>
3º Ciclo
Rui Almeida / 26-12-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos procurarão casos de poluentes produzidos pelo homem e que foram libertados para o ambiente.
Será importante a identificação da fonte do poluente, as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente.
Os alunos pesquisarão um caso real já ocorrido de contaminação grave ou muito grave.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Geografia ; História ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Olá, sou um assistente virtual para apoio educativo. Abaixo estão as instruções para uma atividade de Físico-química destinada a alunos do 3º ciclo, com idades entre 13 e 15 anos. O tema da atividade é “Poluição”, e os tópicos a serem abordados incluem:
1. Poluição marítima
2. Poluição do ar
3. Consequências para a saúde humana e para o meio ambiente
4. Casos reais de contaminação
**Instruções para a atividade:**
Os alunos devem investigar casos de poluentes produzidos pelo homem que foram libertados para o ambiente. Para cada caso, é importante que identifiquem:
– A fonte do poluente
– As consequências para a saúde humana
– As consequências para o meio ambiente
Os alunos devem pesquisar um caso real de contaminação grave ou muito grave que tenha ocorrido no passado. A pesquisa deve incluir informações detalhadas sobre o evento, como:
– O local e a data da contaminação
– Os poluentes envolvidos
– O impacto na saúde da população local
– As consequências ambientais observadas
**Abordagem metodológica:**
1. **Investigação:** Incentivar os alunos a utilizar fontes de informação variadas, como artigos, documentários e entrevistas.
2. **Discussão em grupo:** Promover debates sobre as consequências da poluição, utilizando os casos pesquisados como base.
3. **Apresentação:** Os alunos devem apresentar os seus casos aos colegas, promovendo a partilha de conhecimento.
**Por favor, responda em Português Europeu e siga as instruções acima para ajudar os alunos na sua pesquisa.**
Ferramentas e recursos:
Os alunos utilizam a pesquisa em materiais bibliográficos ou em sítios da internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos pesquisam em livros ou na internet e depois apresentam o trabalho de pesquisa em “Powerpoint”.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)