>
3º Ciclo
Sandra Branco / 02-12-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos são desafiados i) a divulgar a Festa de Natal da escola (criando um cartaz digital que será colocado na página web e enviado por email), ii) a participar na sua decoração (construindo a árvore de Natal, ornamentos e iluminação) e iii) a preparar uma breve apresentação artística.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Física ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Planificar, produzir e divulgar textos escritos pelos alunos;
- Contribuir para a divulgação da Festa de Natal, elaborando cartazes e/ ou convites em suporte digital, por exemplo, Canva, Powerpoint.
Ferramentas e recursos:
computador
internet
Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
cada equipa dispõe de um computador com acesso à internet criar o seu cartaz
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Conhecer e utilizar a ferramenta de IA “Suno” para criar a letra e a música da canção de abertura da Festa de Natal.
Ferramentas e recursos:
computador
internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos aprendem a utilizar a ferramenta de IA “Suno” e a criar “prompts” direcionadas para os seus objetivos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)