>
3º Ciclo
Luísa Rodrigues / 17-10-2024
Descrição / Síntese:
Muitas vezes conhecemos monumentos que se situam no outro lado do mundo e não damos importância ao património que temos à porta de casa, com que nos cruzamos diariamente sem saber sequer o nome. Com o objetivo de pôr os nossos alunos a olhar mais atentamente para o património Histórico que os rodeia vamos convidá-los a investigar e apresentar um elemento (Igreja, capela, ponte, castelo, escultura…) relevante da sua cidade, aldeia ou vila, os seus aspetos arquitetónicos e culturais, conhecendo o passado das civilizações que passaram pelo Fundão e arredores, destacando seu legado para a sociedade atual. A atividade será levada a cabo ao longo do ano, tendo vários momentos:
Pesquisa e Construção de Cartazes: 1º período
• Individualmente identificar a obra arquitetónica escolhida (Da rua, terra, perto de casa para poder tirar fotos).
• Devem estudar a história, a arquitetura, a finalidade e a importância de sua construção. Construir um cartaz em cartolina A4 (a entregar e apresentar à turma, no fim do primeiro período).
2. Pesquisa e Construção de Maquetes: 2º período
• Com base na pesquisa realizada no 1º período, os alunos devem criar maquetes das construções escolhidas (podem ser detalhes da construção… ex: a porta ou janela da igreja, a bica da fonte, a torre do castelo, a entrada do mercado ou da casa do conde…) usando materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros. (a entregar no 2º período)
• Exposição de trabalhos na semana aberta (cartolina +maquete)
3º período -Mostrar ao Mundo
– Geolocalização no Google eart de todos os elementos do património trabalhados, onde devem ser incluídas 2 fotos, uma do cartaz e outra da maquete.
-Realização de vídeos para publicação nas redes da escola e na página da Bibliotéca Escolar
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Individualmente identificar a obra arquitetónica escolhida (Da rua, terra, perto de casa para poder tirar fotos).
Devem estudar a história, a arquitetura, a finalidade e a importância de sua construção. Construir um cartaz com essa informação e pelo menos 1 fotografia, em cartolina A4 (a entregar e apresentar à turma, no fim do primeiro período).
Ferramentas e recursos:
Máquina fotográfica/telemóvel
Internet
Cartolina A4
Material de escrita, cola…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sua aldeia, vila, rua…
Em casa (trabalho autónomo)
Na aula de História (dúvidas, orientações práticas)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Com base na pesquisa realizada no 1º período, os alunos devem criar maquetes das construções escolhidas (podem ser detalhes da construção… ex: a porta ou janela da igreja, a bica da fonte, a torre do castelo, a entrada do mercado ou da casa do conde…) usando materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros. (a entregar no 2º período)
- Exposição de trabalhos na semana aberta (cartolina +maquete)
Ferramentas e recursos:
materiais simples e reciclados, como papelão, argila, palitos de dente, garrafas pet, tampas, rolhas de cortiça, capsulas de café, entre outros.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em casa (trabalho autónomo, é bem-vinda a ajuda dos familiares, não devendo substituir o trabalho do aluno…).
Na aula de História (dúvidas, orientações práticas)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Geolocalização dos sítios/monumentos trabalhados no Google earth, adicionando 2 fotos, uma do cartaz e outra da maquete realizados.
Realização de pequenos vídeos de apresentação dos sítios e divulgação dos mesmos nas redes sociais da Escola e na Página da Bibliotéca.
Ferramentas e recursos:
Meios digitais (e-mail, canva, google earth…)
Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com recurso aos Kits Técnológicos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)