Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

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Contar em binário: do papel ao circuito digital

3º Ciclo

Paulo Monteiro / 25-06-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário propõe uma atividade prática e digital para ensinar o sistema binário a alunos do 3.º ciclo, no âmbito da disciplina de TIC. Ao longo de duas aulas, os alunos exploram a conversão de números decimais em binário utilizando materiais analógicos (cartões e fichas) e, posteriormente, constroem um circuito virtual com LEDs no Tinkercad que simula um contador binário.
A atividade segue uma abordagem STEM e recorre a metodologias ativas centradas no aluno, promovendo a experimentação, a colaboração e o uso criativo da tecnologia. O professor atua como facilitador, orientando a aprendizagem e incentivando a autonomia e o pensamento crítico.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender o sistema de numeração binário e sua aplicação em sistemas digitais.
> Aplicar os conceitos do sistema binário na construção de representações analógicas e digitais.
> Desenvolver competências de colaboração, resolução de problemas e raciocínio lógico-matemático.
> Explorar ferramentas digitais de simulação eletrónica (Tinkercad) como meio de representação e validação de conhecimento.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Descobre o binário com cartões

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Os alunos iniciam a exploração do sistema binário através de um desafio com cartões de 0 e 1 e fichas de valor posicional. Em pequenos grupos, convertem números decimais em binário e constroem mensagens codificadas usando a tabela ASCII simplificada. A atividade culmina num desafio de descodificação entre grupos, promovendo o raciocínio lógico, a comunicação e a colaboração.


Ferramentas e recursos:

Cartões com dígitos binários, fichas de valores (1, 2, 4, 8…), folhas de papel, marcador, quadro branco, tabela ASCII impressa


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço flexível com mesas agrupadas para trabalho colaborativo; acesso a quadro e projetor para exemplos e orientações comuns.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Simula o teu próprio contador digital

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir do que aprenderam na atividade anterior, os alunos constroem um circuito digital que simula um contador binário no Tinkercad. Utilizam LEDs, resistores e, opcionalmente, um botão com Arduino para representar números de 0 a 15. Após a construção, cada grupo apresenta o circuito e explica o funcionamento.


Ferramentas e recursos:

Plataforma Tinkercad Circuits, projetor para demonstração, folhas de registo, guião de apoio técnico, vídeos tutoriais curtos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço com computadores ligados à internet, mesas organizadas por grupos. Cada grupo trabalha num computador e pode partilhar e comparar circuitos entre si.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Refletir e partilhar para consolidar

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

No final os alunos preenchem um breve questionário reflexivo sobre as aprendizagens realizadas, as dificuldades encontradas e o que gostariam de melhorar. Cada grupo apresenta também, de forma informal, o seu circuito digital no Tinkercad, explicando o seu funcionamento e como se relaciona com o sistema binário. A turma é convidada a fazer perguntas e sugestões aos colegas. O professor aplica uma grelha de observação e promove feedback formativo.


Ferramentas e recursos:

Questionário Google Forms ou em papel (com perguntas abertas/fechadas)

Grelha de avaliação formativa (com critérios como: compreensão, funcionamento técnico, clareza na explicação, colaboração)

Computadores com acesso ao Tinkercad

Projetor ou TV


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ambiente preparado para apresentações breves em pequenos grupos, com espaço para projeção ou visualização dos circuitos no ecrã.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica_Avaliacao_Binario.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






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