Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 600 minutos

>

Mesmo aqui ao lado… (Património Histórico do Fundão e arredores)

3º Ciclo

Luísa Rodrigues / 17-10-2024


Descrição / Síntese:

Muitas vezes conhecemos monumentos que se situam no outro lado do mundo e não damos importância ao património que temos à porta de casa, com que nos cruzamos diariamente sem saber sequer o nome. Com o objetivo de pôr os nossos alunos a olhar mais atentamente para o património Histórico que os rodeia vamos convidá-los a investigar e apresentar um elemento (Igreja, capela, ponte, castelo, escultura…) relevante da sua cidade, aldeia ou vila, os seus aspetos arquitetónicos e culturais, conhecendo o passado das civilizações que passaram pelo Fundão e arredores, destacando seu legado para a sociedade atual. A atividade será levada a cabo ao longo do ano, tendo vários momentos:
Pesquisa e Construção de Cartazes: 1º período
• Individualmente identificar a obra arquitetónica escolhida (Da rua, terra, perto de casa para poder tirar fotos).
• Devem estudar a história, a arquitetura, a finalidade e a importância de sua construção. Construir um cartaz em cartolina A4 (a entregar e apresentar à turma, no fim do primeiro período).
2. Pesquisa e Construção de Maquetes: 2º período
• Com base na pesquisa realizada no 1º período, os alunos devem criar maquetes das construções escolhidas (podem ser detalhes da construção… ex: a porta ou janela da igreja, a bica da fonte, a torre do castelo, a entrada do mercado ou da casa do conde…) usando materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros. (a entregar no 2º período)
• Exposição de trabalhos na semana aberta (cartolina +maquete)
3º período -Mostrar ao Mundo
– Geolocalização no Google eart de todos os elementos do património trabalhados, onde devem ser incluídas 2 fotos, uma do cartaz e outra da maquete.
-Realização de vídeos para publicação nas redes da escola e na página da Bibliotéca Escolar


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Consolidar a aquisição e utilizar referentes de tempo e de unidades de tempo histórico
> • Localizar em representações cartográficas, de diversos tipos, locais e eventos históricos;
> • Compreender a necessidade das fontes históricas para a produção do conhecimento histórico;
> • Utilizar adequadamente fontes históricas de tipologia diversa, recolhendo e tratando a informação para a abordagem da realidade social numa perspetiva crítica;
> • Relacionar formas de organização do espaço com os elementos naturais e humanos aí existentes em diferentes épocas históricas, ressaltando aspetos diferentes e aspetos que permanecem;
> • Sensibilizar para compreensão cultural, histórica e patrimonial da região onde nasceu, vive, estuda…
> • Criar ambientes de aprendizagem estimulantes para aprender sobre a história em geral e a local em particular.
> • Promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos;
> promover a comunicação inter-geracional

Atividades a desenvolver

〉Criação200 MINUTOS
Pesquisa e Construção de Cartazes: 1º período

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Individualmente identificar a obra arquitetónica escolhida (Da rua, terra, perto de casa para poder tirar fotos).

Devem estudar a história, a arquitetura, a finalidade e a importância de sua construção. Construir um cartaz  com essa informação e pelo menos 1 fotografia, em cartolina A4 (a entregar e apresentar à turma, no fim do primeiro período).            


Ferramentas e recursos:

Máquina fotográfica/telemóvel

Internet

Cartolina A4

Material de escrita, cola…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sua aldeia, vila, rua…

Em casa (trabalho autónomo)

Na aula de História (dúvidas, orientações práticas)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação300 MINUTOS
Pesquisa e Construção de Maquetes: 2º período

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Com base na pesquisa realizada no 1º período, os alunos devem criar maquetes das construções escolhidas (podem ser detalhes da construção… ex: a porta ou janela da igreja, a bica da fonte, a torre do castelo, a entrada do mercado ou da casa do conde…) usando materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros. (a entregar no 2º período)
  • Exposição de trabalhos na semana aberta (cartolina +maquete)


Ferramentas e recursos:

materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em casa (trabalho autónomo, é bem-vinda a ajuda dos familiares, não devendo substituir o trabalho do aluno…).

Na aula de História (dúvidas, orientações práticas)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Mostrar ao Mundo – 3º período

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Geolocalização dos sítios/monumentos trabalhados no Google earth, adicionando 2 fotos, uma do cartaz e outra da maquete realizados.

Realização de pequenos vídeos de apresentação dos sítios e divulgação dos mesmos nas redes sociais da Escola e na Página da Bibliotéca.


Ferramentas e recursos:

Meios digitais (e-mail, canva, google earth…)

Internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com recurso aos Kits Técnológicos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top