>
3º Ciclo
Marco Lourenço / 17-10-2024
Descrição / Síntese:
O primeiro momento desta aprendizagem será uma visita de estudo ao Museu Militar de Lisboa, onde os alunos deverão anotar informações relevantes sobre a experiência dos soldados e refletir sobre a forma como a guerra foi retratada literariamente.
No segundo momento, já em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo criará um diário em que um soldado português narra a sua experiência na guerra. Os alunos deverão basear-se em textos e cartas observados durante a visita, incluindo factos reais, como a batalha de La Lys e a vida nas trincheiras.
Por último, num terceiro momento, cada grupo lerá excertos do diário que criou. Após a leitura de todos os grupos, será feita uma reflexão final sobre o tema.
Esta atividade está prevista para três aulas. A primeira aula envolve a deslocação dos alunos ao Museu Militar de Lisboa, e as outras duas destinam-se à elaboração dos diários e à apresentação, respetivamente
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de uma visita de estudo ao Museu Militar de Lisboa, onde os alunos irão observar objetos e materiais como uniformes, armas, equipamentos, mapas, dioramas, documentos, cartas e fotografias de soldados portugueses. Os alunos também terão acesso a painéis informativos sobre a Batalha de La Lys e a participação das tropas portuguesas, dos quais deverão retirar informações relevantes.
Em seguida, serão formados grupos de trabalho para a criação de um diário, em que cada grupo imaginará a experiência de um soldado durante a guerra. O diário deverá narrar a experiência desse soldado, considerando factos reais sobre a vida dos soldados portugueses nas trincheiras e utilizando as cartas e outros documentos observados na visita.
A última fase da atividade é a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, seguindo-se um debate e uma reflexão final sobre o tema trabalhado.
Ferramentas e recursos:
Caderno e caneta
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 220 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Museu Militar de Lisboa
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)