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Ensino Secundário
Ana Alonso / 20-10-2024
Descrição / Síntese:
Um cenário de aprendizagem envolvendo História A e Ciência Política pode ser uma estratégia poderosa para integrar os conceitos dessas duas disciplinas e promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. A seguir, apresento um cenário de aprendizagem focado no estudo de sistemas políticos ao longo da história e as suas influências nas dinâmicas de poder contemporâneas.
Contextualização
Os alunos irão explorar a evolução dos sistemas políticos desde as civilizações antigas até os dias atuais, focando em momentos-chave da história em que mudanças no governo ou na organização política influenciaram sociedades e o desenvolvimento de instituições políticas contemporâneas. Eles também analisarão como esses sistemas impactaram e continuam a impactar o pensamento político moderno.
Este cenário de aprendizagem integra História A e Ciência Política ao fornecer um espaço dinâmico para os alunos explorarem a evolução dos sistemas políticos e a sua relevância nos dias atuais. A produção de vídeos, debates e reflexões estimula a autonomia, criatividade e capacidade de comunicação, além de promover uma compreensão crítica do mundo político que nos rodeia.
Objetivos de Aprendizagem
História A: Compreender os diferentes sistemas políticos (monarquias, oligarquias, repúblicas) desde a Antiguidade (Roma, Grécia) até o século XX, analisando os fatores que influenciaram a ascensão e queda desses sistemas.
Ciência Política: Estudar conceitos fundamentais como democracia, autoritarismo, totalitarismo, separação de poderes, direitos humanos e cidadania, e como esses conceitos evoluíram ao longo do tempo.
Competências-chave: Pensamento crítico, análise de fontes históricas e políticas, comunicação e argumentação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
A turma inicia com a leitura e análise de textos históricos e políticos sobre os sistemas de governo na Grécia Antiga, Roma e outros contextos relevantes, como a Idade Média e o Absolutismo na Era Moderna. A problemática central será:
Como os sistemas políticos da Antiguidade e da Idade Moderna moldaram as democracias e as formas de governo contemporâneas?
Os alunos discutem a importância da participação política na Grécia Antiga (democracia ateniense), o modelo republicano romano e as monarquias absolutistas da Idade Moderna, estabelecendo paralelos com os sistemas democráticos e autoritários atuais.
Ferramentas e recursos:
Google docs.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada em U
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Divisão em Grupos: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo estuda um período histórico e o sistema político predominante:
Grécia Antiga: Democracia ateniense e a participação cidadã.
Roma Antiga: A república e a transição para o império.
Idade Média: Monarquias feudais e o papel da Igreja na política.
Absolutismo Moderno: O poder centralizado dos reis absolutos.
Revoluções Modernas: Revoluções Americana e Francesa, a luta pela democracia.
Cada grupo deve responder questões como:
Quais eram os principais ideais ou valores políticos desse sistema?
Quais grupos tinham acesso ao poder político e quais eram excluídos?
Como o sistema político afetava a vida social, económica e cultural da população?
Quais os legados políticos que permaneceram até hoje?
Ferramentas e recursos:
LED
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de Ambientes Educativos Inovadores
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Após a investigação, os alunos produzem dois materiais:
Debate em sala: Cada grupo apresenta um breve resumo sobre o sistema político que estudou, seguido de um debate entre todos os grupos sobre as seguintes questões:
Quais foram as maiores contribuições de cada sistema político para a sociedade moderna?
Quais as principais semelhanças e diferenças entre os sistemas antigos e o que vemos hoje em termos de poder político e governança?
Os sistemas modernos de governo (democracias) refletem mais a política ateniense ou o republicanismo romano?
Aqui, será possível integrar aspetos de Ciência Política, como análise da separação de poderes, cidadania e direitos políticos, observando as heranças e diferenças entre as formas de governo estudadas.
Produção de vídeo: Cada grupo cria um vídeo explicando a evolução do sistema político que estudaram, focando nos seguintes pontos:
Contexto histórico e social em que o sistema político surgiu.
As características principais desse sistema (quem governava, como as decisões eram tomadas, quem participava da política).
A sua influência no desenvolvimento dos sistemas políticos contemporâneos.
Comparação com as formas de governo atuais e as lições aprendidas.
Os vídeos podem ser gravados como pequenas entrevistas, documentários ou dramatizações. Ao integrar essa componente, os alunos exercitam a sua criatividade, desenvolvem habilidades técnicas (gravação, edição de vídeo) e refinam a sua capacidade de comunicação.
Ferramentas e recursos:
Google slides, Prezi
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada em U
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Com os materiais prontos, os alunos participam numa mesa-redonda na qual analisam o impacto dos sistemas políticos antigos nas democracias contemporâneas e outras formas de governo (como regimes autoritários). Eles podem discutir temas como:
Como as democracias modernas evoluíram a partir desses modelos?
Em que medida os conceitos de cidadania e participação política mudaram desde a Antiguidade?
Que elementos de sistemas autoritários ou totalitários vistos ao longo da história ainda se manifestam em alguns países hoje?
Essas discussões irão ajudar a integrar os conceitos de História com os de Ciência Política, reforçando a compreensão da evolução do poder político ao longo do tempo e o seu impacto nos sistemas de governação atuais.
Ferramentas e recursos:
Gama, Mentimeter
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesa redonda
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
A avaliação será baseada em três critérios principais:
Participação no debate: Capacidade de argumentação, pensamento crítico e articulação de ideias.
Qualidade do vídeo produzido: Clareza das informações, criatividade e integração dos conceitos históricos e políticos.
Reflexão final: Os alunos escrevem um pequeno ensaio, relacionando os sistemas políticos estudados com as atuais dinâmicas de poder global (democracia, autoritarismo, populismo), integrando as aprendizagens de História e Ciência Política.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Não tem influência no trabalho final.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)