Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Energias Renováveis

2º Ciclo

marina Rebelo / 16-01-2025


Descrição / Síntese:

refletir sobre a importância das energias renováveis no contexto da
sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, levando os alunos a compreender a tecnologia
necessária na produção e distribuição da energia.
Os alunos reconhecem e valorizam as diferentes fontes de energias renováveis (eólica, geotérmica, solar, hídrica)
Produção deprodutos de divulgação com diferentes temáticas dentro das “energias renováveis”
Criar oportunidades e divulgação e promoção de debate na Comunidade Educativa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar fontes de energia e os seus processos de transformação (elétrico, térmico, mecânico e sonoro), relacionando-as com soluções tecnológicas aplicáveis aos projetos.
> Analisar situações concretas como consumidor prudente e defensor do património cultural e natural da sua localidade e região, manifestando preocupações com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
> Reconhecer as diferentes fontes de energias e o impacto social do esgotamento de fontes energéticas naturais, valorizando o uso das energias alternativas/renováveis
> Pesquisar, sistematizar e apresentar publicamente a informação recolhida
> Identificar requisitos técnicos, condicionalismos e recursos para a concretização de projetos.
> Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão);

Atividades a desenvolver

  Criação
150 MINUTOS
Introdução às energias renováveis

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Breve explicação sobre o que são energias renováveis, destacando a sua
importância para o ambiente e para o futuro do nosso planeta, explicando que energias renováveis são
aquelas obtidas de fontes naturais que se renovam constantemente, como a luz do sol, o vento, a água e a
biomassa.

Realização de um questionário de interesses, recorrendo a um Mentimeter no qual os alunos
fornecem feedback sobre o seu nível de interesse neste tópico sugerido pelo professor. Podem avaliar e
demonstrar o grau de interesse no mesmo.


Ferramentas e recursos:

Computador; Painéis interativos; Mentimeter; YouTube; Padlet;Laboratório de Educação Digital.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Para a realização desta atividade de introdução às energias renováveis recorrendo a um Mentimeter, a
organização da sala de aula deve ser planeada de forma a maximizar a interação entre os alunos e facilitar
a pesquisa e apresentação dos resultados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top