Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 1030 minutos

>

(Re)inventar uma história

2º Ciclo

Verónica Bessa / 18-07-2023


Descrição / Síntese:

Com base num livro/álbum e após a sua análise, observação e desconstrução é sugerido a diversos grupos no contexto grupo turma que seja (re)inventado um texto de autor e de seguida fazer/criar ilustrações para esse novo texto.
Com base neste dois elementos (texto e ilustração) criar um projeto que envolva os professores de educação musical, português, educação física, TIC, educação tecnológica e educação visual.
Este projeto tem como objetivo uma apresentação final de dramatização e onde as novas tecnologias são aplicadas a nível de cenografia e sonorização (exemplos: criação por Stopmotion APP, opensamplers APP).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> apropriação e reflexão
> interpretação e comunicação
> experimentação e criação

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa220 MINUTOS
As nossas disciplinas num livro (re)inventado – Parte I

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • O professor de português apresenta a obra a analisar.
  • Os alunos desconstroem a obra.
  • Os alunos (re)inventam.

Nota: pode ser uma obra por grupo ou uma obra para todos grupos.


Ferramentas e recursos:

  • os exemplares livros álbuns a explorar;
  • meios multimédia de projeção;
  • acesso internet;
  • meios tradicionais de escrita ou tablets/computadores.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 220 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma é dividida em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação440 MINUTOS
As nossas disciplinas num livro (re)inventado – Parte II

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • na aula de educação visual e educação tecnológica, os alunos/grupo fazem a ilustração através da composição gráfica e cromática, podendo cada grupo escolher os recursos a utilizar.


Ferramentas e recursos:

materiais riscadores, pictóricos, diversos suportes, APP desenho e pintura.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 440 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

mantêm se a divisão inicial dos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação370 MINUTOS
As nossas disciplinas num livro (re)inventado – Parte III

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

na aula de educação musical e educação física em cooperação, os alunos criam uma dramatização e um suporte musical rítmico a essa mesma dramatização.


Ferramentas e recursos:

Espaços amplos que possibilitem o movimento de corpos e acesso a tecnologias de exploração musical e áudio. 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 370 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

mantêm se a divisão inicial dos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)