Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 710 minutos

>

Homenageando o Siza

3º Ciclo

Maria Marques / 18-07-2023


Descrição / Síntese:

Os alunos deverão ficar a conhecer a obra do arquiteto Siza Vieira no ano em que se comemoram os seus 90 anos.
Fazer pesquisa para conhecer as principais obras em Matosinhos e fazer uma síntese da sua biografia.
Fazer um percurso no terreno em formato Peddy Paper.
Criar um vídeo em grupo, comentado a partir dos registos de vídeo e fotográficos.
Apresentação e debate.
.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte  pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas).
> Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros – em diferentes contextos e modalidades expressivas: pintura, escultura, desenho, design, fotografia, cinema, vídeo, banda desenhada.
> Compreender a importância da inter-relação dos saberes da comunicação visual (espaço, volume, cor, luz, forma, movimento, estrutura, ritmo, entre outros) nos processos de fruição dos universos culturais.
> Interrogar os processos artísticos para a compreensão da arte contemporânea
> Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Pesquisa orientada

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos deverão desenvolver uma pesquisa a propósito do arquiteto como pessoa e profissional ligado à Arquitetura. 

Conhecer as obras mais emblemáticas no concelho  de Matosinhos.


Ferramentas e recursos:

Google e elementos de inteligência artificial.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação360 MINUTOS
Visita / Peddy Paper por Matosinhos e/ou Leça da Palmeira

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos deslocam-se para uma visita guiada às 3 ou 4 obras por Matosinhos e/ou Leça da Palmeira.

Após o que realizam a atividade em formato Peddy Paper  onde deverão utilizar a aplicação I orienteering.

Nos locais defenidos  através de QR code acedem a questões/orientações alocadas no Google Forms das várias disciplinas. 


Ferramentas e recursos:

I orienteering.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 360 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Exterior à escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação200 MINUTOS
Criação de Vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Elaboração de um vídeo comentado com o desenrolar da atividade.


Ferramentas e recursos:

Open Shot


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação do trabalho

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação do produto final com todo o processo envolvido.

Finalizando com momento de debate e resposta a questões  colocadas pela plateia.


Ferramentas e recursos:

Youtube ou outras aplicações que permitam apresentar vídeos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)