Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 700 minutos

>

À descoberta do Mundo Romano…

3º Ciclo

Ana Luísa Neves da Silva / 24-10-2024


Descrição / Síntese:

O cenário de aprendizagem intitulado “À Descoberta do Mundo Romano” consiste na realização de um conjunto de atividades que visam desenvolver algumas das aprendizagens essenciais de várias áreas/ disciplinas.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre as diversas formas de construirmos o conhecimento e de o partilharmos, bem como o processo de investigação, as suas limitações e questões que ficarão para explorar no futuro.
No final, e depois da realização de uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conimbriga/ Ruínas e ao Museu PO.RO.S, proceder-se-á à concretização de uma exposição., da qual constam a apresentação dos diferentes trabalhos solicitados por todas as disciplinas envolvidas. A presente atividade engloba as disciplinas de História, Geografia, Cidadania e Educação Visual.
Para além da concretização da Visita de Estudo, será realizada uma exposição com os trabalhos elaborados pelos alunos no ãmbito das diferentes disciplinas envolvidas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer os contributos da civilização romana para o mundo contemporâneo;
> Compreender que a língua, o Direito e a administração foram elementos unificadores do império;
> Caracterizar o poder imperial acentuando o seu estatuto sagrado e o controlo exercido sobre as instituições políticas;
> Caracterizar a arquitetura romana;
> Promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos;
> Localizar em representações cartográficas, de diversos tipos, locais e eventos históricos;
> Elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais
> Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica
> Enquadrar os objetos artísticos de diferentes culturas e períodos históricos, tendo como referência os saberes da História da
> Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte  pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas).

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa150 MINUTOS
À Descoberta do Mundo Romano….

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor perante o tema 2.2. O mundo romano no apogeu do Império, explora com os alunos o início da lecionação da temática, questionando-os sobre algumas as situações que eles gostariam de abordar ou lança para o grupo-turma um conjunto de questões orientadoras/ questões-problema que precisam de ser respondidas no final do projeto.

Destacam-se as seguintes, de entre outras: Porquê que os Romanos quiseram conquistar outras terras?; Conseguiram os Romanos controlar os povos conquistados? Vivia-se bem em Roma?; Quem mandava em Roma?; As cidades romanas eram bem organizadas?; Que heranças nos deixaram os Romanos?

Os diferentes grupos escolhem, de acordo com os seus interesses, as questões que gostariam de trabalhar e responder, ao longo da pesquisa. 


Ferramentas e recursos:

Material informático;

Recursos da biblioteca;

Recursos digitais sugeridos pelo professor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na biblioteca, em grupos, iniciam a pesquisa no sentido de responderem às questões orientadoras/ problema que escolheram

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação450 MINUTOS
Visita de Estudo ao Museu Mográfico de Conimbriga/ Ruínas e Museu PO.RO.S

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realização de uma visita de estudo ao Museu Monográfico de Conímbriga/ Ruínas e ao Museu PO.RO.S., em Condeixa-a-nova, no sentido de contactarem com o exemplo de um dos testemunhos/ legados materiais deixados pelos romanos no atual território português. 

Recolha ainda de material de desenho e fotográfico dos vários aspetos que serão apresentados na exposição final que os alunos irão realizar, e que consiste na exposição dos trabalhos de esboço de paisagens (realizados no âmbito da Geografia); desenhos à vista dos mosaicos de Conimbriga (concretizados no âmbito da disciplina de EV e colocando em prática diferentes técnicas); registos fotográficos diversos para justificarem algumas das respostas às questões-problema.


Ferramentas e recursos:

Visita ao património;

Material fotográfico, de desenho, escrita


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 450 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Visita ao museu e ruínas; paisagem envolvente.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Exposição “Os Romanos no nosso dia a dia…

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam o resultado final do seu projeto à restante comunidade escolar com a realização de uma exposição intitulada “Os Romanos no nosso dia a dia…”, pois apresentam os resultados da pesquisa que realizaram e que respondem ás questões-problema iniciais, os esboços da paisagem que elaboraram, assim como os diversos registos fotográficos e de desenho dos mosaicos e casas romanas.


Ferramentas e recursos:

Expositores;

Material elaborado pelos alunos;

Computador (passagem de fotos,…)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Montagem da exposição em espaços comuns

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top