Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 285 minutos

>

Produção de esquema em grupo de ginástica acrobática

3º Ciclo

Ricardo Chaves / 12-07-2023


Descrição / Síntese:

Os alunos vão pesquisar e executar figuras que poderão executar num grupo de 3-5 elementos, vão instruir e interagir com o professor relativamente a técnicas e regras de segurança. Depois de selecionadas as figuras a utilizar, vão tirar fotos e criar um esquema em grupo utilizando ferramentas digitais (foto, vídeo, áudio) para projetar o esquema. No final teremos uma apresentação do grupo para todos os colegas, que participarão na avaliação do grupo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Implementar Aprendizagem Baseada no Projeto;
> Pesquisar e organizar como aprendizes fora da sala de aula;
> Promova o trabalho colaborativo, a comunicação e a criatividade através da criação de um esquema gimnico;
> Avaliar, discutir e avaliar o desempenho e apresentação de cada grupo.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa20 MINUTOS
Pesquisa de figuras (em casa)

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Após uma aula inicial de revisão de conteúdos no âmbito da ginástica acrobática, os alunos são encorajados a realizar uma pesquisa na internet de figuras (explorador, exemplo: Google Chrome) que vão mostrar aos colegas de grupo na aula seguinte.


Ferramentas e recursos:

Num smartphone ou outro dispositivo eletrónico, utiliza o explorador, por exemplo: Google Chrome, para pesquisa de 6 imagens de figuras de ginástica acrobática. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O aluno realiza uma pesquisa no seu tempo fora de aula sobre 6 imagens de figuras de ginástica acrobática com vista a organizar as aprendizagens de forma autónoma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Experimentar as figuras escolhidas pelos diferentes elementos do grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos experimentam e fotografam cada figura e usam essas fotografias na ferramenta Powtoon, Canvas, outro, para criar projeto do esquema com fotografias e áudio. Existe uma avaliação intermediária com a entrega do projeto.


Ferramentas e recursos:

Smartphone, câmera, Mentimeter, Powtoon, Canvas, outro, coluna com ligação bluetooth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalham em pequeno grupo de 3-5 elementos na sua zona de colchões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Praticar e ensaiar o esquema definido no projeto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos praticam e ensaiam o esquema definido no seu projeto. Os alunos podem circular pela aula nos momentos de recuperação para observar outros grupos para troca de ideias  e/ou feeedback.


Ferramentas e recursos:

Smartphone, câmera, powtoon, coluna com ligação bluetooth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalham em pequeno grupo de 3-5 elementos na sua zona de colchões. Enquanto descansam, vão observar outros grupo para contribuir com feedback.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação do esquema de ginástica acrobática

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam em pequeno grupo os seus esquemas de ginástica acrobática, ao som de uma música escolhida pelo grupo, com recurso a sistema áudio: coluna + smartphone. A apresentação é gravada para depois ser realizada uma reflexão sobre a performance.


Ferramentas e recursos:

Smartphone/tablet para filmar as apresentações de cada grupo.
Coluna com ligação bluetooth ao smartphone para áudio do esquema.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo faz a apresentação do seu esquema. Os restantes alunos estão a assistir junto ao praticável.  

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Autoavaliação dos executantes e avaliação colegas de turma e professor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor após cada apresentação, pergunta a cada grupo como se autoavaliam, depois solicita feedback e avaliação dos colegas de turma. Por fim, o professor dá o seu feedback e avaliação da prestação de cada grupo. Após a verbalização de cada interveniente é preenchido um breve questionário no Google Forms.


Ferramentas e recursos:

Google Forms.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Professor e alunos sentados em circulo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)