>
3º Ciclo
Alberto Casaca / 20-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher. Os alunos criam e respondem a várias questões sobre «Vetores, translações e isometrias» com apoio da manipulação das figuras 3D.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula de Matemática, o professor motiva os alunos para o trabalho artístico de M.C. Escher (por exemplo, visualização de um pequeno vídeo).
Ferramentas e recursos:
Vídeo
Projetor…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Os alunos, em grupos, exploram algumas pavimentações de M. C. Escher previamente organizadas (por exemplo, através de
https://mcescher.com/gallery/symmetry/) - Cada grupo seleciona uma das pavimentações de M.C. Escher.
- As pavimentações escolhidas são impressas em papel (uma por cada grupo)
Ferramentas e recursos:
https://mcescher.com/gallery/symmetry/
Impressora
Tesoura
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os grupos trabalham, autonomamente, a imagem (ficheiro PNG) da pavimentação escolhida, com recurso a orientações previamente
disponibilizadas pelo professor:
- Recortar a figura que representa a unidade da pavimentação (lagarto, pássaro, peixe, etc.), utilizando um programa gratuito de desenho, por exemplo, Paint 3D. (Ver tutorial de apoio no Youtube).
- A figura (sem fundo) é gravada em formato PNG.
- Utilizar o programa 3D Builder para converter a figura 2D em 3D. (Ver tutorial de apoio no Youtube).
- A figura 3D é gravada em formato STL.
Ferramentas e recursos:
https://apps.microsoft.com/store/detail/paint-3d/9NBLGGH5FV99?hl=pt-br&gl=br
https://apps.microsoft.com/store/detail/3d-builder/9WZDNCRFJ3T6
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com o apoio do professor:
- Os grupos preparam a impressão da peça 3D.
- Os alunos devem verificar o tamanho e espessura da peça a imprimir em 3D, de acordo com o modelo que se pretende. Devem fazer as medições, usando a pavimentação (folha em papel) que cada grupo escolheu.
- Dá-se início à impressão das peças, de acordo com as caraterísticas da impressora 3D.
Ferramentas e recursos:
Impressora
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
- Na aula de Matemática, os grupos têm em sua posse a folha de papel com a pavimentação que escolheram e a peça impressa em 3D.
- Em grupo, assinalam e nomeiam pontos estratégicos na sua pavimentação em papel, para elaborarem um conjunto de questões.
- Discutem e respondem ao conjunto de questões através da manipulação da figura 3D na sua pavimentação em papel.
Ferramentas e recursos:
Por exemplo:
1. Qual é a imagem da figura de centro A pela translação associada ao vetor MD?
2. Identifica um vetor que transforma a figura de centro F na figura de centro H. 3. (…)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
- Os alunos colocam as suas questões aos outros grupos. Os colegas irão responder com apoio da peça 3D e da pavimentação do respetivo grupo.
- Pode, eventualmente, usar-se uma dinâmica de grupo, do tipo Jigsaw, para que todos os alunos possam responder às questões formuladas pelos outros grupos, manipulando as respetivas peças.
Ferramentas e recursos:
Jigsaw
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
- Os alunos podem responder a um questionário online ou a uma ficha de trabalho para verificação das aprendizagens.
- O feedback e orientação são dados aos alunos, ao longo do processo.
Ferramentas e recursos:
Questionário Online
Ficha de trabalho
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala LED
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)