Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 115 minutos

>

Relacionamento Interpessoal – Comunicação eficaz

2º Ciclo

Maria Bargado / 14-07-2023


Descrição / Síntese:

Os alunos são levados a experienciar e refletir sobre os impactos da comunicação e das atitudes individuais na existência de cada um e na convivência interpessoal.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver os valores de cidadania, solidariedade e de respeito pelas diferenças
> Reconhecer a importância de comunicar eficazmente
> Promover o conhecimento e identificação no grupo
> Descobrir a dimensão sóciomoral dos valores que orientam o comportamento e a relação interpessoal
> Identificar atitudes de apoio

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação10 MINUTOS
Brainstorming

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

O professor introduz o tema e ausculta o que os alunos sabem sobre o que é necessário para se estabelecer uma boa relação com os outros.

”Para conseguir uma boa Relação com os outros é preciso….”


Ferramentas e recursos:

Ferramenta digital: Mentimeter

Telemóveis

Projetor

PC/NET                                      https://www.menti.com/alxnczp2wxa8


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em círculo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Cumprimento

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos ficam de pé em círculo e um deles vai para o seu interior; fica com os olhos vendados. Os alunos vão caminhando …O professor aponta um de cada vez para que se dirija ao centro, cumprimente o colega que está no meio e lhe diga algo positivo. Se o colega adivinhar, troca de lugar. Repete-se até que todos experienciem a situação.


Ferramentas e recursos:

Sem especificidade.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas afastadas/espaço central vazio

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão15 MINUTOS
Reflexão Flash

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos refletem sobre a experiência:” o que os levou à descoberta de cada um?; “Os fatores que nos diferenciam e identificam?”; O que sentiram ao dizer palavras agradáveis e ao ouvi-las?” É proposto uma reflexão escrita em casa no Padlet. Esta atividade tem 2 momentos: um em sala (público) e outro em casa (privado). O professor tem duas funções . “Lidera e orienta” e “Não intervém”, na continuidade da reflexão em casa.


Ferramentas e recursos:

PC/NET

Ferramenta Digital: Padlet https://padlet.com/maria_bargado/reflex-o-rela-es-interpessoais-69qm73icj78atmgt


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em círculo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
Barómetro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

São inicialmente identificados dois locais na sala: um espaço para aqueles/as que concordam com as afirmações que são visionadas/escutadas e no extremo oposto, para quem não concorda. A atividade começa com todos os alunos posicionados no centro da sala. Inicia-se a projeção do PPT e todos tomam as posições. São convidados a justificar as suas escolhas, podendo trocar de posição se, entretanto, forem convencidos pela argumentação dos colegas.


Ferramentas e recursos:

Projetor

PC/NET

Ferramenta digital: Genial.ly

Recurso Digital : PPT https://app.genial.ly/editor/64a9d02afbc0d30011275d41


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas afastadas/espaço central vazio. São identificados 2 espaços em cada extremo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão40 MINUTOS
Como Posso Ajudar?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são dispostos em grupo. A cada grupo é atribuído um infográfico que terão de preencher. Em cada infográfico são apresentadas 2 situações, relativamente às quais terão de resolver 2 questões: “O que se passa’” e “Como poderei ajudar?”. Após a conclusão do trabalho, cada grupo escolhe um porta-voz para apresentar e partilhar as conclusões. Também nesta atividade haverá 2 espaços, um público e um privado.


Ferramentas e recursos:

PC/NET

Ferramenta Digital: Canva

Recurso: Infográfico https://www.canva.com/design/DAFoFmEXpWI/nxvWB5WYAk-l520F1mZ1Ow/edit

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)