Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
180 minutos

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Poetas Contemporâneos

Ensino Secundário

Pedro Silva / 17-01-2025


Descrição / Síntese:

Sequência de quatro aulas, dois blocos de 90 minutos, para exploração de três poemas que têm por base o Mito de Narciso, numa relação com duas representações do mesmo mito (Caravaggio e Dalí). Pretende-se que os alunos trabalhem também os domínios da oralidade e da escrita através de uma processo de metodologia ativa de construção de conhecimento.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Filosofia ; Informática e Tecnologia ; Português ; Psicologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX.
> Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo.
> Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto.
> Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
> Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.
> Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.
> Escrever textos de opinião, apreciações críticas, exposições sobre um tema.
> Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos, argumentos e respetivos exemplos.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
180 MINUTOS
O Reflexo de Narciso: Um Diálogo entre Poesia e Pintura

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1. Introdução ao Mito de Narciso

  • Apresentar brevemente o mito de Narciso, retirado da obra de Ovídio, Metamorfoses.
  • Contextualizar a simbologia do mito: beleza, vaidade, autoconhecimento, ilusão, e a relação entre o “eu” e o reflexo.

2. Poesia Portuguesa: Narciso em Versos

  • Selecionar poemas de autores portugueses que abordem o mito ou temáticas relacionadas.
    • José Régio: «Narciso»
    • Miguel Torga: «O Narciso»
  • Atividade 1: Analisar em grupo os textos selecionados, identificando as referências ao mito e a forma como o tema do reflexo ou da vaidade é tratado.
    • Perguntas para guiar:
      • Como o “reflexo” é retratado nos poemas?
      • O tom é de crítica, melancolia, ou celebração?
      • Qual é o impacto da linguagem poética na transmissão das emoções?

3. A Pintura: Narciso em Imagens

  • Analisar obras de arte que representam Narciso, como:
    • “Narciso” de Caravaggio (1597-1599): o clássico reflexo na água.
    • Salvador Dalí: “A Metamorfose de Narciso” (1937), uma abordagem surrealista.
    • Outras representações de Narciso na arte contemporânea.
  • Atividade 2: Observação guiada das pinturas.
    • Quais elementos reforçam a ideia do mito (luz, cores, composição)?
    • Como os artistas interpretam o mito de maneira única?

4. Diálogo entre Poesia e Pintura (apreciação crítica oral)

  • Atividade 3: Estabelecer paralelos entre os poemas e as pinturas:
    • Os sentimentos evocados são semelhantes ou diferentes?
    • Como o mito de Narciso é reinterpretado nas diferentes linguagens artísticas?
    • Há algum diálogo entre a subjetividade do poema e o impacto visual da pintura?

5. Produção Criativa

  • Atividade 4: Criação artística interdisciplinar.
    • Opção 1: Escrever um poema inspirado numa das pinturas analisadas.
    • Opção 2: Criar uma pintura ou colagem que represente um poema estudado.
    • Opção 3: Escrever uma breve reflexão sobre os temas suscitados.
  • Incentivar a reflexão pessoal: cada aluno pode explorar o conceito de “reflexo” no seu próprio contexto (identidade, sociedade, etc.).

6. Partilha e Discussão

  • Organizar uma exposição com os trabalhos produzidos (poemas e pinturas).
  • Fazer uma roda de conversa em que os alunos expliquem suas escolhas e reflexões sobre o mito de Narciso.

7. Avaliação do trabalho realizado

  • Concretizar um processo de autoavaliação através de formulário digital.
  • Retorno por parte do professor relativamente ao desenvolvimento das atividades e aos progressos dos alunos

Competências Desenvolvidas

  • Compreensão e interpretação de textos poéticos.
  • Análise de obras de arte.
  • Reflexão sobre temas universais: identidade, beleza, vaidade.
  • Produção criativa interdisciplinar.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico e estético.

Materiais Necessários

  • Poemas selecionados (impressos ou digitais).
  • Imagens das pinturas (projetor ).
  • Materiais de desenho/pintura (papel, tintas, lápis) ou recursos digitais de edição, se possível.


Ferramentas e recursos:

Computador;

Projetor;

Ferramentas digitais de pesquisa;

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula estruturada para trabalho realizado em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

O-Reflexo-de-Narciso_textos-poeticos.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






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