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 150 minutos

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Fenómenos meteorológicos extremos em Portugal

3º Ciclo

Tiago Páscoa / 21-10-2024


Descrição / Síntese:

A atividade destina-se aos discentes do 9.º ano de escolaridade e está centrada no subtema “Riscos e catástrofes naturais.”, do tema “Ambiente e Sociedade”.
Esta atividade consiste na localização de fenómenos meteorológicos extremos em Portugal utilizando o Google Earth, no qual os discentes deverão inserir informações como notícias, vídeos e fotografias/imagens relacionadas com os fenómenos em estudo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.
> Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os riscos e as catástrofes naturais.
> Relacionar as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

Atividades a desenvolver

〉Criação150 MINUTOS
Que fenómenos extremos meteorológicos afetaram Portugal?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os discentes terão três aulas para realizarem trabalho em sala de aula.

Na primeira aula serão realizados grupos de trabalho e a cada um dos grupos será indicado qual o fenómeno meteorológico extremo a trabalhar. Nesta fase os discentes irão realizar o trabalho de pesquisa, pesquisando os locais afetados pelo fenómeno meteorológico extremo. Concluída a tarefa deverão pesquisar e selecionar notícias, fotografias/imagens e vídeos sobre o fenómeno no local.

Na segunda aula o docente explicará (teórica) e exemplificará (prática) como os discentes deverão proceder à inserção das informações recolhidas no Google Earth, demonstrando todos os passos que deverão realizar para cada tipo de ação.

Na terceira aula irão trabalhar na inserção das informações recolhidas no Google Earth.

Posteriormente, os discentes deverão partilhar com o docente o Projeto do Google Earth até uma data limite a definir.


Ferramentas e recursos:

Computador Portátil ou Telemóvel

Utilização do Google Earth (on-line)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os discentes, em pares ou em grupos de 3, com computador portátil ou telemóvel, pesquisam as informações relativas aos locais afetados pelo fenómeno meteorológico extremo.

Após o trabalho de pesquisa irão inserir as informações no Google Earth na localização onde ocorreram os fenómenos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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