Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 350 minutos

>

A Evolução dos Sistemas Políticos: Do Mundo Antigo à Democracia Moderna

Ensino Secundário

Ana Alonso / 20-10-2024


Descrição / Síntese:

Um cenário de aprendizagem envolvendo História A e Ciência Política pode ser uma estratégia poderosa para integrar os conceitos dessas duas disciplinas e promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. A seguir, apresento um cenário de aprendizagem focado no estudo de sistemas políticos ao longo da história e as suas influências nas dinâmicas de poder contemporâneas.
Contextualização
Os alunos irão explorar a evolução dos sistemas políticos desde as civilizações antigas até os dias atuais, focando em momentos-chave da história em que mudanças no governo ou na organização política influenciaram sociedades e o desenvolvimento de instituições políticas contemporâneas. Eles também analisarão como esses sistemas impactaram e continuam a impactar o pensamento político moderno.
Este cenário de aprendizagem integra História A e Ciência Política ao fornecer um espaço dinâmico para os alunos explorarem a evolução dos sistemas políticos e a sua relevância nos dias atuais. A produção de vídeos, debates e reflexões estimula a autonomia, criatividade e capacidade de comunicação, além de promover uma compreensão crítica do mundo político que nos rodeia.
Objetivos de Aprendizagem
História A: Compreender os diferentes sistemas políticos (monarquias, oligarquias, repúblicas) desde a Antiguidade (Roma, Grécia) até o século XX, analisando os fatores que influenciaram a ascensão e queda desses sistemas.
Ciência Política: Estudar conceitos fundamentais como democracia, autoritarismo, totalitarismo, separação de poderes, direitos humanos e cidadania, e como esses conceitos evoluíram ao longo do tempo.
Competências-chave: Pensamento crítico, análise de fontes históricas e políticas, comunicação e argumentação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Avaliar e interpretar documentos históricos, comparando diferentes perspetivas e contextos.
> Comparar diferentes sistemas políticos ao longo da história e relacioná-los com os desafios contemporâneos.
> Compreender a causalidade histórica e a relação entre eventos passados e o presente.
> Apresentar argumentos de forma clara e estruturada, com base em fontes credíveis.
> Analisar o papel do cidadão nas diferentes formas de governo e refletir sobre o papel da democracia nos dias atuais.
> Avaliar diferentes sistemas políticos e ideologias, compreendendo as suas implicações na sociedade.
> Desenvolver a capacidade de discutir questões políticas com base em argumentos sustentados em factos e teorias.
> Promover o envolvimento dos alunos em questões cívicas e políticas, incentivando a participação informada e crítica nas instituições democráticas.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Introdução e Problemática

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

A turma inicia com a leitura e análise de textos históricos e políticos sobre os sistemas de governo na Grécia Antiga, Roma e outros contextos relevantes, como a Idade Média e o Absolutismo na Era Moderna. A problemática central será:

Como os sistemas políticos da Antiguidade e da Idade Moderna moldaram as democracias e as formas de governo contemporâneas?

Os alunos discutem a importância da participação política na Grécia Antiga (democracia ateniense), o modelo republicano romano e as monarquias absolutistas da Idade Moderna, estabelecendo paralelos com os sistemas democráticos e autoritários atuais.


Ferramentas e recursos:

Google docs.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em U

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Exploração e Investigação

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Divisão em Grupos: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo estuda um período histórico e o sistema político predominante:

Grécia Antiga: Democracia ateniense e a participação cidadã.

Roma Antiga: A república e a transição para o império.

Idade Média: Monarquias feudais e o papel da Igreja na política.

Absolutismo Moderno: O poder centralizado dos reis absolutos.

Revoluções Modernas: Revoluções Americana e Francesa, a luta pela democracia.

Cada grupo deve responder questões como:

Quais eram os principais ideais ou valores políticos desse sistema?

Quais grupos tinham acesso ao poder político e quais eram excluídos?

Como o sistema político afetava a vida social, económica e cultural da população?

Quais os legados políticos que permaneceram até hoje?


Ferramentas e recursos:

LED


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de Ambientes Educativos Inovadores

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Produção de Conteúdo – Debate e Vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Após a investigação, os alunos produzem dois materiais:

Debate em sala: Cada grupo apresenta um breve resumo sobre o sistema político que estudou, seguido de um debate entre todos os grupos sobre as seguintes questões:

Quais foram as maiores contribuições de cada sistema político para a sociedade moderna?

Quais as principais semelhanças e diferenças entre os sistemas antigos e o que vemos hoje em termos de poder político e governança?

Os sistemas modernos de governo (democracias) refletem mais a política ateniense ou o republicanismo romano?

Aqui, será possível integrar aspetos de Ciência Política, como análise da separação de poderes, cidadania e direitos políticos, observando as heranças e diferenças entre as formas de governo estudadas.

Produção de vídeo: Cada grupo cria um vídeo explicando a evolução do sistema político que estudaram, focando nos seguintes pontos:

Contexto histórico e social em que o sistema político surgiu.

As características principais desse sistema (quem governava, como as decisões eram tomadas, quem participava da política).

A sua influência no desenvolvimento dos sistemas políticos contemporâneos.

Comparação com as formas de governo atuais e as lições aprendidas.

Os vídeos podem ser gravados como pequenas entrevistas, documentários ou dramatizações. Ao integrar essa componente, os alunos exercitam a sua criatividade, desenvolvem habilidades técnicas (gravação, edição de vídeo) e refinam a sua capacidade de comunicação.


Ferramentas e recursos:

Google slides, Prezi


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em U

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Comparação com a Atualidade

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Com os materiais prontos, os alunos participam numa mesa-redonda na qual analisam o impacto dos sistemas políticos antigos nas democracias contemporâneas e outras formas de governo (como regimes autoritários). Eles podem discutir temas como:

Como as democracias modernas evoluíram a partir desses modelos?

Em que medida os conceitos de cidadania e participação política mudaram desde a Antiguidade?

Que elementos de sistemas autoritários ou totalitários vistos ao longo da história ainda se manifestam em alguns países hoje?

Essas discussões irão ajudar a integrar os conceitos de História com os de Ciência Política, reforçando a compreensão da evolução do poder político ao longo do tempo e o seu impacto nos sistemas de governação atuais.


Ferramentas e recursos:

Gama, Mentimeter


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesa redonda

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

A avaliação será baseada em três critérios principais:

Participação no debate: Capacidade de argumentação, pensamento crítico e articulação de ideias.

Qualidade do vídeo produzido: Clareza das informações, criatividade e integração dos conceitos históricos e políticos.

Reflexão final: Os alunos escrevem um pequeno ensaio, relacionando os sistemas políticos estudados com as atuais dinâmicas de poder global (democracia, autoritarismo, populismo), integrando as aprendizagens de História e Ciência Política.


Ferramentas e recursos:

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Não tem influência no trabalho final.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top