>
3º Ciclo
MARIA FILOMENA LADEIRA MATOS / 19-10-2024
Descrição / Síntese:
Perceber o que significa o conceito de de Globalização. Identificar as principais rotas do comércio mundial e os produtos transacionados nas rotas intercontinentais. Reconhecer as consequências decorrentes deste encontro entre povos e culturas, (a nível religioso, a nível racial (miscigenação), linguístico gastronómico e patrimonial) mas, com maior ênfase, para o tráfico de seres humanos, realidade que ainda hoje subsiste, embora em contextos diferentes.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos irão realizar um Brainstorming sobre o que entendem o que entendem por GLOBALIZAÇÃO , no Canva, de forma colaborativa.
Link público – https://www.canva.com/design/DAGT15AIHD8/OyktoJJnTkrk-cW2FpWlLg/view?utm_content=DAGT15AIHD8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor
– A participação dos alunos sobre o tema irá ser registado no Canva, bem como a conclusão que os alunos chegarem.
-Leitura sobre a primeira globalização do documento 1 (anexo 1) e análise do mesmo, com resposta às questões colocadas. Em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor sendo a sua correção feita de seguida.
– Visionamento do vídeo da Escola Virtual “As grandes rotas do comércio mundial do século XVI” com questões interativas.
Link – https://app.nearpod.com/?pin=00918D3702501B23F8ACF9E080E08303-1&&utm_source=link
– Análise do mapa do documento 2 (anexo 1) e resposta dadas pelos alunos às questões colocadas. Os alunos irão responder às questões colocadas e, em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor, sendo a sua correção feita de seguida. Interpretação oral feita de forma voluntária sobre o esquema “O comércio no mundo no século XIV” feita entre os continentes.
– Leitura do documento 3 (anexo1) e resposta às questões sobre esta fonte e outras acima mencionadas. Os alunos irão responder às questões colocadas e, em caso de respostas incorretas, será feita o esclarecimento pelo professor, sendo a sua correção feita de seguida.
– Avaliação formativa individual – Quiz /link
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais – Canva, Escola Virtual, Nearpod, Genially , utilizados na elaboração de recursos mencionados na “Descrição da Atividade”.
Documentos de manuais da Escola Virtual e vídeo
Computador, videoprojetor, kit digital dos alunos ou telemóvel, Internet (que poucas vezes funciona corretamente).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1º momento – Os alunos irão expor as suas ideias sobre o tema “globalização” e chegar a uma conclusão.
2º momento – Análise do documento escrito sobre a 1ª globalização e o grupo apresenta as respostas às questões colocadas.
3º momento – Visionamento do vídeo e resposta individual às questões do vídeo.
4º momento – Interpretação de um aluno sobre o esquema do comércio no mundo e dos produtos que transitam entre os continentes.
5º momento – Leitura e análise dos documentos e resposta dos alunos feitas em grupos às questões colocadas.
4º momento – Análise do mapa e resposta dos alunos às questões colocadas.
5º momento – Avaliação formativa individual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Registo de observação da participação dos alunos sobre o conceito de globalização.
Realização das questões colocadas na análise dos diversos documentos – registo do trabalho e respostas dadas pelos alunos.
Respostas dadas pelos alunos aquando do visionamento do vídeo.
Realização de um quiz – Genially
Ferramentas e recursos:
Canva,
Vídeo (Nearpod)
Computador e videoprojetor
Caderno diário
Kit digital/telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Introdução ao tema através da visualização de dois pequenos vídeos da Escola Virtual.
1º Momento – Visualização do “O comércio internacional e as alterações do quotidiano e do conhecimento”. Os alunos, de forma individual, registam no Padlet o conhecimento que conseguiram adquirir.
2º Momento – Os alunos partilham com a turma o que fizeram no Padlet; discussão e registo pelo professor de um esquema no quadro com o conhecimento consensual adquirido pelos alunos.
