Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente

3º Ciclo

Maria Luis Pacheco / 16-01-2025


Descrição / Síntese:

A partir do estudo do Auto da Barca do Inferno, os alunos debatem temas da atualidade. Para que os
alunos apreendem a importância da literatura, é necessário fazer pontes entre textos antigos e a sua
pertinência no mundo atual. Assim, neste cenário, os alunos escolhem personagens do Auto da Barca do
Inferno que têm correspondência com personagens da atualidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Sistematizar o estudo do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
> Promover o trabalho de grupo
> Promover a interação com os colegas e a participação oral do aluno

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
20 MINUTOS
Trabalho de grupo a partir da leitura do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir do estudo do Auto da Barca do Inferno, os alunos são divididos em grupo. Seguidamente, cada grupo seleciona duas das personagens da obra e, a partir de uma grelha distribuída pela professora, registam as características de cada uma.


Ferramentas e recursos:

Grelha em folha A3


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.
Mesas dispostas de modo a permitirem a criação  de quatro grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

auto-da-barca-do-inferno-quadro-sintese.doc

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Passeio pela galeria

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os alunos, após  a concretização da atividade anterior (preenchimento da grelha a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores), afixam os seus trabalhos na respetiva parede da sala.  Os alunos circulam pela sala (Galeria) e apropriam-se dos trabalhos dos restantes colegas/grupos.


Ferramentas e recursos:

Trabalhos a realizar, no documento word.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
Sistematização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

De modo a sistematizar/ detalhar a informação apreendida pelos alunos, o professor apresentará um PowerPoint com as características das personagens, a partir do qual os alunos verificam/corrigem a sua grelha do trabalho realizado em grupo.  


Ferramentas e recursos:

PPT


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
10 MINUTOS
Debate sobre a atualidade das críticas vicentinas

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

O professor convida os alunos a refletir individualmente sobre a atualidade das críticas vicentinas durante 2 minutos. De seguida, o aluno partilha a sua ideia com o colega do lado.

Por último, sob orientação do professor, cada par expõe à turma a sua conclusão acerca dessa atualidade


Ferramentas e recursos:

PPT


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top