>
2º Ciclo
Maria Bargado / 14-07-2023
Descrição / Síntese:
Os alunos são levados a experienciar e refletir sobre os impactos da comunicação e das atitudes individuais na existência de cada um e na convivência interpessoal.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
O professor introduz o tema e ausculta o que os alunos sabem sobre o que é necessário para se estabelecer uma boa relação com os outros.
”Para conseguir uma boa Relação com os outros é preciso….”
Ferramentas e recursos:
Ferramenta digital: Mentimeter
Telemóveis
Projetor
PC/NET https://www.menti.com/alxnczp2wxa8
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em círculo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos ficam de pé em círculo e um deles vai para o seu interior; fica com os olhos vendados. Os alunos vão caminhando …O professor aponta um de cada vez para que se dirija ao centro, cumprimente o colega que está no meio e lhe diga algo positivo. Se o colega adivinhar, troca de lugar. Repete-se até que todos experienciem a situação.
Ferramentas e recursos:
Sem especificidade.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas afastadas/espaço central vazio
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos refletem sobre a experiência:” o que os levou à descoberta de cada um?; “Os fatores que nos diferenciam e identificam?”; O que sentiram ao dizer palavras agradáveis e ao ouvi-las?” É proposto uma reflexão escrita em casa no Padlet. Esta atividade tem 2 momentos: um em sala (público) e outro em casa (privado). O professor tem duas funções . “Lidera e orienta” e “Não intervém”, na continuidade da reflexão em casa.
Ferramentas e recursos:
PC/NET
Ferramenta Digital: Padlet https://padlet.com/maria_bargado/reflex-o-rela-es-interpessoais-69qm73icj78atmgt
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em círculo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
São inicialmente identificados dois locais na sala: um espaço para aqueles/as que concordam com as afirmações que são visionadas/escutadas e no extremo oposto, para quem não concorda. A atividade começa com todos os alunos posicionados no centro da sala. Inicia-se a projeção do PPT e todos tomam as posições. São convidados a justificar as suas escolhas, podendo trocar de posição se, entretanto, forem convencidos pela argumentação dos colegas.
Ferramentas e recursos:
Projetor
PC/NET
Ferramenta digital: Genial.ly
Recurso Digital : PPT https://app.genial.ly/editor/64a9d02afbc0d30011275d41
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas afastadas/espaço central vazio. São identificados 2 espaços em cada extremo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são dispostos em grupo. A cada grupo é atribuído um infográfico que terão de preencher. Em cada infográfico são apresentadas 2 situações, relativamente às quais terão de resolver 2 questões: “O que se passa’” e “Como poderei ajudar?”. Após a conclusão do trabalho, cada grupo escolhe um porta-voz para apresentar e partilhar as conclusões. Também nesta atividade haverá 2 espaços, um público e um privado.
Ferramentas e recursos:
PC/NET
Ferramenta Digital: Canva
Recurso: Infográfico https://www.canva.com/design/DAFoFmEXpWI/nxvWB5WYAk-l520F1mZ1Ow/edit
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)