
de imagens pessoais.
● Elaboração, pelos alunos, das autorizações necessárias para a captação e
utilização de imagem e voz, em conformidade com o Regulamento Geral de
Proteção de Dados (RGPD). Esta atividade inclui a redação de um modelo de
consentimento para alunos, a ser assinado pelos encarregados de educação, e
para adultos, garantindo o cumprimento das normas de privacidade e proteção de
dados para a realização da atividade.


Ferramentas e recursos:

Computador

Impressora

Folhas


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
INVESTIGAR E PESQUISAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta fase, os grupos ou pares realizam pesquisas específicas para fundamentar o
projeto:
● Pesquisa e seleção de molduras para aplicar às imagens.
● Investigação acerca de editores de imagem e vídeo, selecionando os mais
adequados para o trabalho.
● Análise de atividades semelhantes desenvolvidas noutros contextos.
● Redação do texto para os emails a enviar com as fotografias ao público-alvo.
● Pesquisa sobre a criação de cenários profissionais por fotógrafos.


Ferramentas e recursos:

Computador

Software de edição de imagem e vídeo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
CRIAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Aqui, as equipas colocam em prática as ideias desenvolvidas, colaborando na
produção do cenário e no uso dos recursos disponíveis:
● Construção do cenário temático, utilizando materiais da escola e fornecidos por
alunos e professores.
● Testes práticos para ajustar as posições das câmaras e das luzes.
● Criação de cartazes para promover a atividade.
● Redação de um texto para divulgar a atividade nas redes sociais da escola e da
Associação de Estudantes.
● Desenvolvimento de uma folha de cálculo para registar as presenças e os dados
do público-alvo.
● Edição de áudios adequados ao evento.
● Elaboração de uma calendarização para afixar na porta da sala.
● Organização e atendimento da comunidade escolar durante a atividade.
● Captura de fotografias e vídeos para documentar o evento.
● Edição das imagens e dos vídeos para os produtos finais.


Ferramentas e recursos:

Estúdio de imagem
● Câmaras fotográficas
● Câmara de filmar
● Portátil
● Colunas de som
● Programa que permita a edição de fotos
● Programa de edição de som


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
PARTILHAR E DISCUTIR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os grupos partilham os resultados do trabalho e avaliam as suas decisões:
● Envio das fotografias editadas ao público-alvo.
● Seleção das fotografias para a criação de uma exposição visual representativa do
evento e definição de um título para a atividade.
● Publicação do vídeo making-off nas redes sociais da escola e da AE.


Ferramentas e recursos:

● Portátil
● Colunas de som

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
45 MINUTOS
APRESENTAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

A equipa apresenta os resultados do projeto à comunidade educativa:
● Construção de uma instalação visual com fotografias a preto e branco, em
parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto Estrelas Make-A-Wish.
● Divulgação do vídeo making-off nas redes sociais.


Ferramentas e recursos:

● Portátil
● Colunas de som

Projetor e mais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
45 MINUTOS
AVALIAR E DAR FEEDBACK

Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL


Descrição da atividade:

A etapa final é dedicada à análise e reflexão sobre o projeto, contribuindo para
aprendizagens futuras:
● Autoavaliação e coavaliação através de rubricas, previamente discutidas entre os
alunos e os professores envolvidos, desde o início do projeto, para avaliar o
desenvolvimento e/ou a apresentação dos projetos.
45 min
PROJETO – LABORATÓRIOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL (LED) – PÁGINA 4 DE 4

● Feedback e orientação contínuos dados aos alunos ao longo de todo o processo
de realização do projeto.
● Preenchimento de um diagrama KWL (O que já sei, o que quero saber, o que
aprendi), para aferir a relação entre os conhecimentos pré-adquiridos pelos
alunos, o que pretendiam aprender e o que efetivamente aprenderam durante o
desenvolvimento do cenário de aprendizagem.


Ferramentas e recursos:

questionário KWL


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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