>
1º Ciclo
PAULO ROLIM / 26-02-2025
Descrição / Síntese:
trabalhar os conteúdos relacionados com a movimentação da Terra: movimento de translação e de rotação.
Aplicado a crianças do 3º ano de escolaridade, com idades compreendida entre os 8 e 9 anos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Aula 1 1. Introdução e Exploração Inicial (15 min)
- Uso do Mentimeter para estimular a curiosidade dos alunos:
- Criar uma nuvem de palavras com as respostas dos alunos à pergunta “Porque é que temos dia e noite?” e “Porque mudam as estações do ano?”.
- Alternativamente, criar um quiz interativo sobre os movimentos da Terra.
- Registo das respostas no quadro e breve discussão.
- Exibição de um pequeno vídeo sobre os movimentos da Terra.
2. Atividade Prática – Representação dos Movimentos da Terra (35 min) Experiência com Lanterna e Globo Terrestre (20 min)
- Cada grupo recebe um globo (ou bola) e uma lanterna para simular os movimentos da Terra.
- Demonstração da rotação: um aluno gira a “Terra” enquanto outro ilumina com a lanterna, observando a sucessão do dia e da noite.
- Demonstração da translação: o grupo movimenta a “Terra” à volta do “Sol” (lanterna), explorando como a inclinação afeta as estações do ano.
- Cada grupo regista observações e responde a perguntas orientadoras.
3. Discussão e Sistematização (10 min)
- Debate em sala sobre as observações de cada grupo.
- O professor reforça as ideias-chave e relaciona os movimentos da Terra com os fenómenos naturais.
Aula 2 1. Revisão e Consolidação (10 min)
- Recapitulação breve dos conceitos aprendidos na aula anterior.
- Pequeno quiz oral para verificar a compreensão.
2. Questionário Individual (15 min)
Cada aluno responde individualmente ao seguinte questionário:
Parte 1 – Escolha Múltipla
-
Qual é o movimento da Terra que causa a sucessão do dia e da noite? a) Rotação
b) Translação
c) Inclinação
d) Gravidade -
Quanto tempo demora a Terra a dar uma volta completa sobre si mesma? a) 12 horas
b) 24 horas
c) 30 dias
d) 365 dias -
O que acontece quando um lado da Terra está virado para o Sol? a) Está de noite
b) Está de dia
c) As estações mudam
d) A Terra pára de girar -
O que causa as estações do ano? a) A proximidade da Terra ao Sol
b) A inclinação do eixo da Terra e o seu movimento de translação
c) O movimento de rotação da Terra
d) O formato da órbita da Terra
Parte 2 – Resposta Curta 5. Explica, com as tuas palavras, porque é que temos dia e noite. 6. Como é que o movimento de translação e a inclinação da Terra influenciam as estações do ano?
3. Correção com o Chatbot (10 min)
- Em pares ou grupos pequenos, os alunos inserem as suas respostas no chatbot e analisam as respostas geradas.
4. Validação e Reflexão Crítica (15 min)
- Discussão guiada pelo professor:
- “As respostas do chatbot estão corretas?”
- “Se houvesse uma resposta errada, como poderíamos confirmá-lo?”
- “Que outras fontes poderemos utilizar para validar informações?”
- Os alunos são incentivados a confrontar as respostas da IA com o que aprenderam na aula e nos materiais fornecidos.
5. Fecho da Aula e Reflexão Final (10 min)
- Cada aluno partilha uma coisa nova que aprendeu.
- O professor resume os conceitos principais no quadro branco.
Ferramentas e recursos:
- Globo terrestre ou bolas pequenas
- Lanternas
- Projetor e computador
- Quadro branco e marcadores
- Papel e lápis de cor para registos
- Acesso ao Mentimeter para a introdução interativa
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula composta por 16 mesas (forma de quadrado)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)