>
3º Ciclo
Maria José Coelho Lampreia / 20-10-2024
Descrição / Síntese:
1. Compreender como usar o Google Maps para determinar distâncias e percursos.
2. Identificar a localização da casa e da escola.
3. Calcular a distância real entre dois pontos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Professor
- introduz o conceito de distância e percurso em geografia.
- discute a importância de saber calcular distâncias e como isso se aplica no dia a dia.
- apresenta o Google Maps como uma ferramenta útil para explorar rotas calcular distâncias reais.
- Os alunos em pares seguem o guião:
- Determinar a rota:
-
- abrir o Google Maps.
- inserir o endereço da sua casa e o outro, o endereço da escola;
- usar a função “Direções” do Google Maps para determinar a melhor rota entre casa e escola.
- selecionar modos de transporte (a pé, de carro, de bicicleta).
- Calcular a Distância:
- Anotar a distância mostrada pelo Google Maps para cada modo de transporte
- Comparar as distâncias entre os diferentes modos.
- Discussão:
- Cada grupo apresenta os resultados e discute as diferenças nas distâncias.
Ferramentas e recursos:
- Computadores ou tablets com acesso à internet.
- Guião de trabalho.
- Projetor para apresentar os trabalhos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, a turma dividida em pares, com um pc ou tablet e um Guião de trabalho ( fornecido pelo professor) , seguem as instruções do guião de trabalho e colocam dúvidas à medida que o projeto avança.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)