Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 220 minutos

>

A Participação Portuguesa na 1ª Guerra Mundial

3º Ciclo

Marco Lourenço / 17-10-2024


Descrição / Síntese:

O primeiro momento desta aprendizagem será uma visita de estudo ao Museu Militar de Lisboa, onde os alunos deverão anotar informações relevantes sobre a experiência dos soldados e refletir sobre a forma como a guerra foi retratada literariamente.
No segundo momento, já em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo criará um diário em que um soldado português narra a sua experiência na guerra. Os alunos deverão basear-se em textos e cartas observados durante a visita, incluindo factos reais, como a batalha de La Lys e a vida nas trincheiras.
Por último, num terceiro momento, cada grupo lerá excertos do diário que criou. Após a leitura de todos os grupos, será feita uma reflexão final sobre o tema.
Esta atividade está prevista para três aulas. A primeira aula envolve a deslocação dos alunos ao Museu Militar de Lisboa, e as outras duas destinam-se à elaboração dos diários e à apresentação, respetivamente


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Demonstrar que a participação de Portugal na I Guerra Mundial se relacionou com a questão colonial e com a necessidade de reconhecimento do regime republicano.
> Avaliar as consequências políticas, económicas e financeiras da participação de Portugal na I Guerra Mundial.
> Desenvolver a Autonomia e o trabalho em parceria
> Desenvolver a pesquisa e a utilização de ferramentas das TICs

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa220 MINUTOS
A participação Portuguesa na 1ª Guerra Mundial

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realização de uma visita de estudo ao Museu Militar de Lisboa, onde os alunos irão observar objetos e materiais como uniformes, armas, equipamentos, mapas, dioramas, documentos, cartas e fotografias de soldados portugueses. Os alunos também terão acesso a painéis informativos sobre a Batalha de La Lys e a participação das tropas portuguesas, dos quais deverão retirar informações relevantes.

Em seguida, serão formados grupos de trabalho para a criação de um diário, em que cada grupo imaginará a experiência de um soldado durante a guerra. O diário deverá narrar a experiência desse soldado, considerando factos reais sobre a vida dos soldados portugueses nas trincheiras e utilizando as cartas e outros documentos observados na visita.

A última fase da atividade é a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, seguindo-se um debate e uma reflexão final sobre o tema trabalhado. 

 


Ferramentas e recursos:

Caderno e caneta

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 220 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Museu Militar de Lisboa

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top