Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
390 minutos

>

“PARTE E REPARTE”

2º Ciclo

Paula Marques / 28-01-2025


Descrição / Síntese:

De acordo com a APM (Associação de Professores de Matemática), o conceito de fração é considerado complexo, mas simultaneamente, fundamental na aprendizagem da matemática ao longo de todos os ciclos. No Ensino Básico há “claramente um problema”, no que toca à compreensão da noção de fração. Os alunos mostram “conhecimentos muito vagos e pouco consolidados sobre essa matéria” à entrada no 2ºciclo. Face ao exposto, pretende-se desencadear um conjunto de ações interdisciplinares, com metodologias ativas oportunas para melhorar a compreensão e consolidação desta temática, que está presente em várias situações do nosso quotidiano.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Português :Desenvolver habilidades de leitura; Desenvolver a oralidade em situações como apresentações; Compreender a estrutura e a função do texto instrucional: receita;Interpretar e elaborar receitas;Analisar a diferença entre receita falada e receita escrita;Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
> Matemática:Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências;Reconhecer e saber utilizar as diferentes representações de um número racional; Conhecer a noção de equivalência de frações.Reconhecer, dadas duas frações, que multiplicando ambos os termos de cada uma pelo denominador da outra obtém-se duas frações com o mesmo denominador que lhe são respetivamente equivalentes.Resolver problemas que requeiram a aplicação de conhecimentos já aprendidos e apoiem a aprendizagem de novos conhecimentos.
> Ed. Musical:Timbre: Harmonia tímbrica e realce tímbrico;Dinâmica: Legato e staccato;Altura: Simultaneidade de melodias;Ritmo: Monorritmia e polirritmia;Forma: Forma binária (AB).
> Inglês: Contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto, a experiências reais e quotidianas do aluno.
> E.M.R.C.: Estabelecer consigo próprio e com os outros uma relação harmoniosa.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Português: Desafio 1: Serei capaz de redigir uma receita?

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Dinamização e Metodologia

A professora faz para o grupo turma, uma breve introdução sobre o texto instrucional,  já abordado em aulas anteriores. Em seguida coloca o vídeo ” Bolo de laranja no liquificador”, na televisão para todos os alunos. Após a visualização do vídeo, será pedido aos alunos para reproduzirem a receita individualmente, no caderno diário e por fim no canva, decorando a gosto e partilhando o documento com a professora.


Ferramentas e recursos:

https://youtu.be/SBMZ-Yfj09o

https://www.canva.com/pt_pt/

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Faz a visualização do vídeo” o Bolo de laranja com casca no liquidificador”.

Após a visualização e compreensão do vídeo, tenta elaborar/redigir a receita do bolo de laranja.

Passa a tua receita a limpo no canva e podes decorar a gosto.

Partilha com a tua professora.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
30 MINUTOS
Matemática: Desafio 2: Serei capaz de fazer o bolo se as quantidades dos ingredientes forem diferentes dos da receita?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Metodologia e Dinamização

Nesta atividade os alunos, organizados em 4 grupos de trabalho, irão elaborar receitas mas com quantidades diferentes de ingredientes ( metade, dobro, um quarto e um quinto), de acordo com o número do seu grupo no guião de trabalho, utilizando o registo elaborado na aula de português.Cada grupo regista a receita num documento partilhado, um portefólio digital que também servirá para a tarefa das restantes disciplinas.

 


Ferramentas e recursos:

https://sites.google.com/

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo realiza a sua tarefa:

Grupo Um: Elabora a receita com UM QUINTO dos ingredientes descritos na receita inicial;

Grupo dois: Elabora a receita com o DOBRO dos ingredientes descritos na receita  inicial;

Grupo três: Elabora a receita com o METADE dos ingredientes descritos na receita inicial;

Grupo quatro: Elabora a receita com o UM QUARTO dos ingredientes descritos na receita inicial;

Cada grupo regista a receita num documento partilhado no google sites e partilha com a professora.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
100 MINUTOS
Matemática: Desafio 3: Serei capaz de me divertir enquanto uso frações?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Metodologia e Dinamização

Será utilizada a metodologia de trabalho de grupo, os alunos trabalham nas 4 tarefas com subtemas do tema principal, que estão no final do guião, com ajuda de dois vídeos da escola virtual sobre o tema, e material manipulável como discos fracionários e material Cuisinaire. Após terminarem as tarefas (4), escolhem uma tarefa para apresentar ao grupo turma, para partilha das aprendizagens. Para a partilha podem usar um suporte visual, como por exemplo a tarefa  e respetiva resolução no portefólio digital.


