Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 240 minutos

>

Herança Romana no meio local

2º Ciclo

Gracinda Alfafar / 17-10-2024


Descrição / Síntese:

A herança romana do meio local surge da vontade de potencializar o ensino da História atendendo à exploração do património local como recurso didático preferencial, com vista à construção do conhecimento e compreensão históricos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> •promover a herança romana do meio local;
> . desenvolver a consciência crítica sobre o património local;
> – mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
> •envolver a comunidade educativa na sensibilização e preservação do património.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa240 MINUTOS
Visita de estudo a Conimbriga

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Após os contactos com o Museu Monografico de Conimbriga, foi agendada uma visita guiada pelo espaço da cidade romana de Conímbriga. Os alunos serão preparados durante as aulas para estarem atentos a diversos aspectos durante a visita. Em  debate aberto  devem chegar a conclusões sobre as questões problema a que devem responder posteriormente. Seguem-se alguns exemplos:

Que contributos da romanização existem em Conimbriga?

 Como está o seu estado de preservação? 

Qual é a sua importância histórica?

 


Ferramentas e recursos:

Guia.

Registo fotografico para posterior tratamento  digital.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 240 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ao chegar a Conímbriga os alunos serão recebidos por um guia. A visita inicia-se com uma apresentação audiovisual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top