>
Ensino Secundário
António Xavier / 23-10-2024
Descrição / Síntese:
Deverá ser apresentado o esquema concetual da unidade didática, onde estão presentes os conteúdos anteriormente lecionados e os conteúdos a lecionar na presente aula, para assim, definir, com detalhe, o fio condutor.
O docente começará lecionação dos conteúdos referentes à presente aula, utilizando a apresentação “A variação temporal da radiação solar”. O docente irá começar por apresentar as questões-chave, correspondentes a objetivos e que irão orientar a exploração do referido recurso. O powerpoint apresentará imagens e esquemas síntese, devendo ser acompanhado pela leitura do manual. Durante a apresentação do powerpoint o docente utilizará também uma lanterna para explicar as questões referentes ao grau de incidência dos raios solares. No final da apresentação será analisado um pequeno esquema concetual síntese dos conteúdos lecionados no powerpoint. A análise do powerpoint terminará com um pequeno questionário.
Seguidamente, os alunos deverão resolver um pequeno conjunto de exercícios do manual.
Terá depois lugar a lecionação dos conteúdos referentes aos conteúdos “A distribuição espacial da radiação solar e os fatores condicionantes”. Para tal será utilizado o powerpoint “A variabilidade espacial da radiação solar”, no qual inicialmente serão apresentadas as questões-chave, correspondentes a objetivos e que irão orientar a exploração do referido recurso. O powerpoint apresentará imagens e esquemas síntese, devendo ser acompanhado pela leitura do manual e a sua análise final incluirá um esquema concetual síntese dos conteúdos lecionados no powerpoint. O powerpoint incluirá no final um pequeno questionário (“Testa os teus conhecimentos”).
O docente apresentará depois dois recursos, elaborados tendo por base o CANVA e o Genially para testar os conhecimentos de forma interativa e imediata.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
1-Análise do esquema concetual da unidade didática
2-Apresentações powerpoint. O docente irá começar por apresentar as questões-chave, correspondentes a objetivos e que irão orientar a exploração do referido recurso. O powerpoint apresentará imagens e esquemas síntese, devendo ser acompanhado pela leitura do manual. Durante a apresentação do powerpoint o docente utilizará também uma lanterna para explicar as questões referentes ao grau de incidência dos raios solares. No final da apresentação será analisado um pequeno esquema concetual síntese dos conteúdos lecionados no powerpoint. A análise do powerpoints terminará com um pequeno questionário interativo “Testa os teus conhecimentos”.
3-Seguidamente, os alunos deverão resolver um pequeno conjunto de exercícios do manual.
4-O docente apresentará depois dois recursos, elaborados tendo por base o CANVA e o Genially para testar os conhecimentos de forma interativa e imediata e que serão disponibilizados na classroom para poderem continuar o seu estudo em casa.
Ferramentas e recursos:
Powerpoint, lanterna, quadro, projetor vídeo, marcador, computador portátil, manual de geografia
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala-de-aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)