Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Sistema cardiovascular

2º Ciclo

Alzira Colmiais / 05-01-2025


Descrição / Síntese:

**Prompt para Chatbot de IA:** Olá, Chatbot! Gostaria que me ajudasse a planejar uma atividade educativa para alunos do 2º ciclo, com idades entre 11 e 12 anos, na disciplina de Ciências Naturais. O tema da aula será o sistema cardiovascular, com foco específico na frequência cardíaca. A atividade decorrerá fora da sala de aula e envolverá a medição da frequência cardíaca dos alunos antes, durante e após a realização de exercício físico. Por favor, fornece uma proposta estruturada de atividades, incluindo: 1. **Duração das Atividades**: Sugira o tempo ideal para cada fase da atividade, desde a introdução até a conclusão. 2. **Papel do Professor**: Indica quais serão as funções e responsabilidades do professor durante a atividade, incluindo a preparação, supervisão e avaliação. 3. **Organização dos Alunos**: Propõe como os alunos devem ser organizados em grupos ou equipes para facilitar a medição da frequência cardíaca e a realização do exercício. 4. **Abordagem Metodológica**: Sugira uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Desafios, que envolve os alunos de forma ativa e os motivos para explorar o tema do sistema cardiovascular de maneira prática e interativa. 5. **Recursos Necessários**: Lista de materiais e recursos que serão necessários para a realização da atividade. Por favor, responda em Português Europeu e garanta-te que as sugestões sejam claras e acessíveis para que eu possa implementá-las facilmente na minha aula. Obrigado!
Dito pelo ChatGPT:
ChatGPT
Proposta de Atividade Educativa: Sistema Cardiovascular e Frequência Cardíaca
1. Duração das Atividades
Introdução ao tema (10 minutos)
O professor apresenta o sistema cardiovascular, explicando de forma breve o conceito de frequência cardíaca e a sua importância.
Preparação para a atividade prática (10 minutos)
Explicação das etapas da atividade, divisão dos grupos e instruções sobre como medir a frequência cardíaca.
Atividade prática (30 minutos)
Medição da frequência cardíaca em segurança, durante o exercício e após a recuperação.
Discussão e análise dos resultados (20 minutos)
Cada grupo compartilha os seus resultados e discute as conclusões.
Encerramento e reflexões (10 minutos)
O professor conduz uma reflexão final sobre o impacto do exercício no sistema cardiovascular.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Observar como a frequência cardíaca muda em diferentes condições.
> Recolher dados.
> Registar de dados.
> Analisar dados.
> Interpretar os resultados.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Frequência cardíaca e atividade física

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos irão correr pequenos percurso a caminhar e a correr e proceder à medição da frequência cardíaca.

  1. Cada aluno mede a sua frequência cardíaca e procede ao seu registo.
  2. Os alunos vão fazer um percurso definido pelo professor, a pé e efetuar nova medição da frequência cardíaca e registá-la.
  3. Os alunos vão fazer o percurso anterior a correr e efetuar nova medição da frequência cardíaca. Procedem ao seu registo.
  4. Todos os alunos descansam durante 10 minutos e procedem a uma nova medição da frequência cardíaca e respetivo registo.


Ferramentas e recursos:

  • Cronómetro ou telemóvel com APP de medição da frequência cardíaca ou dispositivo de medição da frequência cardíaca (relógios inteligentes ou a ou aplicações que usam uma câmara do telemóvel.
  • Tabela com valores médios de frequência cardíaca para comparação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula:

  • O professor introduz o sistema cardiovascular, explicando de forma breve o conceito de frequência cardíaca e a sua importância.
  • O professor procede à explicação das etapas da atividade.

no recinto escolar:

  • Os alunos irão percorrerão pequenos trajetos, a caminhar e a correr, procedendo à medição da frequência cardíaca em repouso, durante o exercício e após a recuperação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top