>
Ensino Secundário
José Padilha / 13-02-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos reflitam sobre os desafios para Portugal, decorrentes do alargamento da União Europeia a novos membros, no contexto das políticas europeias, sendo desafiados a encontrar o caminho terrestre mais próximo entre países.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Na aula de Geografia, o professor propõe a visualização de um pequeno vídeo e dinamiza “uma chuva de ideias” acerca dos desafios que se colocam a Portugal, no que se refere ao alargamento da União Europeia, no contexto das políticas europeias.
Ferramentas e recursos:
Mentimeter
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula da turma
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)