Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 405 minutos

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Uma viagem pelo património natural e cultural da Serra de Montejunto

Ensino Secundário

Ana Aragão / 24-10-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos iriam realizar uma visita a diferentes espaços na Serra de Montejunto, realizando uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental, onde visualizam um pequeno vídeo sobre as caraterística únicas da Serra em termos climáticos, de vegetação e de biodiversidade. De seguida, realizam uma caminhada pelo percurso da biodiversidade e uma visita à Real Fábrica do Gelo, concluindo a sua visita no CRASM (centro de recuperação de animais da Serra de Montejunto), na localidade de Tojeira, Cadaval, na Serra de Montejunto, onde podem conhecer algumas espécies selvagens locais e contribuir para a preservação dos animais selvagens que são acompanhados, deixando bens recolhidos anteriormente (comida para animais, toalhas velhas, etc.).
Durante o período da visita os alunos teriam que responder a um guião de estudo, com algumas questões e, posteriormente, elaborariam um cartaz promocional do património natural e cultural da Serra de Montejunto, destacando o os seus recursos e a sua importância enquanto ponto turístico.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Identificar/ Analisar/ Publicitar e valorizar recursos endógenos;
> – Identificar/ Analisar as caraterísticas microclimáticas da área;
> – Identificar/ Analisar a vegetação específica da área;
> -Identificar/ Analisar a fauna da área;
> – Preservar os ecossistemas;
> – Desenvolver técnicas e processos potencializadores do valor dos recursos endógenos da região;
> – Consciencializar e Responsabilizar a comunidade educativa para uma melhoria das práticas ambientais;
> – Promover a diversificação de atividades nas áreas rurais;
> Reconhecer a importância da prestação de serviços de caráter ambiental;
> – Analisar a importância da criação de espaços museológicos de temática rural;
> – Promover o desenvolvimento de produtos tradicionais de qualidade e a valorização de construções rurais de traça tradicional;
> – Dinamizar espaços agroflorestais para fins lúdicos e/ou pedagógicos relacionados com o meio rural;
> – Promover um Desenvolvimento Rural Sustentado.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha405 MINUTOS
Uma viagem pelo património natural e cultural da Serra de Montejunto

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os alunos trabalham em pequenos grupos sobre as os recursos naturais e culturais caraterísticos da Serra de Montejunto, após a sua visita e recolha de imagens em diversas área da Serra realizam uma pesquisa e elaboram um cartaz promocional da mesma que poderá ser publicitado nos meios digitais existentes no átrio da escola e no próprio edifício da Câmara Municipal.


Ferramentas e recursos:

Fotografias recolhidas durante a visita de estudo;

Computador;

Internet;

Aplicação Canva.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 405 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Inicialmente os alunos realizam uma visita de estudo, posteriormente realizam o seu trabalho numa sala da escola em que possam aceder a computadores com internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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