>
3º Ciclo
Maria José Tomás / 20-10-2024
Descrição / Síntese:
Através de um percurso pré definido os alunos vão à descoberta: Observando; Localizando e valorizando o Património do Meio onde se insere a Escola Básica Elias Garcia.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos realizaram o percurso proposto, foram sensibilizados para:
- a paisagem que os rodeia durante o percurso;
- registam pontos de referência que permita uma localização relativa:
- identificam o Património existente no Meio envolvente
- registam problemas detetados.
Ferramentas e recursos:
Planta do local
Folha de registo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos deslocam-se a partir da escola até ao solar dos Zagallos; esta deslocação é feita ao longo da Ribeira da Sobreda.
Ficheiros de Apoio (anexos):
GUIAO-DE-TRABALHO-EU-E-O-MEIO-1.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Em sala de aula, após a realização do percurso, será debatido todo o percurso realizado como “Mini Geógrafos”, aspetos positivos, negativos, situações problemáticas detetadas.
Perante as conclusões a que chegaram, os alunos, através de ferramentas digitais ou em papel elaborarão um cartaz de sensibilização, recorrendo a outras disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, Físico Química, Educação Visual e outros; para aprofundarem os temas e poderem melhor sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detetados.
Ferramentas e recursos:
Instrumentos digitais e outros…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Haverá uma situação de debate que permita sensibilizar toda a comunidade escolar sobre os principais problemas identificados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)