>
2º Ciclo
marina Rebelo / 16-01-2025
Descrição / Síntese:
refletir sobre a importância das energias renováveis no contexto da
sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, levando os alunos a compreender a tecnologia
necessária na produção e distribuição da energia.
Os alunos reconhecem e valorizam as diferentes fontes de energias renováveis (eólica, geotérmica, solar, hídrica)
Produção deprodutos de divulgação com diferentes temáticas dentro das “energias renováveis”
Criar oportunidades e divulgação e promoção de debate na Comunidade Educativa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Breve explicação sobre o que são energias renováveis, destacando a sua
importância para o ambiente e para o futuro do nosso planeta, explicando que energias renováveis são
aquelas obtidas de fontes naturais que se renovam constantemente, como a luz do sol, o vento, a água e a
biomassa.
Realização de um questionário de interesses, recorrendo a um Mentimeter no qual os alunos
fornecem feedback sobre o seu nível de interesse neste tópico sugerido pelo professor. Podem avaliar e
demonstrar o grau de interesse no mesmo.
Ferramentas e recursos:
Computador; Painéis interativos; Mentimeter; YouTube; Padlet;Laboratório de Educação Digital.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Para a realização desta atividade de introdução às energias renováveis recorrendo a um Mentimeter, a
organização da sala de aula deve ser planeada de forma a maximizar a interação entre os alunos e facilitar
a pesquisa e apresentação dos resultados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)