>
2º Ciclo
Gracinda Alfafar / 17-10-2024
Descrição / Síntese:
A herança romana do meio local surge da vontade de potencializar o ensino da História atendendo à exploração do património local como recurso didático preferencial, com vista à construção do conhecimento e compreensão históricos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Após os contactos com o Museu Monografico de Conimbriga, foi agendada uma visita guiada pelo espaço da cidade romana de Conímbriga. Os alunos serão preparados durante as aulas para estarem atentos a diversos aspectos durante a visita. Em debate aberto devem chegar a conclusões sobre as questões problema a que devem responder posteriormente. Seguem-se alguns exemplos:
Que contributos da romanização existem em Conimbriga?
Como está o seu estado de preservação?
Qual é a sua importância histórica?
Ferramentas e recursos:
Guia.
Registo fotografico para posterior tratamento digital.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 240 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ao chegar a Conímbriga os alunos serão recebidos por um guia. A visita inicia-se com uma apresentação audiovisual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)