>
3º Ciclo
Maria Luis Pacheco / 16-01-2025
Descrição / Síntese:
A partir do estudo do Auto da Barca do Inferno, os alunos debatem temas da atualidade. Para que os
alunos apreendem a importância da literatura, é necessário fazer pontes entre textos antigos e a sua
pertinência no mundo atual. Assim, neste cenário, os alunos escolhem personagens do Auto da Barca do
Inferno que têm correspondência com personagens da atualidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir do estudo do Auto da Barca do Inferno, os alunos são divididos em grupo. Seguidamente, cada grupo seleciona duas das personagens da obra e, a partir de uma grelha distribuída pela professora, registam as características de cada uma.
Ferramentas e recursos:
Grelha em folha A3
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Mesas dispostas de modo a permitirem a criação de quatro grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
auto-da-barca-do-inferno-quadro-sintese.doc
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os alunos, após a concretização da atividade anterior (preenchimento da grelha a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores), afixam os seus trabalhos na respetiva parede da sala. Os alunos circulam pela sala (Galeria) e apropriam-se dos trabalhos dos restantes colegas/grupos.
Ferramentas e recursos:
Trabalhos a realizar, no documento word.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
De modo a sistematizar/ detalhar a informação apreendida pelos alunos, o professor apresentará um PowerPoint com as características das personagens, a partir do qual os alunos verificam/corrigem a sua grelha do trabalho realizado em grupo.
Ferramentas e recursos:
PPT
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
O professor convida os alunos a refletir individualmente sobre a atualidade das críticas vicentinas durante 2 minutos. De seguida, o aluno partilha a sua ideia com o colega do lado.
Por último, sob orientação do professor, cada par expõe à turma a sua conclusão acerca dessa atualidade
Ferramentas e recursos:
PPT
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)