Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

Distâncias Reais Usando Google Maps

3º Ciclo

Maria José Coelho Lampreia / 20-10-2024


Descrição / Síntese:

1. Compreender como usar o Google Maps para determinar distâncias e percursos.
2. Identificar a localização da casa e da escola.
3. Calcular a distância real entre dois pontos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolvimento pessoal e autonomia Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Distâncias reais utilizando o Google Maps

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Professor
    • introduz o conceito de distância e percurso em geografia.
    • discute a importância de saber calcular distâncias e como isso se aplica no dia a dia.
    •  apresenta o Google Maps como uma ferramenta útil para explorar rotas calcular  distâncias reais.
  • Os alunos em pares seguem o guião:
  • Determinar a rota:
    •  abrir o Google Maps.
    • inserir o endereço da sua casa e o outro,  o endereço da escola;
    •  usar a função “Direções” do Google Maps para determinar a melhor rota entre casa e escola.
    • selecionar modos de transporte (a pé, de carro, de bicicleta).
  • Calcular a Distância:
    • Anotar a distância mostrada pelo Google Maps para cada modo de transporte
    • Comparar as distâncias entre os diferentes modos.
  • Discussão:
    • Cada grupo apresenta os resultados e discute as diferenças nas distâncias.


Ferramentas e recursos:

 

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Guião de trabalho.
  • Projetor para apresentar os trabalhos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

      •  

Sala de aula, a turma dividida em  pares, com um pc ou tablet e um Guião de trabalho ( fornecido pelo professor) , seguem as instruções do guião de trabalho e colocam dúvidas à medida que o projeto avança.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top