Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Be GREAT – Get Really Excited About Traditions

3º Ciclo

Teresa Oliveira / 03-01-2025


Descrição / Síntese:

Trata-se de um projeto eTwinning intitulado “Be GREAT – Get Really Excited About Traditions”. O objetivo do projeto eTwinning é entender a Europa como um espaço de união e conhecer outras culturas numa lógica de multiculturalidade e interculturalidade.
Os alunos vão trabalhar em grupos sobre as tradições do seus país, nomeadamente na pesquisa de factos culturais: instrumentos musicais; o hino nacional; a bandeira e o seu símbolo; escritores famosos; pessoasconhecidas e importantes; locais turísticos. Estes trabalhos serão realizados nas disciplinas de Inglês, Português, Música, Cidadania e TIC.
Os países envolvidos são Portugal, Turquia, Itália, Hungria, Espanha, República Checa e Ucrânia. Portugal entra como país fundador do projeto, sendo a Turquia o país cofundador. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do mês de fevereiro até ao final do mês de maio.
Partilhar novas experiências e culturas levará a mais conhecimento e flexibilidade o que tornará a
aprendizagem particularmente agradável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover uma atitude intercultural e multicultural baseada no respeito e valorização;
> Promover junto da comunidade educativa ações de sensibilização, no sentido de fomentar o respeito pelas tradições (…) culturais de outros países;
> Trabalhar atitudes e posturas face às apresentações públicas e à empatia com públicos/ gostos diferenciados;
> Potenciar as relações entre grupos/ turmas no âmbito do espaço escola e da comunidade através da análise da história e do seu sentido, para o enriquecimento do Eu;
> Consolidar os conteúdos programáticos abordados de várias áreas curriculares, no sentido de promover uma relação interdisciplinar;
> Criar hábitos de respeito e valorização do património artístico nacional e promoção de uma identidade individual e coletiva enquanto cultura.
> Explorar a língua e a fluência do inglês;
> Desenvolver competências tecnológicas;
> Desenvolver competências de fala e escrita;
> Expandir o vocabulário;
> Interagir em grupo;
> Avaliar o seu próprio progresso.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
500 MINUTOS
Be GREAT – Get Reaaly Excited About Traditions

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

O projeto eTwinning , intitulado “Be GREAT – Get Really Excited About Traditions” vai envolver alunos de 8º ano, no âmbito das disciplinas de Inglês, Português, Música, Cidadania, TIC e a Biblioteca Escolar. Os países envolvidos são Portugal, Turquia, Itália, Hungria, Espanha, República Checa e Ucrânia.  Portugal entra como país fundador do projeto, sendo a Turquia o país cofundador. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do mês de fevereiro até ao final do mês de maio.  As professoras irão apresentar o projeto eTwinning que tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia. De seguida haverá uma sessão de sensibilização sobre as regras fundamentais para um uso seguro da Internet.  Os alunos terão que responder a um questionário no GoogleForms sobre as expectativas para este projeto.  No mês de fevereiro, os alunos irão trabalhar em pares e em grupos, começando pela criação de um logo para o projeto, seguindo a sua apresentação pessoal, através do Voki que permite a criação de personagens virtuais. No mês de março, fazem a apresentação do seu país, cidade, escola. Após estas apresentações, os alunos selecionam os instrumentos musicais tradicionais do país; preparam o refrão do Hino Nacional e o seu significado, assim como a bandeira e a sua história. No mês de abril, os alunos pesquisam sobre um ou dois escritores conhecidos, assim como pessoas conhecidas e famosas do seu país. Finalmente, no mês de maio, os alunos selecionarão locais turísticos.

O trabalho final será a criação de um eBook / Quiz / Games.

Todos estes trabalhos serão partilhados no TwinSpace, espaço onde o projeto se desenvolve, funcionando como uma webPage de divulgação e de disseminação do projeto.


Ferramentas e recursos:

Os alunos irão utilizar ferramentas Web 2.0.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos irão trabalhar em sala de aula, em grupos nas disciplinas de Inglês, Português, Música,
Cidadania, TIC e no espaço da Biblioteca.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top