Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

Movimentos do planeta Terra

1º Ciclo

PAULO ROLIM / 26-02-2025


Descrição / Síntese:

trabalhar os conteúdos relacionados com a movimentação da Terra: movimento de translação e de rotação.
Aplicado a crianças do 3º ano de escolaridade, com idades compreendida entre os 8 e 9 anos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
120 MINUTOS
Os Movimentos da Terra

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Aula 1 1. Introdução e Exploração Inicial (15 min)

  • Uso do Mentimeter para estimular a curiosidade dos alunos:
    • Criar uma nuvem de palavras com as respostas dos alunos à pergunta “Porque é que temos dia e noite?” e “Porque mudam as estações do ano?”.
    • Alternativamente, criar um quiz interativo sobre os movimentos da Terra.
  • Registo das respostas no quadro e breve discussão.
  • Exibição de um pequeno vídeo sobre os movimentos da Terra.

2. Atividade Prática – Representação dos Movimentos da Terra (35 min) Experiência com Lanterna e Globo Terrestre (20 min)

  • Cada grupo recebe um globo (ou bola) e uma lanterna para simular os movimentos da Terra.
  • Demonstração da rotação: um aluno gira a “Terra” enquanto outro ilumina com a lanterna, observando a sucessão do dia e da noite.
  • Demonstração da translação: o grupo movimenta a “Terra” à volta do “Sol” (lanterna), explorando como a inclinação afeta as estações do ano.
  • Cada grupo regista observações e responde a perguntas orientadoras.

3. Discussão e Sistematização (10 min)

  • Debate em sala sobre as observações de cada grupo.
  • O professor reforça as ideias-chave e relaciona os movimentos da Terra com os fenómenos naturais.

Aula 2 1. Revisão e Consolidação (10 min)

  • Recapitulação breve dos conceitos aprendidos na aula anterior.
  • Pequeno quiz oral para verificar a compreensão.

2. Questionário Individual (15 min)

Cada aluno responde individualmente ao seguinte questionário:

Parte 1 – Escolha Múltipla

  1. Qual é o movimento da Terra que causa a sucessão do dia e da noite? a) Rotação
    b) Translação
    c) Inclinação
    d) Gravidade

  2. Quanto tempo demora a Terra a dar uma volta completa sobre si mesma? a) 12 horas
    b) 24 horas
    c) 30 dias
    d) 365 dias

  3. O que acontece quando um lado da Terra está virado para o Sol? a) Está de noite
    b) Está de dia
    c) As estações mudam
    d) A Terra pára de girar

  4. O que causa as estações do ano? a) A proximidade da Terra ao Sol
    b) A inclinação do eixo da Terra e o seu movimento de translação
    c) O movimento de rotação da Terra
    d) O formato da órbita da Terra

Parte 2 – Resposta Curta 5. Explica, com as tuas palavras, porque é que temos dia e noite. 6. Como é que o movimento de translação e a inclinação da Terra influenciam as estações do ano?

3. Correção com o Chatbot (10 min)

  • Em pares ou grupos pequenos, os alunos inserem as suas respostas no chatbot e analisam as respostas geradas.

4. Validação e Reflexão Crítica (15 min)

  • Discussão guiada pelo professor:
    • “As respostas do chatbot estão corretas?”
    • “Se houvesse uma resposta errada, como poderíamos confirmá-lo?”
    • “Que outras fontes poderemos utilizar para validar informações?”
  • Os alunos são incentivados a confrontar as respostas da IA com o que aprenderam na aula e nos materiais fornecidos.

5. Fecho da Aula e Reflexão Final (10 min)

  • Cada aluno partilha uma coisa nova que aprendeu.
  • O professor resume os conceitos principais no quadro branco.

 


Ferramentas e recursos:

  • Globo terrestre ou bolas pequenas
  • Lanternas
  • Projetor e computador
  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e lápis de cor para registos
  • Acesso ao Mentimeter para a introdução interativa


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula composta por 16 mesas (forma de quadrado)






Scroll to Top