Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Sou um Mini Geógrafo

3º Ciclo

Maria José Tomás / 20-10-2024


Descrição / Síntese:

Através de um percurso pré definido os alunos vão à descoberta: Observando; Localizando e valorizando o Património do Meio onde se insere a Escola Básica Elias Garcia.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os elementos essenciais da paisagem que vão observando.
> Utilizar elementos de referência que permitam fazer uma localização relativa.
> Valorizar o património (Escola Elias Garcia/Ribeira da Sobreda/Solar dos Zagallos) integrados no Meio
> Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Reconhecer.
> Identificar problemas detetados.
> Sugerir possíveis soluções para os problemas identificados

Atividades a desenvolver

〉Criação100 MINUTOS
À descoberta do Meio onde está a Escola Básica Elias Garcia

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos realizaram o percurso proposto, foram sensibilizados para:

  • a paisagem que os rodeia durante o percurso;
  • registam pontos de referência que permita uma localização relativa:
  • identificam o Património existente no Meio envolvente
  • registam problemas detetados.


Ferramentas e recursos:

Planta do local

Folha de registo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos deslocam-se a partir da escola até ao solar dos Zagallos; esta deslocação é feita ao longo da Ribeira da Sobreda.

Ficheiros de Apoio (anexos):

GUIAO-DE-TRABALHO-EU-E-O-MEIO-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
À descoberta do Meio onde está a Escola Básica Elias Garcia

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Em sala de aula, após a realização do percurso,  será debatido todo o percurso realizado como “Mini Geógrafos”, aspetos positivos, negativos, situações problemáticas detetadas.

Perante as conclusões a que chegaram, os alunos, através de ferramentas digitais ou em papel elaborarão um cartaz de sensibilização, recorrendo a outras disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, Físico Química, Educação Visual e outros; para aprofundarem os temas e poderem melhor sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detetados.


Ferramentas e recursos:

Instrumentos digitais e outros…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Haverá uma situação de debate que permita sensibilizar toda a comunidade escolar sobre os principais problemas identificados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top