Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 125 minutos

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“Cimeira da União Europeia: A Adesão dos Países”

3º Ciclo

Sandra Silva / 22-10-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos irão recriar uma simulação de uma “Cimeira da União Europeia”, em que irão representar diferentes países, investigando os motivos históricos, políticos e económicos que levaram à adesão desses países à UE, bem como as implicações para o futuro da União. A turma será dividida em grupos de trabalho e cada grupo representará um país europeu que aderiu à UE em diferentes momentos da sua história. Cada grupo deverá investigar o processo de adesão do seu país à UE, tendo por base um conjunto de questões orientadoras. Por conseguinte, numa primeira fase, procederão a um trabalho de pesquisa, do qual deverá resultar um “Dossiê de Candidatura” do País à União Europeia. De seguida, proceder-se-á à simulação da Cimeira, onde haverá lugar para a apresentação da respetiva candidatura, bem como, um momento de negociação e argumentação entre os diferentes Países representados. Por último, a turma será levada a refletir sobre o que aprenderam e a partilhar os conhecimentos adquiridos, através de uma lista de verificação.
Com esta metodologia ativa pretende-se, não só tornar os conteúdos mais envolventes, como também promover o desenvolvimento de competências-chave que permitam aos alunos aprender de forma colaborativa, criativa e prática.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Discutir aspetos mais significativos da inserção de Portugal na União Europeia.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Investigar o processo de adesão do país à UE

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

  • A turma será dividida em grupos de 3-4 alunos e cada grupo representará um país europeu que aderiu à UE em diferentes momentos da sua história (Portugal, Espanha, França, Polónia, Croácia, etc.).
  • Cada grupo deverá investigar o processo de adesão do seu país à UE, abordando as seguintes questões:
    • Por que motivo o país quis aderir à UE?
    • Que desafios enfrentou no processo de adesão?
    • Quais os benefícios que o país obteve com a adesão?
  • Os alunos devem pesquisar informações sobre o contexto histórico do seu país, os requisitos de adesão e os impactos da entrada na União Europeia.
  • Podem utilizar manuais escolares, recursos digitais e sites recomendados.
  • O grupo deverá produzir um pequeno resumo que inclua: o ano de adesão, os desafios enfrentados e os benefícios económicos, políticos e sociais.

Links úteis: 


Ferramentas e recursos:

  • Computadores/tablets;
  • Acesso a livros e manuais;
  • Ferramentas digitais.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada por grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação25 MINUTOS
Criação do “Dossiê de Candidatura”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Cada grupo prepara um “Dossiê (Digital) de Candidatura” do país à União Europeia, onde defendem por que o seu país deve ser admitido (mesmo que já tenha aderido, eles simulam a situação de entrada).
  • Este dossiê deve conter:
    • 2 argumentos históricos e 2 argumentos económicos (baseados na investigação).
    • Projeções sobre o impacto futuro da adesão (para o país e para a UE) – no mínimo 2 impactos e no máximo 4, para o país e para a UE;
    • 3 propostas de como o país poderá contribuir para a UE (exemplo: área económica, recursos naturais, cooperação política).


Ferramentas e recursos:

  • Computadores/tablets;
  • Acesso a livros e manuais;
  • Ferramentas digitais.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada por grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão30 MINUTOS
Simulação da Cimeira

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • A professora assume o papel de moderadora da cimeira da UE.
  • Cada grupo apresenta o “Dossiê de Candidatura” do seu país, explicando os seus motivos para a adesão à UE e respondendo a perguntas colocadas pelos outros “países” (grupos).
  • Após a apresentação de cada grupo, haverá um pequeno debate onde os outros “países” podem questionar e argumentar sobre a relevância da adesão, criando um momento de negociação e argumentação.


Ferramentas e recursos:

  • Computadores/tablets;
  • Dossiê digital.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grande Grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

  • Após a simulação, a turma, em conjunto, reflete sobre o que aprenderam. Os alunos criam um documento, no Padlet,  com 3 colunas: coluna A – 3 ideias que aprenderam sobre as vantagens de adesão à UE; Coluna B – 2 ideias que os surpreenderam sobre dificuldades de adesão à UE; Coluna C – 1 ideia que demonstre de que forma a UE poderá continuar a evoluir.


Ferramentas e recursos:

  • Computadores/tablets;
  • Ferramentas digitais.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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