>
3º Ciclo
Ana Luísa Neves da Silva / 24-10-2024
Descrição / Síntese:
O cenário de aprendizagem intitulado “À Descoberta do Mundo Romano” consiste na realização de um conjunto de atividades que visam desenvolver algumas das aprendizagens essenciais de várias áreas/ disciplinas.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre as diversas formas de construirmos o conhecimento e de o partilharmos, bem como o processo de investigação, as suas limitações e questões que ficarão para explorar no futuro.
No final, e depois da realização de uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conimbriga/ Ruínas e ao Museu PO.RO.S, proceder-se-á à concretização de uma exposição., da qual constam a apresentação dos diferentes trabalhos solicitados por todas as disciplinas envolvidas. A presente atividade engloba as disciplinas de História, Geografia, Cidadania e Educação Visual.
Para além da concretização da Visita de Estudo, será realizada uma exposição com os trabalhos elaborados pelos alunos no ãmbito das diferentes disciplinas envolvidas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor perante o tema 2.2. O mundo romano no apogeu do Império, explora com os alunos o início da lecionação da temática, questionando-os sobre algumas as situações que eles gostariam de abordar ou lança para o grupo-turma um conjunto de questões orientadoras/ questões-problema que precisam de ser respondidas no final do projeto.
Destacam-se as seguintes, de entre outras: Porquê que os Romanos quiseram conquistar outras terras?; Conseguiram os Romanos controlar os povos conquistados? Vivia-se bem em Roma?; Quem mandava em Roma?; As cidades romanas eram bem organizadas?; Que heranças nos deixaram os Romanos?
Os diferentes grupos escolhem, de acordo com os seus interesses, as questões que gostariam de trabalhar e responder, ao longo da pesquisa.
Ferramentas e recursos:
Material informático;
Recursos da biblioteca;
Recursos digitais sugeridos pelo professor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na biblioteca, em grupos, iniciam a pesquisa no sentido de responderem às questões orientadoras/ problema que escolheram
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conímbriga/ Ruínas e ao Museu PO.RO.S., em Condeixa-a-nova, no sentido de contactarem com o exemplo de um dos testemunhos/ legados materiais deixados pelos romanos no atual território português.
Recolha ainda de material de desenho e fotográfico dos vários aspetos que serão apresentados na exposição final que os alunos irão realizar, e que consiste na exposição dos trabalhos de esboço de paisagens (realizados no âmbito da Geografia); desenhos à vista dos mosaicos de Conimbriga (concretizados no âmbito da disciplina de EV e colocando em prática diferentes técnicas); registos fotográficos diversos para justificarem algumas das respostas às questões-problema.
Ferramentas e recursos:
Visita ao património;
Material fotográfico, de desenho, escrita
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 450 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Visita ao museu e ruínas; paisagem envolvente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam o resultado final do seu projeto à restante comunidade escolar com a realização de uma exposição intitulada “Os Romanos no nosso dia a dia…”, pois apresentam os resultados da pesquisa que realizaram e que respondem ás questões-problema iniciais, os esboços da paisagem que elaboraram, assim como os diversos registos fotográficos e de desenho dos mosaicos e casas romanas.
Ferramentas e recursos:
Expositores;
Material elaborado pelos alunos;
Computador (passagem de fotos,…)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Montagem da exposição em espaços comuns
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)