>
3º Ciclo
Ana Azevedo / 15-01-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de atividade pretende ajudar os alunos do 9º ano a compreender a constituição do coração e o funcionamento do sistema circulatório.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A turma é dividida em pequenos grupos, pelo que cada grupo tem um coração de porco para dissecar, analisar e tirar conclusões. É fornecido aos alunos um relatório para preencherem durante a atividade.
Ferramentas e recursos:
Material de laboratório; órgão de mamífero; relatório prático.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Ciências Naturais.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos acedem a um Quizz no seu telemóvel. O professor faculta o código de acesso, projetando-o em tela. As respostas são enviadas ao professor para análise.
Ferramentas e recursos:
Nearpod, telemóvel de cada aluno; computador da sala; projetor; internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)