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Ensino Secundário
Ana Alonso / 20-10-2024
Descrição / Síntese:
Cenário de aprendizagem interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História A, Ciência Política, e Aplicações Informáticas. O objetivo é estimular os alunos a desenvolver competências de pesquisa, análise crítica e uso de tecnologias digitais para resolver questões contemporâneas, baseadas no conhecimento histórico e político.
Objetivo Geral:
Explorar o impacto das grandes revoluções políticas da história moderna e contemporânea, refletindo sobre o papel das tecnologias digitais na disseminação de ideias políticas e nos movimentos sociais do século XXI.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Metodologia:
Grupos de Trabalho: Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo terá que escolher uma revolução histórica para estudar.
Cada grupo terá que analisar a revolução de forma profunda:
- Analisar as causas, os principais eventos, os ideais políticos envolvidos, e as consequências a longo prazo;
- Identificar as mudanças políticas e sociais desencadeadas por estas revoluções;
- Relacioná-la com os conceitos políticos aprendidos;
- Criar um produto digital que sintetize as suas aprendizagens.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): O foco será na produção de um projeto final que englobe pesquisa histórica, análise política e competências tecnológicas.
Tecnologias a Usar: Ferramentas como PowerPoint, Prezi, Canva, e programas de edição de vídeo (Filmora, Adobe Premiere) para apresentação de vídeos ou documentários curtos.
Ferramentas e recursos:
Word, PowerPoint, Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com o mobiliário organizado para o trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
- Os grupos analisam os impactos dessas revoluções em sistemas políticos atuais. Por exemplo, como os ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade, fraternidade) influenciaram as democracias modernas?
- Explorar os desafios políticos das ideologias revolucionárias nos sistemas de governo contemporâneos.
- Debater a influência da tecnologia moderna, como as redes sociais, na promoção ou supressão de movimentos políticos e sociais.
Ferramentas e recursos:
Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em U
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
- Produção de uma Apresentação Multimédia. Os alunos criam uma apresentação digital interativa (PowerPoint, Prezi) ou um vídeo/documentário sobre a revolução escolhida.
- Criação de Mapas históricos digitais, cronologias interativas e análise política baseada em gráficos e visualizações de dados.
- Criação de ferramentas como Mentimeter para criar questionários interativos que envolvam toda a turma numa discussão política sobre os temas abordados.
Ferramentas e recursos:
Powerpoint, Prezi, Mentimeter
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço virtual
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)