Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Eu Europeu

Ensino Secundário

José Padilha / 13-02-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos reflitam sobre os desafios para Portugal, decorrentes do alargamento da União Europeia a novos membros, no contexto das políticas europeias, sendo desafiados a encontrar o caminho terrestre mais próximo entre países.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> AE Geografia: Refletir sobre os desafios e as oportunidades que se colocam a Portugal e à União Europeia perante os últimos alargamentos e a previsível integração de novos países.
> AE MACS: Procurar modelos que descrevam situações realistas de sistemas de distribuição ou de recolhas; Encontrar estratégias passo a passo para encontrar possíveis soluções.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
INTERAGIR E INSTRUIR

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Na aula de Geografia, o professor propõe a visualização de um pequeno vídeo e dinamiza “uma chuva de ideias” acerca dos desafios que se colocam a Portugal, no que se refere ao alargamento da União Europeia, no contexto das políticas europeias.


Ferramentas e recursos:

Mentimeter


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula da turma

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top