>
1º Ciclo
Ana Silva / 12-07-2023
Descrição / Síntese:
Este cenário tem como objetivo fomentar a criação de histórias através de plataformas digitais, mais concretamente o Storyjumper, e consciencializar os alunos para a proteção do meio ambiente, nomeadamente da Serra da Arrábida.
A sua implementação tem por base a articulação das diferentes disciplinas do 3º e 4ºs anos de escolaridade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Inglês ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos visualizam um vídeo sobre a história (https://youtu.be/jK3v68K_p9c ) e identificam os aspetos principais da narrativa oralmente.
Aplicação de um google forms para avaliação formativa (Interpretação da história: “O Vendedor de Felicidade.” – Avaliação Formativa – Google Forms).
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
Livro
Youtube – https://youtu.be/jK3v68K_p9c
Google forms – Interpretação da história: “O Vendedor de Felicidade.” – Avaliação Formativa – Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com os alunos virados para o projetor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
Visualizar um vídeo explicativo de como desenhar pictogramas e explorar online o editor Visme. Elaborar um pictograma em cartaz (cartolina) ou no editor Visme, após aplicação de questionário de preferências na aplicação tricider.
Aplicação de rubrica de autoavaliação.
Ferramentas e recursos:
Computador e Projetor
App Tricider e editor Visme
Rubrica de autoavaliação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com os alunos dispostos em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Rubrica_autoavaliacao_Ficha_OTD-1.docx
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualizar um vídeo – https://youtu.be/FV9o7705G2M sobre a vida selvagem da Serra da Arrábida, pesquisar as aves existentes e elaborar um cartaz infográfico na App Canva.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
App Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com os alunos dispostos em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pesquisa de vocabulário sobre os pássaros (personagens) da história: ” O Vendedor de Felicidade” e dos pássaros existentes na Serra da Arrábida em Língua Inglesa e elaboração de pequenas frases descritivas sobre as aves pesquisadas, para a posterior legendagem do livro digital na app Storyjumper
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
Dicionário online : Cambridge Dictionary | English Dictionary, Translations & Thesaurus
Caderno
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com os alunos dispostos em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visita de estudo à Serra da Arrábida para aprofundar conhecimentos relativos à fauna, de forma a criarem um livro digital na app Storyjumper para apresentação à comunidade escolar.
Guião da Visita de Estudo: https://www.canva.com/design/DAFo4rp4VEY/zJ-m8uP3e1DHvV-YMqKqRw/view?utm_content=DAFo4rp4VEY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink
Ferramentas e recursos:
Autocarro
Computador e projetor
App Storyjumper
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Serra da Arrábida
Sala de aula com os alunos dispostos em grupo
Biblioteca
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)