Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 415 minutos

>

A primeira globalização dos séculos XV e XVI promoveu a circulação de pessoas e de produtos que influenciaram os hábitos culturais e alimentares até aos dias de hoje.

3º Ciclo

MARIA FILOMENA LADEIRA MATOS / 19-10-2024


Descrição / Síntese:

Perceber o que significa o conceito de de Globalização. Identificar as principais rotas do comércio mundial e os produtos transacionados nas rotas intercontinentais. Reconhecer as consequências decorrentes deste encontro entre povos e culturas, (a nível religioso, a nível racial (miscigenação), linguístico gastronómico e patrimonial) mas, com maior ênfase, para o tráfico de seres humanos, realidade que ainda hoje subsiste, embora em contextos diferentes.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar as rotas intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de produtos ultramarinos.
> Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos influenciando os hábitos culturais.
> Identificar/aplicar os conceitos: globalização, enconro de culturas, aculturação e tráfico de escravos.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
O COMÉRCIO À ESCALA MUNDIAL: O que significa o termo globalização? Quais as rotas intercontinentais que se formaram? Quem as dominava? Que produtos circulavam nessas rotas? Quais os principais centros económicos da Europa no século XVI?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos irão realizar um Brainstorming sobre o que entendem o que entendem por GLOBALIZAÇÃO , no Canva, de forma colaborativa.

Link público – https://www.canva.com/design/DAGT15AIHD8/OyktoJJnTkrk-cW2FpWlLg/view?utm_content=DAGT15AIHD8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor 

Link de edição – https://www.canva.com/design/DAGT15AIHD8/OpO8SpDnDDoecVWCtil0jw/edit?utm_content=DAGT15AIHD8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

– A participação dos alunos sobre o tema irá ser registado no Canva, bem como a conclusão que os alunos chegarem.

-Leitura sobre a primeira globalização do documento 1 (anexo 1) e análise do mesmo, com resposta às questões colocadas. Em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor sendo a sua correção feita de seguida.

– Visionamento do vídeo da Escola Virtual “As grandes rotas do comércio mundial do século XVI” com questões interativas.

Link –  https://app.nearpod.com/?pin=00918D3702501B23F8ACF9E080E08303-1&&utm_source=link

– Análise do mapa do documento 2 (anexo 1) e resposta dadas pelos alunos às questões colocadas. Os alunos irão responder às questões colocadas e, em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor, sendo a sua correção feita de seguida.  Interpretação oral feita de forma voluntária sobre o esquema “O comércio no mundo no século XIV” feita entre os continentes.

– Leitura do documento 3 (anexo1) e resposta às questões sobre esta fonte e outras acima mencionadas. Os alunos irão responder às questões colocadas e, em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor, sendo a sua correção feita de seguida.

– Avaliação formativa individual – Quiz /link

https://view.genially.com/6712b580bb3af81c0beabbdb/interactive-content-comercio-a-escala-mundial-darts-quiz

 


Ferramentas e recursos:

Ferramentas digitais – Canva, Escola Virtual, Nearpod, Genially , utilizados na elaboração de recursos mencionados na “Descrição da Atividade”.

Documentos de manuais da Escola Virtual e vídeo

Computador, videoprojetor, kit digital dos alunos ou telemóvel, Internet (que poucas vezes funciona corretamente).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1º momento – Os alunos irão expor as suas ideias sobre o tema “globalização” e chegar a uma conclusão.

2º momento – Análise do documento escrito sobre a 1ª globalização e o grupo apresenta as respostas às questões colocadas.

3º momento – Visionamento do vídeo e resposta individual às questões do vídeo.

4º momento – Interpretação de um aluno sobre o esquema do comércio no mundo e dos produtos que transitam entre os continentes.

5º momento  – Leitura e análise dos documentos e resposta dos alunos feitas em grupos às questões colocadas.

4º momento – Análise do mapa e resposta dos alunos às questões colocadas.

5º momento – Avaliação formativa individual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno25 MINUTOS
Avaliação formativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Registo de observação da participação dos alunos sobre o conceito de globalização.

Realização das questões colocadas na análise dos diversos documentos – registo do trabalho e respostas dadas pelos alunos.

Respostas dadas pelos alunos aquando do visionamento do vídeo.

