>
Ensino Secundário
Pedro Silva / 17-01-2025
Descrição / Síntese:
Sequência de quatro aulas, dois blocos de 90 minutos, para exploração de três poemas que têm por base o Mito de Narciso, numa relação com duas representações do mesmo mito (Caravaggio e Dalí). Pretende-se que os alunos trabalhem também os domínios da oralidade e da escrita através de uma processo de metodologia ativa de construção de conhecimento.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Filosofia ; Informática e Tecnologia ; Português ; Psicologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1. Introdução ao Mito de Narciso
- Apresentar brevemente o mito de Narciso, retirado da obra de Ovídio, Metamorfoses.
- Contextualizar a simbologia do mito: beleza, vaidade, autoconhecimento, ilusão, e a relação entre o “eu” e o reflexo.
2. Poesia Portuguesa: Narciso em Versos
- Selecionar poemas de autores portugueses que abordem o mito ou temáticas relacionadas.
- José Régio: «Narciso»
- Miguel Torga: «O Narciso»
- Atividade 1: Analisar em grupo os textos selecionados, identificando as referências ao mito e a forma como o tema do reflexo ou da vaidade é tratado.
- Perguntas para guiar:
- Como o “reflexo” é retratado nos poemas?
- O tom é de crítica, melancolia, ou celebração?
- Qual é o impacto da linguagem poética na transmissão das emoções?
- Perguntas para guiar:
3. A Pintura: Narciso em Imagens
- Analisar obras de arte que representam Narciso, como:
- “Narciso” de Caravaggio (1597-1599): o clássico reflexo na água.
- Salvador Dalí: “A Metamorfose de Narciso” (1937), uma abordagem surrealista.
- Outras representações de Narciso na arte contemporânea.
- Atividade 2: Observação guiada das pinturas.
- Quais elementos reforçam a ideia do mito (luz, cores, composição)?
- Como os artistas interpretam o mito de maneira única?
4. Diálogo entre Poesia e Pintura (apreciação crítica oral)
- Atividade 3: Estabelecer paralelos entre os poemas e as pinturas:
- Os sentimentos evocados são semelhantes ou diferentes?
- Como o mito de Narciso é reinterpretado nas diferentes linguagens artísticas?
- Há algum diálogo entre a subjetividade do poema e o impacto visual da pintura?
5. Produção Criativa
- Atividade 4: Criação artística interdisciplinar.
- Opção 1: Escrever um poema inspirado numa das pinturas analisadas.
- Opção 2: Criar uma pintura ou colagem que represente um poema estudado.
- Opção 3: Escrever uma breve reflexão sobre os temas suscitados.
- Incentivar a reflexão pessoal: cada aluno pode explorar o conceito de “reflexo” no seu próprio contexto (identidade, sociedade, etc.).
6. Partilha e Discussão
- Organizar uma exposição com os trabalhos produzidos (poemas e pinturas).
- Fazer uma roda de conversa em que os alunos expliquem suas escolhas e reflexões sobre o mito de Narciso.
7. Avaliação do trabalho realizado
- Concretizar um processo de autoavaliação através de formulário digital.
- Retorno por parte do professor relativamente ao desenvolvimento das atividades e aos progressos dos alunos
Competências Desenvolvidas
- Compreensão e interpretação de textos poéticos.
- Análise de obras de arte.
- Reflexão sobre temas universais: identidade, beleza, vaidade.
- Produção criativa interdisciplinar.
- Desenvolvimento do pensamento crítico e estético.
Materiais Necessários
- Poemas selecionados (impressos ou digitais).
- Imagens das pinturas (projetor ).
- Materiais de desenho/pintura (papel, tintas, lápis) ou recursos digitais de edição, se possível.
Ferramentas e recursos:
Computador;
Projetor;
Ferramentas digitais de pesquisa;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula estruturada para trabalho realizado em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
O-Reflexo-de-Narciso_textos-poeticos.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)