Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Escher 3D – Isometrias

3º Ciclo

Alberto Casaca / 20-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher. Os alunos criam e respondem a várias questões sobre «Vetores, translações e isometrias» com apoio da manipulação das figuras 3D.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender o significado de vetor.
> Adicionar vetores.
> Construir a imagem de uma figura por translação e por reflexão deslizante.
> Relacionar a composição de translações com a adição de vetores.
> Construir frisos simples.
> Identificar simetrias, incluindo as simetrias de translação e de reflexão deslizante.
> Interpretar e modelar situações do mundo real que envolvam simetria.
> (Novas AE, 8.º ano) https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematica (página 35)

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
20 MINUTOS
Vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula de Matemática, o professor motiva os alunos para o trabalho artístico de M.C. Escher (por exemplo, visualização de um pequeno vídeo).


Ferramentas e recursos:

Vídeo

Projetor…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
30 MINUTOS
Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Os alunos, em grupos, exploram algumas pavimentações de M. C. Escher previamente organizadas (por exemplo, através de
    https://mcescher.com/gallery/symmetry/)
  • Cada grupo seleciona uma das pavimentações de M.C. Escher.
  • As pavimentações escolhidas são impressas em papel (uma por cada grupo)


Ferramentas e recursos:

https://mcescher.com/gallery/symmetry/

Impressora

Tesoura


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Criação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os grupos trabalham, autonomamente, a imagem (ficheiro PNG) da pavimentação escolhida, com recurso a orientações previamente
disponibilizadas pelo professor:

  • Recortar a figura que representa a unidade da pavimentação (lagarto, pássaro, peixe, etc.), utilizando um programa gratuito de desenho, por exemplo, Paint 3D. (Ver tutorial de apoio no Youtube).
  • A figura (sem fundo) é gravada em formato PNG.
  • Utilizar o programa 3D Builder para converter a figura 2D em 3D. (Ver tutorial de apoio no Youtube).
  • A figura 3D é gravada em formato STL.


Ferramentas e recursos:

https://apps.microsoft.com/store/detail/paint-3d/9NBLGGH5FV99?hl=pt-br&gl=br

https://apps.microsoft.com/store/detail/3d-builder/9WZDNCRFJ3T6


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Criação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com o apoio do professor:

  • Os grupos preparam a impressão da peça 3D.
  • Os alunos devem verificar o tamanho e espessura da peça a imprimir em 3D, de acordo com o modelo que se pretende. Devem fazer as medições, usando a pavimentação (folha em papel) que cada grupo escolheu.
  • Dá-se início à impressão das peças, de acordo com as caraterísticas da impressora 3D.


Ferramentas e recursos:

Impressora


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Partilhar e Discutir

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

  • Na aula de Matemática, os grupos têm em sua posse a folha de papel com a pavimentação que escolheram e a peça impressa em 3D.
  • Em grupo, assinalam e nomeiam pontos estratégicos na sua pavimentação em papel, para elaborarem um conjunto de questões.
  • Discutem e respondem ao conjunto de questões através da manipulação da figura 3D na sua pavimentação em papel.


Ferramentas e recursos:

Por exemplo:
1. Qual é a imagem da figura de centro A pela translação associada ao vetor MD?
2. Identifica um vetor que transforma a figura de centro F na figura de centro H. 3. (…)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Apresentar

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

  • Os alunos colocam as suas questões aos outros grupos. Os colegas irão responder com apoio da peça 3D e da pavimentação do respetivo grupo.
  • Pode, eventualmente, usar-se uma dinâmica de grupo, do tipo Jigsaw, para que todos os alunos possam responder às questões formuladas pelos outros grupos, manipulando as respetivas peças.


Ferramentas e recursos:

Jigsaw


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliar e dar feedback

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

  • Os alunos podem responder a um questionário online ou a uma ficha de trabalho para verificação das aprendizagens.
  • O feedback e orientação são dados aos alunos, ao longo do processo.


Ferramentas e recursos:

Questionário Online

Ficha de trabalho


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala LED

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top