Realização de um quiz – Genially 

https://view.genially.com/6712b580bb3af81c0beabbdb/interactive-content-comercio-a-escala-mundial-darts-quiz


Ferramentas e recursos:

Canva,

Vídeo (Nearpod)

Computador e videoprojetor

Caderno diário

Kit digital/telemóvel

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grupo.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão25 MINUTOS
O encontro de povos e culturas – introdução ao tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Introdução ao tema através da visualização de dois pequenos vídeos da Escola Virtual.
1º Momento – Visualização do “O comércio internacional e as alterações do quotidiano e do conhecimento”. Os alunos, de forma individual, registam no Padlet o conhecimento que conseguiram adquirir.
2º Momento – Os alunos partilham com a turma o que fizeram no Padlet; discussão e registo pelo professor de um esquema no quadro com o conhecimento consensual adquirido pelos alunos.
3º momento – Visualização do vídeo “O encontro de culturas”. Os alunos, de forma individual, registam no Padlet o conhecimento que conseguiram adquirir.
4º Momento – Os alunos partilham com a turma o que fizeram no Padlet; discussão e registo pelo professor de um esquema no quadro com o conhecimento consensual adquirido pelos alunos.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor

Kit digital ou telemóvel

Quadro para a realização do esquema sobre a visualização.

Vídeos  da Escola Virtual – ” O comércio internacional e as alterações do quotidiano e do conhecimento” e “O encontro de culturas”.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada de forma normal.

Computador e projetor

Quadro para a realização do esquema sobre a visualização.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
O encontro entre povos e culturas – o papel dos reinos ibéricos neste contexto

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos serão divididos em 5 grupos heterogéneos, o que possibilitará a aprendizagem cooperativa.

Material de pesquisa : manuais, livros que versem sobre o tema que encontrem na Biblioteca e Web.

Os alunos irão pesquisar o conteúdo segundo estas questões orientadoras:

  • Definir o que entendem por encontro de culturas, aculturação e missionação;
  • Explicar como se realizou a aculturação nos diferentes continentes;
  • Demonstrar a presença e a influência de Portugal nos territórios pelos quais passou e/ou se manteve por séculos.

– Colocar o material no Padlet o material que foi selecionado, analisado e que responde às questões orientadoras (onde já anteriormente tinham colocado os conhecimentos adquiridos no visionamento dos vídeo).

 


Ferramentas e recursos:

Escola Virtual

Livros da Biblioteca

Computadores

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Biblioteca Escolar

Espaço organizado para trabalho de grupo.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos realizados

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta o seu trabalho. Os restantes colegas interagem com os colegas que estão a apresentar os trabalhos.

 No final da aula, a professora dará um feedback aos discentes sobre os trabalhos realizados por estes.


Ferramentas e recursos:

Padlet

Computador e videoprojetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Roteiro da da presença e influência portuguesa no mundo após as viagens de descoberta nos séculos XV e XVI

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Projeto no Google Earth

1 – Património arquitetónico português no mundo

  • Pedir aos alunos, divididos em 5 grupos, que assinalem os territórios onde ainda hoje existem vestígios arquitetónicos;
  • Adicionar diapositivos com uma breve referência descritiva sobre as imagens captadas.

2 – A gastronomia portuguesa espelha as alterações que ocorreram na alimentação com a chegada de novos produtos oriundos de África, Ásia e América.

  • Pedir aos alunos que marquem as origens dos novos produtos alimentares.

4 – Estes trabalhos irão ser colocados posteriormente no Padlet, junto dos outros trabalhos.

3 – Pesquisa sobre pratos tradicionais da nossa gastronomia e elaboração da ementa de uma refeição onde estejam presentes alguns desses produtos. Construção de uma apresentação (Powerpoint, Canva, Genially…) para mostrar à turma.


Ferramentas e recursos:

Google Earth

Kit tecnológico/telemóvel

Powerpoint, Canva, Genially

Computador e videoprojetor

Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986;

Maria Antónia Goes, Descobrimentos e Gastronomia Portuguesa

(…)

Escola Virtual


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala ordenada para trabalho de grupo.

Computador e videoprojetor

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Escravatura: uma realidade da Expansão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1- Pesquisa sobre o conceito  – tráfico de escravos.

2 – Inquérito – Mentimeter – link – https://www.menti.com/al1eiycgnhki

Após a realização do inquérito – reflexão/argumentação/discussão dos alunos sobre os resultados das respostas .

3 – Visionamento do Trailer do filme Amistad (1997) – reflexão sobre o mesmo por parte dos alunos.

4 – Identificar os argumentos utilizados na época para legitimar a prática da escravatura.

5 – Pesquisar informação sobre a “escravidão moderna”.

6 – Debate sobre esta problemática na atualidade.

 

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Manual adotado – Escola Virtual

Mentimeter

Kit digital/telemóvel

Computador e videoprojetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada para trabalho de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Realização de um questionário no Google forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScha0eeZxTirQ0ZvpG9N7lwhpXRopOVaTM6tth5qeJEgZkWbg/viewform?usp=sharing

https://forms.gle/p9q2e5oGjtTWqpLP7

 

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Kit digital/telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula disposta de forma normal

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top