Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

A 2.ª Grande Guerra – fases e consequências

3º Ciclo

Henrique Pires / 21-10-2024


Descrição / Síntese:

Desenvolvimento de um cenário de aprendizagem onde os alunos vão pesquisar sobre as três fases da 2ª guerra mundial e as consequências. Inclui uma reflexão sobre a natureza humana.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Filosofia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Identificar as alianças estabelecidas antes da 2:ª Grande Guerra e os seus principais intervenientes.
> – Compreender os principais acontecimentos da guerra em cada uma das suas fases.
> – Referir as perdas humanas e materiais provocadas pela 2.ª Guerra Mundial.
> – Analisar os efeitos das atrocidades cometidas sobre as populações civis, nomeadamente as consequências do racismo nazi, da violência exercida pelas tropas japonesas e da destruição sistemática de cidades (bombas convencionais e bombas atómicas) – Inclui uma reflexão sobre a Natureza do ser humano na utilização das armas de destruição em massa.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
.A 2.ª Guerra Mundial: fases e consequências

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Utilização do link  do video do Youtube –  Robert Oppenheimer – Quem foi o verdadeiro Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica

 

Visualização do texto de Vergílio Ferreira (Espaço do Invisível 1) – “Há uma voz obscura no homem, mas essa voz é a sua. Há um apelo ao máximo, mas vem do máximo que ele é. Há o limite impossível, mas é do excesso que é o próprio homem.”

– Formulação da questão-problema da aula:” O Homem como criador e destruidor”.

– Exploração do recurso “Imagens da 2.ªGrande Guerra, incluindo as  de Hiroxima/Nagasáqui”, através de questões de exploração, em trabalho conjunto professor-turma, de modo a que os alunos possam:

  1. Compreender a construção ideológica dos regimes totalitários, apoiados na propaganda, nacionalismo, colonialismo e imperialismo.
  2. Distinguir as três fases da Guerra.
  3. Identificar as consequências da 2.ª Guerra Mundial.
  4. Reconhecer os benefícios/malefícios da energia nuclear.
  5. Construir uma reflexão sobre a natureza humana como criador e destruidor.


Ferramentas e recursos:

  • Manual escolar.
  • Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Os grupos irão fazer as pesquisas sobre os conteúdos apresentados pelo professor e vão apresentar as suas conclusões de forma suscinta.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top