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3º Ciclo
Paulo Monteiro / 25-06-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário propõe uma atividade prática e digital para ensinar o sistema binário a alunos do 3.º ciclo, no âmbito da disciplina de TIC. Ao longo de duas aulas, os alunos exploram a conversão de números decimais em binário utilizando materiais analógicos (cartões e fichas) e, posteriormente, constroem um circuito virtual com LEDs no Tinkercad que simula um contador binário.
A atividade segue uma abordagem STEM e recorre a metodologias ativas centradas no aluno, promovendo a experimentação, a colaboração e o uso criativo da tecnologia. O professor atua como facilitador, orientando a aprendizagem e incentivando a autonomia e o pensamento crítico.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Os alunos iniciam a exploração do sistema binário através de um desafio com cartões de 0 e 1 e fichas de valor posicional. Em pequenos grupos, convertem números decimais em binário e constroem mensagens codificadas usando a tabela ASCII simplificada. A atividade culmina num desafio de descodificação entre grupos, promovendo o raciocínio lógico, a comunicação e a colaboração.
Ferramentas e recursos:
Cartões com dígitos binários, fichas de valores (1, 2, 4, 8…), folhas de papel, marcador, quadro branco, tabela ASCII impressa
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço flexível com mesas agrupadas para trabalho colaborativo; acesso a quadro e projetor para exemplos e orientações comuns.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir do que aprenderam na atividade anterior, os alunos constroem um circuito digital que simula um contador binário no Tinkercad. Utilizam LEDs, resistores e, opcionalmente, um botão com Arduino para representar números de 0 a 15. Após a construção, cada grupo apresenta o circuito e explica o funcionamento.
Ferramentas e recursos:
Plataforma Tinkercad Circuits, projetor para demonstração, folhas de registo, guião de apoio técnico, vídeos tutoriais curtos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço com computadores ligados à internet, mesas organizadas por grupos. Cada grupo trabalha num computador e pode partilhar e comparar circuitos entre si.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
No final os alunos preenchem um breve questionário reflexivo sobre as aprendizagens realizadas, as dificuldades encontradas e o que gostariam de melhorar. Cada grupo apresenta também, de forma informal, o seu circuito digital no Tinkercad, explicando o seu funcionamento e como se relaciona com o sistema binário. A turma é convidada a fazer perguntas e sugestões aos colegas. O professor aplica uma grelha de observação e promove feedback formativo.
Ferramentas e recursos:
Questionário Google Forms ou em papel (com perguntas abertas/fechadas)
Grelha de avaliação formativa (com critérios como: compreensão, funcionamento técnico, clareza na explicação, colaboração)
Computadores com acesso ao Tinkercad
Projetor ou TV
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ambiente preparado para apresentações breves em pequenos grupos, com espaço para projeção ou visualização dos circuitos no ecrã.