Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
70 minutos

>

Sistema Circulatório

3º Ciclo

Ana Azevedo / 15-01-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de atividade pretende ajudar os alunos do 9º ano a compreender a constituição do coração e o funcionamento do sistema circulatório.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar a anatomia e morfologia do coração de um mamífero, explicitando os seus principais constituintes e as respetivas funções;
> Relacionar a estrutura dos vasos sanguíneos com as suas funções e comparar as caraterísticas do sangue venoso e do sangue arterial na circulação sistémica e na circulação pulmonar.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Atividade laboratorial

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A turma é dividida em pequenos grupos, pelo que cada grupo tem um coração de porco para dissecar, analisar e tirar conclusões. É fornecido aos alunos um relatório para preencherem durante a atividade.


Ferramentas e recursos:

Material de laboratório; órgão de mamífero; relatório prático.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Ciências Naturais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos acedem a um Quizz no seu telemóvel. O professor faculta o código de acesso, projetando-o em tela. As respostas são enviadas ao professor para análise.


Ferramentas e recursos:

Nearpod, telemóvel de cada aluno; computador da sala; projetor; internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top