>
2º Ciclo
Paula Marques / 28-01-2025
Descrição / Síntese:
De acordo com a APM (Associação de Professores de Matemática), o conceito de fração é considerado complexo, mas simultaneamente, fundamental na aprendizagem da matemática ao longo de todos os ciclos. No Ensino Básico há “claramente um problema”, no que toca à compreensão da noção de fração. Os alunos mostram “conhecimentos muito vagos e pouco consolidados sobre essa matéria” à entrada no 2ºciclo. Face ao exposto, pretende-se desencadear um conjunto de ações interdisciplinares, com metodologias ativas oportunas para melhorar a compreensão e consolidação desta temática, que está presente em várias situações do nosso quotidiano.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Dinamização e Metodologia
A professora faz para o grupo turma, uma breve introdução sobre o texto instrucional, já abordado em aulas anteriores. Em seguida coloca o vídeo ” Bolo de laranja no liquificador”, na televisão para todos os alunos. Após a visualização do vídeo, será pedido aos alunos para reproduzirem a receita individualmente, no caderno diário e por fim no canva, decorando a gosto e partilhando o documento com a professora.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1ºFaz a visualização do vídeo” o Bolo de laranja com casca no liquidificador”.
2ºApós a visualização e compreensão do vídeo, tenta elaborar/redigir a receita do bolo de laranja.
3ºPassa a tua receita a limpo no canva e podes decorar a gosto.
4º Partilha com a tua professora.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Metodologia e Dinamização
Nesta atividade os alunos, organizados em 4 grupos de trabalho, irão elaborar receitas mas com quantidades diferentes de ingredientes ( metade, dobro, um quarto e um quinto), de acordo com o número do seu grupo no guião de trabalho, utilizando o registo elaborado na aula de português.Cada grupo regista a receita num documento partilhado, um portefólio digital que também servirá para a tarefa das restantes disciplinas.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º Cada grupo realiza a sua tarefa:
Grupo Um: Elabora a receita com UM QUINTO dos ingredientes descritos na receita inicial;
Grupo dois: Elabora a receita com o DOBRO dos ingredientes descritos na receita inicial;
Grupo três: Elabora a receita com o METADE dos ingredientes descritos na receita inicial;
Grupo quatro: Elabora a receita com o UM QUARTO dos ingredientes descritos na receita inicial;
2º Cada grupo regista a receita num documento partilhado no google sites e partilha com a professora.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Metodologia e Dinamização
Será utilizada a metodologia de trabalho de grupo, os alunos trabalham nas 4 tarefas com subtemas do tema principal, que estão no final do guião, com ajuda de dois vídeos da escola virtual sobre o tema, e material manipulável como discos fracionários e material Cuisinaire. Após terminarem as tarefas (4), escolhem uma tarefa para apresentar ao grupo turma, para partilha das aprendizagens. Para a partilha podem usar um suporte visual, como por exemplo a tarefa e respetiva resolução no portefólio digital.
Ferramentas e recursos:
https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/1422516/resource
https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/834419/resource
Discos fracionários
Material Cuisinaire
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º O professor divide o conteúdo sobre as frações (tema principal) em subtemas: frações equivalentes; frações impróprias; adição e subtração de frações; multiplicação de frações por um número decimal. Estas tarefas estão no documento partilhado “cenário de aprendizagem”. Cada grupo realiza as 4 tarefas.
2ºRegisto da resolução das tarefas no portefólio digital.
3º Apresentação da tarefa escolhida à turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Dinamização e Metodologia
Os alunos fazem em grupos uma pesquisa sobre o tema: “As frações também são usadas no mundo da música?”, consultando também as orientações do guião. Organizam a informação no portefólio digital já utilizado nas aulas de português, inglês e matemática.
De seguida os alunos visualizam um vídeo sobre a construção de um xilofone, com copos de água. Com gobelés, água, corantes e fita métrica, os alunos marcam os gobelés com a medida correspondente à com a nota musical que lhes foi destinada seguindo a tabela fornecida no guião.
Por fim colocam os copos com as notas musicais juntos e tocam a música dos “Parabéns a você”. Se tiverem tempo e para os grupos que demorarem menos tempo a realizar a tarefa, será proposto aos alunos a exploração da ferramenta suno.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=4WU2yJjJZB0
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º Pesquisa sobre o tema e leitura das informações no guião postado na classroom;
2ºRegisto da pesquisa no portefólio digital;
3º Visualização do vídeo;
4º Construção dos copos com as medidas correspondentes às notas;
5º Construção do xilofone;
6ºReprodução com a música dos “Parabéns a você”.
7º Exploração da ferramenta suno.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Dinamização e Metodologia
Cada grupo deverá elaborar um filme com duração máxima de 5 minutos que reflita as aprendizagens que desenvolveram ao longo deste cenário nas 3 disciplinas em atenção os objetivos pretendidos. O vídeo deverá conter uma auto e hetero-avaliação dos alunos. O vídeo deve fazer parte do portefólio digital.
Avaliação
O vídeo será objeto de avaliação pelos 3 professores das disciplinas.
Ferramentas e recursos:
https://www.capcut.com/tools/ai-video-generator
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º Os alunos irão realizar um vídeo sintese será proposta a ferreamenta capcut, no entanto, os alunos terão liberdade para utilizar outra com a qual se identifiquem.
2º A apresentação será feita na presença dos 3 professores das disciplina
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula de inglês, a professora propõe aos alunos, que escrevam a receita do bolo de laranja em inglês e que a registem no portefólio digital, que deverá estar partilhado com todos os professores.
Ferramentas e recursos:
https://www.deepl.com/en/translator
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º Consultam a receita do bolo de laranja, em grupo, elaborada na aula de português.
2º Com a ajuda da ferramenta deepl registem a receita em inglês, no portefólio digital, que partilham também com a professora de inglês.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com a professora de E.M.R.C, os alunos vão fazer o Bolo de Laranja para a cozinha pedagógica. Os alunos tem que calcular os ingredientes para a receita do bolo tendo em atenção o número de alunos da turma.
Ferramentas e recursos:
ingredientes para o bolo;
louça;
forno;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º Calculo da quantidade dos ingredientes para o número de alunos da turma,
2º Seguir as instruções da receita, para a fazer o bolo; Podem fazer 2 bolos;
3º Os alunos comem o bolo com a ajuda da professora de matemática, que ao mesmo tempo que corta as fatias dos bolos explica as frações maiores e menores que a unidade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)