3º momento – Visualização do vídeo “O encontro de culturas”. Os alunos, de forma individual, registam no Padlet o conhecimento que conseguiram adquirir.
4º Momento – Os alunos partilham com a turma o que fizeram no Padlet; discussão e registo pelo professor de um esquema no quadro com o conhecimento consensual adquirido pelos alunos.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
Kit digital ou telemóvel
Quadro para a realização do esquema sobre a visualização.
Vídeos da Escola Virtual – ” O comércio internacional e as alterações do quotidiano e do conhecimento” e “O encontro de culturas”.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada de forma normal.
Computador e projetor
Quadro para a realização do esquema sobre a visualização.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos serão divididos em 5 grupos heterogéneos, o que possibilitará a aprendizagem cooperativa.
Material de pesquisa : manuais, livros que versem sobre o tema que encontrem na Biblioteca e Web.
Os alunos irão pesquisar o conteúdo segundo estas questões orientadoras:
- Definir o que entendem por encontro de culturas, aculturação e missionação;
- Explicar como se realizou a aculturação nos diferentes continentes;
- Demonstrar a presença e a influência de Portugal nos territórios pelos quais passou e/ou se manteve por séculos.
– Colocar o material no Padlet o material que foi selecionado, analisado e que responde às questões orientadoras (onde já anteriormente tinham colocado os conhecimentos adquiridos no visionamento dos vídeo).
Ferramentas e recursos:
Escola Virtual
Livros da Biblioteca
Computadores
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Biblioteca Escolar
Espaço organizado para trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta o seu trabalho. Os restantes colegas interagem com os colegas que estão a apresentar os trabalhos.
No final da aula, a professora dará um feedback aos discentes sobre os trabalhos realizados por estes.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Computador e videoprojetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Projeto no Google Earth
1 – Património arquitetónico português no mundo
- Pedir aos alunos, divididos em 5 grupos, que assinalem os territórios onde ainda hoje existem vestígios arquitetónicos;
- Adicionar diapositivos com uma breve referência descritiva sobre as imagens captadas.
2 – A gastronomia portuguesa espelha as alterações que ocorreram na alimentação com a chegada de novos produtos oriundos de África, Ásia e América.
- Pedir aos alunos que marquem as origens dos novos produtos alimentares.
4 – Estes trabalhos irão ser colocados posteriormente no Padlet, junto dos outros trabalhos.
3 – Pesquisa sobre pratos tradicionais da nossa gastronomia e elaboração da ementa de uma refeição onde estejam presentes alguns desses produtos. Construção de uma apresentação (Powerpoint, Canva, Genially…) para mostrar à turma.
Ferramentas e recursos:
Google Earth
Kit tecnológico/telemóvel
Powerpoint, Canva, Genially
Computador e videoprojetor
Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986;
Maria Antónia Goes, Descobrimentos e Gastronomia Portuguesa
(…)
Escola Virtual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala ordenada para trabalho de grupo.
Computador e videoprojetor
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1- Pesquisa sobre o conceito – tráfico de escravos.
2 – Inquérito – Mentimeter – link – https://www.menti.com/al1eiycgnhki
Após a realização do inquérito – reflexão/argumentação/discussão dos alunos sobre os resultados das respostas .
3 – Visionamento do Trailer do filme Amistad (1997) – reflexão sobre o mesmo por parte dos alunos.
4 – Identificar os argumentos utilizados na época para legitimar a prática da escravatura.
5 – Pesquisar informação sobre a “escravidão moderna”.
6 – Debate sobre esta problemática na atualidade.
Ferramentas e recursos:
Manual adotado – Escola Virtual
Mentimeter
Kit digital/telemóvel
Computador e videoprojetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada para trabalho de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Realização de um questionário no Google forms
https://forms.gle/p9q2e5oGjtTWqpLP7
Ferramentas e recursos:
Kit digital/telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula disposta de forma normal
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)