Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

>

Un geste pour l’environnement

3º Ciclo

Paula Santos / 12-07-2023


Descrição / Síntese:

No âmbito da abordagem temática sobre a proteção do meio-ambiente, este conjunto de
atividades surgem no seguimento de 2 atividades prévias. Trata-se nomeadamente da
observação e comentário de um poster alusivo às questões ambientais e uma atividade de
compreensão oral e escrita sobre o testemunho, via rádio escola, de 5 alunos (incluindo um
delegado ambiental), relativamente aos gestos de proteção do planeta.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Descrever os gestos para a preservação do meio-ambiente; – Redigir um discurso/programa de intenções para a eleição de delegado ambiental, abordando os gestos éco-responsáveis;

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Les bons réflexes: Identifie des gestes simples et écolos –

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Les bons réflexes: Identifie des gestes simples et écolos –
    Acesso a um poster por QR CODE – Os alunos são solicitados a identificar os gestos ecologicamente
    responsáveis. Observam um poster legendado cabendo a alguns alunos lerem
    à vez, em voz alta partes do documento. No final, a professora esclarece as
    dúvidas de vocabulário que tiverem surgido. 
  • Que font-ils? Observe et associe les actions aux dessins ci-dessous. Realidade Aumentada Os alunos são solicitados a fazer um exercício de associação entre as imagens e as frases descritivas de cada ação 
  • Complète les éco-gestes – Os alunos são solicitados a completar um esquema
    legendado através de vocabulário fornecido.
    Fornecer ajuda e correção se necessário


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)