>
3º Ciclo
Maria Marques / 18-07-2023
Descrição / Síntese:
Os alunos deverão ficar a conhecer a obra do arquiteto Siza Vieira no ano em que se comemoram os seus 90 anos.
Fazer pesquisa para conhecer as principais obras em Matosinhos e fazer uma síntese da sua biografia.
Fazer um percurso no terreno em formato Peddy Paper.
Criar um vídeo em grupo, comentado a partir dos registos de vídeo e fotográficos.
Apresentação e debate.
.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos deverão desenvolver uma pesquisa a propósito do arquiteto como pessoa e profissional ligado à Arquitetura.
Conhecer as obras mais emblemáticas no concelho de Matosinhos.
Ferramentas e recursos:
Google e elementos de inteligência artificial.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Virtual
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos deslocam-se para uma visita guiada às 3 ou 4 obras por Matosinhos e/ou Leça da Palmeira.
Após o que realizam a atividade em formato Peddy Paper onde deverão utilizar a aplicação I orienteering.
Nos locais defenidos através de QR code acedem a questões/orientações alocadas no Google Forms das várias disciplinas.
Ferramentas e recursos:
I orienteering.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Exterior à escola
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Elaboração de um vídeo comentado com o desenrolar da atividade.
Ferramentas e recursos:
Open Shot
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação do produto final com todo o processo envolvido.
Finalizando com momento de debate e resposta a questões colocadas pela plateia.
Ferramentas e recursos:
Youtube ou outras aplicações que permitam apresentar vídeos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)