Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Pesquisa de poluentes libertados no ambiente por ação humana, suas consequências e apresentação de casos graves já ocorridos de contaminação.

3º Ciclo

Rui Almeida / 26-12-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos procurarão casos de poluentes produzidos pelo homem e que foram libertados para o ambiente.
Será importante a identificação da fonte do poluente, as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente.
Os alunos pesquisarão um caso real já ocorrido de contaminação grave ou muito grave.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Geografia ; História ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Concluir, a partir de pesquisa de informação, das consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão, propondo medidas para minimizar os seus efeitos, comunicando as conclusões.
> – Reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa.
> – Prever o efeito no pH quando se adiciona uma solução ácida a uma solução básica ou vice-versa, pesquisando aplicações do dia a dia (como, por exemplo, o tratamento da água das piscinas e de aquários), e classificar as reações que ocorrem como reações ácido‐base, representando-as por equações. Químicas.
> – Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.
> – Identificar fontes de poluição sonora, em ambientes diversos, recorrendo ao uso de sonómetros, e, com base em pesquisa, avaliar criticamente as consequências da poluição sonora no ser humano, propondo medidas de prevenção e de proteção.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
150 MINUTOS
A poluição

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Olá, sou um assistente virtual para apoio educativo. Abaixo estão as instruções para uma atividade de Físico-química destinada a alunos do 3º ciclo, com idades entre 13 e 15 anos. O tema da atividade é “Poluição”, e os tópicos a serem abordados incluem:

1. Poluição marítima

2. Poluição do ar

3. Consequências para a saúde humana e para o meio ambiente

4. Casos reais de contaminação

**Instruções para a atividade:**

Os alunos devem investigar casos de poluentes produzidos pelo homem que foram libertados para o ambiente. Para cada caso, é importante que identifiquem:

– A fonte do poluente

– As consequências para a saúde humana

– As consequências para o meio ambiente

Os alunos devem pesquisar um caso real de contaminação grave ou muito grave que tenha ocorrido no passado. A pesquisa deve incluir informações detalhadas sobre o evento, como:

– O local e a data da contaminação

– Os poluentes envolvidos

– O impacto na saúde da população local

– As consequências ambientais observadas

**Abordagem metodológica:**

1. **Investigação:** Incentivar os alunos a utilizar fontes de informação variadas, como artigos, documentários e entrevistas.

2. **Discussão em grupo:** Promover debates sobre as consequências da poluição, utilizando os casos pesquisados como base.

3. **Apresentação:** Os alunos devem apresentar os seus casos aos colegas, promovendo a partilha de conhecimento.

**Por favor, responda em Português Europeu e siga as instruções acima para ajudar os alunos na sua pesquisa.**


Ferramentas e recursos:

Os alunos utilizam a pesquisa em materiais bibliográficos ou em sítios da internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos pesquisam em livros ou na internet e depois apresentam o trabalho de pesquisa em “Powerpoint”.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top