>
3º Ciclo
Ricardo Chaves / 12-07-2023
Descrição / Síntese:
Os alunos vão pesquisar e executar figuras que poderão executar num grupo de 3-5 elementos, vão instruir e interagir com o professor relativamente a técnicas e regras de segurança. Depois de selecionadas as figuras a utilizar, vão tirar fotos e criar um esquema em grupo utilizando ferramentas digitais (foto, vídeo, áudio) para projetar o esquema. No final teremos uma apresentação do grupo para todos os colegas, que participarão na avaliação do grupo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Após uma aula inicial de revisão de conteúdos no âmbito da ginástica acrobática, os alunos são encorajados a realizar uma pesquisa na internet de figuras (explorador, exemplo: Google Chrome) que vão mostrar aos colegas de grupo na aula seguinte.
Ferramentas e recursos:
Num smartphone ou outro dispositivo eletrónico, utiliza o explorador, por exemplo: Google Chrome, para pesquisa de 6 imagens de figuras de ginástica acrobática.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O aluno realiza uma pesquisa no seu tempo fora de aula sobre 6 imagens de figuras de ginástica acrobática com vista a organizar as aprendizagens de forma autónoma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos experimentam e fotografam cada figura e usam essas fotografias na ferramenta Powtoon, Canvas, outro, para criar projeto do esquema com fotografias e áudio. Existe uma avaliação intermediária com a entrega do projeto.
Ferramentas e recursos:
Smartphone, câmera, Mentimeter, Powtoon, Canvas, outro, coluna com ligação bluetooth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalham em pequeno grupo de 3-5 elementos na sua zona de colchões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos praticam e ensaiam o esquema definido no seu projeto. Os alunos podem circular pela aula nos momentos de recuperação para observar outros grupos para troca de ideias e/ou feeedback.
Ferramentas e recursos:
Smartphone, câmera, powtoon, coluna com ligação bluetooth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalham em pequeno grupo de 3-5 elementos na sua zona de colchões. Enquanto descansam, vão observar outros grupo para contribuir com feedback.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam em pequeno grupo os seus esquemas de ginástica acrobática, ao som de uma música escolhida pelo grupo, com recurso a sistema áudio: coluna + smartphone. A apresentação é gravada para depois ser realizada uma reflexão sobre a performance.
Ferramentas e recursos:
Smartphone/tablet para filmar as apresentações de cada grupo.
Coluna com ligação bluetooth ao smartphone para áudio do esquema.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada grupo faz a apresentação do seu esquema. Os restantes alunos estão a assistir junto ao praticável.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor após cada apresentação, pergunta a cada grupo como se autoavaliam, depois solicita feedback e avaliação dos colegas de turma. Por fim, o professor dá o seu feedback e avaliação da prestação de cada grupo. Após a verbalização de cada interveniente é preenchido um breve questionário no Google Forms.
Ferramentas e recursos:
Google Forms.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Professor e alunos sentados em circulo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)