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3º Ciclo
Tiago Páscoa / 21-10-2024
Descrição / Síntese:
A atividade destina-se aos discentes do 9.º ano de escolaridade e está centrada no subtema “Riscos e catástrofes naturais.”, do tema “Ambiente e Sociedade”.
Esta atividade consiste na localização de fenómenos meteorológicos extremos em Portugal utilizando o Google Earth, no qual os discentes deverão inserir informações como notícias, vídeos e fotografias/imagens relacionadas com os fenómenos em estudo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os discentes terão três aulas para realizarem trabalho em sala de aula.
Na primeira aula serão realizados grupos de trabalho e a cada um dos grupos será indicado qual o fenómeno meteorológico extremo a trabalhar. Nesta fase os discentes irão realizar o trabalho de pesquisa, pesquisando os locais afetados pelo fenómeno meteorológico extremo. Concluída a tarefa deverão pesquisar e selecionar notícias, fotografias/imagens e vídeos sobre o fenómeno no local.
Na segunda aula o docente explicará (teórica) e exemplificará (prática) como os discentes deverão proceder à inserção das informações recolhidas no Google Earth, demonstrando todos os passos que deverão realizar para cada tipo de ação.
Na terceira aula irão trabalhar na inserção das informações recolhidas no Google Earth.
Posteriormente, os discentes deverão partilhar com o docente o Projeto do Google Earth até uma data limite a definir.
Ferramentas e recursos:
Computador Portátil ou Telemóvel
Utilização do Google Earth (on-line)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os discentes, em pares ou em grupos de 3, com computador portátil ou telemóvel, pesquisam as informações relativas aos locais afetados pelo fenómeno meteorológico extremo.
Após o trabalho de pesquisa irão inserir as informações no Google Earth na localização onde ocorreram os fenómenos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)