>
2º Ciclo
Verónica Bessa / 18-07-2023
Descrição / Síntese:
Com base num livro/álbum e após a sua análise, observação e desconstrução é sugerido a diversos grupos no contexto grupo turma que seja (re)inventado um texto de autor e de seguida fazer/criar ilustrações para esse novo texto.
Com base neste dois elementos (texto e ilustração) criar um projeto que envolva os professores de educação musical, português, educação física, TIC, educação tecnológica e educação visual.
Este projeto tem como objetivo uma apresentação final de dramatização e onde as novas tecnologias são aplicadas a nível de cenografia e sonorização (exemplos: criação por Stopmotion APP, opensamplers APP).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- O professor de português apresenta a obra a analisar.
- Os alunos desconstroem a obra.
- Os alunos (re)inventam.
Nota: pode ser uma obra por grupo ou uma obra para todos grupos.
Ferramentas e recursos:
- os exemplares livros álbuns a explorar;
- meios multimédia de projeção;
- acesso internet;
- meios tradicionais de escrita ou tablets/computadores.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 220 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A turma é dividida em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- na aula de educação visual e educação tecnológica, os alunos/grupo fazem a ilustração através da composição gráfica e cromática, podendo cada grupo escolher os recursos a utilizar.
Ferramentas e recursos:
materiais riscadores, pictóricos, diversos suportes, APP desenho e pintura.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 440 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
mantêm se a divisão inicial dos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
na aula de educação musical e educação física em cooperação, os alunos criam uma dramatização e um suporte musical rítmico a essa mesma dramatização.
Ferramentas e recursos:
Espaços amplos que possibilitem o movimento de corpos e acesso a tecnologias de exploração musical e áudio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 370 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
mantêm se a divisão inicial dos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)