Ferramentas e recursos:

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/1422516/resource

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/834419/resource

Discos fracionários 

Material Cuisinaire

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O professor divide o conteúdo sobre as frações (tema principal) em subtemas: frações equivalentes; frações impróprias; adição e subtração de frações; multiplicação de frações por um número decimal. Estas tarefas estão no documento partilhado “cenário de aprendizagem”. Cada grupo realiza as 4 tarefas.

2ºRegisto da resolução das tarefas no portefólio digital.

3º Apresentação da tarefa escolhida à turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Educação Musical: Desafio 4: Serei capaz de trabalhar as notas musicais associadas a frações?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Dinamização e Metodologia

Os alunos fazem em grupos uma pesquisa sobre o tema: “As frações também são usadas no mundo da música?”, consultando também as orientações do guião. Organizam a informação no portefólio digital já utilizado nas aulas de português, inglês e matemática. 

De seguida os alunos visualizam um vídeo sobre a construção de um xilofone, com copos de água. Com gobelés, água, corantes e fita métrica, os alunos marcam os gobelés com a medida correspondente à com a nota musical que lhes foi destinada seguindo a tabela fornecida no guião.

Por fim colocam os copos com as notas musicais juntos e tocam a música dos “Parabéns  a você”. Se tiverem tempo e para os grupos que demorarem menos tempo a realizar a tarefa, será proposto aos alunos a exploração da ferramenta suno.


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=4WU2yJjJZB0

https://g.co/kgs/SJ9ZKmG

https://suno.com/

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pesquisa sobre o tema e leitura das informações no guião postado na classroom;

2ºRegisto da pesquisa no portefólio digital;

3º Visualização do vídeo;

4º Construção dos copos com as medidas correspondentes às notas;

5º Construção do xilofone;

6ºReprodução com a música dos “Parabéns a você”.

7º Exploração da ferramenta suno.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
Todas as disciplinas: Desafio 6: Apresentação das Atividades e Conclusões das Atividades à Turma.

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Dinamização e Metodologia

Cada grupo deverá elaborar  um filme com duração máxima de 5 minutos que reflita as aprendizagens que desenvolveram ao longo deste cenário nas 3 disciplinas em atenção os objetivos pretendidos. O vídeo deverá conter uma auto e hetero-avaliação dos alunos. O vídeo deve fazer parte do portefólio digital.

Avaliação

O vídeo será objeto de avaliação pelos 3 professores das disciplinas.

 


Ferramentas e recursos:

https://www.capcut.com/tools/ai-video-generator


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1º Os alunos irão realizar  um vídeo sintese será proposta a ferreamenta capcut, no entanto, os alunos terão liberdade para utilizar outra com a qual se identifiquem.

A apresentação será feita na presença dos 3 professores das disciplina

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
30 MINUTOS
Inglês_Desafio 5: Serei capaz de escrever a receita em inglês?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula de inglês, a professora propõe aos alunos, que escrevam a receita do bolo de laranja em inglês e que a registem no portefólio digital, que deverá estar partilhado com todos os professores.


Ferramentas e recursos:

https://www.deepl.com/en/translator

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1º Consultam a receita do bolo de laranja, em grupo, elaborada na aula de português.

2º Com a ajuda da ferramenta deepl registem a receita em inglês, no portefólio digital, que partilham também com a professora de inglês.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
Desafio 7_E.M.R.C._ Vamos fazer o bolo de laranja para a cozinha pedagógica.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com a professora de E.M.R.C, os alunos vão fazer o Bolo de Laranja para a cozinha pedagógica. Os alunos tem que calcular os ingredientes para a receita do bolo tendo em atenção o número de alunos da turma.


Ferramentas e recursos:

ingredientes para o bolo;

louça;

forno;


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1º Calculo da quantidade dos ingredientes para o número de alunos da turma,

2º Seguir as instruções da receita, para a fazer o bolo; Podem fazer 2 bolos;

3º Os alunos comem o bolo com a ajuda da professora de matemática, que ao mesmo tempo que corta as fatias dos bolos explica as frações maiores e menores que a unidade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top