>
3º Ciclo
Henrique Pires / 21-10-2024
Descrição / Síntese:
Desenvolvimento de um cenário de aprendizagem onde os alunos vão pesquisar sobre as três fases da 2ª guerra mundial e as consequências. Inclui uma reflexão sobre a natureza humana.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Filosofia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Utilização do link do video do Youtube – Robert Oppenheimer – Quem foi o verdadeiro Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica
Visualização do texto de Vergílio Ferreira (Espaço do Invisível 1) – “Há uma voz obscura no homem, mas essa voz é a sua. Há um apelo ao máximo, mas vem do máximo que ele é. Há o limite impossível, mas é do excesso que é o próprio homem.”
– Formulação da questão-problema da aula:” O Homem como criador e destruidor”.
– Exploração do recurso “Imagens da 2.ªGrande Guerra, incluindo as de Hiroxima/Nagasáqui”, através de questões de exploração, em trabalho conjunto professor-turma, de modo a que os alunos possam:
- Compreender a construção ideológica dos regimes totalitários, apoiados na propaganda, nacionalismo, colonialismo e imperialismo.
- Distinguir as três fases da Guerra.
- Identificar as consequências da 2.ª Guerra Mundial.
- Reconhecer os benefícios/malefícios da energia nuclear.
- Construir uma reflexão sobre a natureza humana como criador e destruidor.
Ferramentas e recursos:
- Manual escolar.
- Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Os grupos irão fazer as pesquisas sobre os conteúdos apresentados pelo professor e vão apresentar as suas conclusões de forma suscinta.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)