>
Ensino Secundário
Ana Aragão / 24-10-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos iriam realizar uma visita a diferentes espaços na Serra de Montejunto, realizando uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental, onde visualizam um pequeno vídeo sobre as caraterística únicas da Serra em termos climáticos, de vegetação e de biodiversidade. De seguida, realizam uma caminhada pelo percurso da biodiversidade e uma visita à Real Fábrica do Gelo, concluindo a sua visita no CRASM (centro de recuperação de animais da Serra de Montejunto), na localidade de Tojeira, Cadaval, na Serra de Montejunto, onde podem conhecer algumas espécies selvagens locais e contribuir para a preservação dos animais selvagens que são acompanhados, deixando bens recolhidos anteriormente (comida para animais, toalhas velhas, etc.).
Durante o período da visita os alunos teriam que responder a um guião de estudo, com algumas questões e, posteriormente, elaborariam um cartaz promocional do património natural e cultural da Serra de Montejunto, destacando o os seus recursos e a sua importância enquanto ponto turístico.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os alunos trabalham em pequenos grupos sobre as os recursos naturais e culturais caraterísticos da Serra de Montejunto, após a sua visita e recolha de imagens em diversas área da Serra realizam uma pesquisa e elaboram um cartaz promocional da mesma que poderá ser publicitado nos meios digitais existentes no átrio da escola e no próprio edifício da Câmara Municipal.
Ferramentas e recursos:
Fotografias recolhidas durante a visita de estudo;
Computador;
Internet;
Aplicação Canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 405 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Inicialmente os alunos realizam uma visita de estudo, posteriormente realizam o seu trabalho numa sala da escola em que possam aceder a computadores com internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)