Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 250 minutos

>

As Revoluções Políticas e os Seus Reflexos no Mundo Digital

Ensino Secundário

Ana Alonso / 20-10-2024


Descrição / Síntese:

Cenário de aprendizagem interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História A, Ciência Política, e Aplicações Informáticas. O objetivo é estimular os alunos a desenvolver competências de pesquisa, análise crítica e uso de tecnologias digitais para resolver questões contemporâneas, baseadas no conhecimento histórico e político.
Objetivo Geral:
Explorar o impacto das grandes revoluções políticas da história moderna e contemporânea, refletindo sobre o papel das tecnologias digitais na disseminação de ideias políticas e nos movimentos sociais do século XXI.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Competências históricas: Pesquisa e análise crítica de acontecimentos históricos.
> Pensamento crítico e analítico: Comparar diferentes sistemas políticos ao longo da história e relacioná-los com os desafios contemporâneos.
> Competências políticas: Compreensão das ideologias e sistemas políticos, e análise de como estes se manifestam na contemporaneidade.
> Competência de comunicação: Apresentação de ideias complexas de forma clara, concisa e persuasiva, tanto em debates como em vídeos.
> Competências digitais: Uso de ferramentas tecnológicas para apresentação de dados, simulações, e conteúdo interativo.
> Cidadania e literacia política: Analisar o papel do cidadão nas diferentes formas de governo e refletir sobre o papel da democracia nos dias atuais.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Pesquisa e Contextualização Histórica (História A)

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Metodologia:

Grupos de Trabalho: Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo terá que escolher uma revolução histórica para estudar.

Cada  grupo terá que analisar a revolução de forma profunda:

  • Analisar as causas, os principais eventos, os ideais políticos envolvidos, e as consequências a longo prazo;
  • Identificar as mudanças políticas e sociais desencadeadas por estas revoluções;
  • Relacioná-la com os conceitos políticos aprendidos;
  • Criar um produto digital que sintetize as suas aprendizagens.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): O foco será na produção de um projeto final que englobe pesquisa histórica, análise política e competências tecnológicas.

Tecnologias a Usar: Ferramentas como PowerPoint, Prezi, Canva, e programas de edição de vídeo (Filmora, Adobe Premiere) para apresentação de vídeos ou documentários curtos.

 


Ferramentas e recursos:

Word, PowerPoint, Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com o mobiliário organizado para o trabalho de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Análise Crítica (Ciência Política)

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

  • Os grupos analisam os impactos dessas revoluções em sistemas políticos atuais. Por exemplo, como os ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade, fraternidade) influenciaram as democracias modernas?
  • Explorar os desafios políticos das ideologias revolucionárias nos sistemas de governo contemporâneos.
  • Debater a influência da tecnologia moderna, como as redes sociais, na promoção ou supressão de movimentos políticos e sociais.


Ferramentas e recursos:

Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em U

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Criação de Produto Digital (Aplicações Informáticas)

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

  • Produção de uma Apresentação Multimédia. Os alunos criam uma apresentação digital interativa (PowerPoint, Prezi) ou um vídeo/documentário sobre a revolução escolhida.
  • Criação de Mapas históricos digitais, cronologias interativas e análise política baseada em gráficos e visualizações de dados.
  • Criação de ferramentas como Mentimeter para criar questionários interativos que envolvam toda a turma numa discussão política sobre os temas abordados.


Ferramentas e recursos:

Powerpoint,  Prezi, Mentimeter


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top