>
Ensino Secundário
J. Puga / 16-10-2024
Descrição / Síntese:
Como o Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima abarca uma área pedagógica composta por freguesias situadas na margem direito do rio Lima, a grande maioria dos alunos do ensino secundário não convive, no dia a dia, com a realidade urbana da vila sede de concelho. Assim foi elaborado um roteiro de uma visita pedestre aos principais pontos de interesse (turístico, histórico, paisagístico, ambiental, cultural, etc.) da Vila de Ponte de Lima.
Os alunos (em grupo) pesquisam, antecipadamente, sobre os pontos do percurso que entendem ser mais importantes. Cada grupo fará, no local (ou locais) escolhidos, uma breve apresentação do que de mais importante se deve conhecer sobre esse lugar.
A caminhada inicia-se junto à Igreja de Sto. António da Torre Velha (Arcozelo) _ até esse ponto de partida, os alunos serão transportados pela carrinha da Escola.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
I – Introdução
Os alunos recebem uma planta da área urbana da vila de Ponte de Lima, com um roteiro previamente traçado, de forma a englobar os pontos mais importantes da visita.Num momento expositivo, com auxilio da projecção do mapa que receberam, lhes comunicado o objectivo do seu trabalho.
A metodologia de pesquisa/investigação é da responsabilidade de cada grupo.
2 – Constituição de grupos e selecção dos locais a tratar por cada grupo.
Os alunos são divididos em grupo.
Entre todos os grupos são seleccionados os locais sobre os quais recairá o trabalho de pesquisa de cada grupo.
(Nota: dado que o número de alunos de Humanidades é reduzido, os alunos trabalham em pares)
3 – Pesquisa/investigação documental
Cada grupo alunos pesquisa sobre a história, as características, as funções e outros dados de interesse do local (ou locais) que escolheu previamente (a pesquisa faz-se com recurso à Internet, no entanto os alunos podem complementar esta pesquisa com fontes bibliográficas existentes na Biblioteca Escolar).
Desta pesquisa será elaborada uma síntese, com base na qual um (ou os dois) dos elementos do grupo apresentará, in-loco, o que de mais importante se deve saber sobre esse lugar.
Os professores aproveitarão para expor algumas curiosidades e correlações com matérias de ordem histórica e geográfica, tratadas nas aulas.
Ferramentas e recursos:
PC e periféricos;
Internet;
Fundo bibliográfico da Biblioteca Escolar (Estudos Locais: de História, Geografia, Ambiente…);
Outras fontes à escola dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
(O trabalho pode e deve ser complementado com trabalho extra-aula)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Caminhada, seguindo um roteiro previamente traçado, unindo os locais mais emblemáticos da Vila de Ponte de Lima
I – Inicio/Fim
Os alunos serão transportados pelas carrinhas da Escola até ao Largo de Além da Ponte, junto ao Albergue de Peregrinos.
A caminhada inicia-se junto a Igreja da Sto. António da Torre Velha (Arcozelo) e início da ponte românica. Este ´+e o primeiro monumento sobre o qual um grupo de alunos, fazendo de guia, dará a conhecer os aspectos mais importes da sua pesquisa.
A Caminhada termina no mesmo lugar do seu início. O regresso à escola faz-se no mesmo transporte que trouxe os alunos.
II – Percurso
[Os números identificam os lugares em que “os guias” (os grupos de alunos) farão as suas explicações. Os asteriscos (*) assinalam os lugares onde os docentes farão referência a aspectos importantes ligados às disciplinas de História e Geografia)
Roteiro (trajecto)
1- Sto. António da Torre Velha; 2 – Ponte Medieval; Largo de Camões*; Passeio 25 de Abril; 3 – Pelourinho; Jardim Sebastião Sanhudo (leito de cheia do rio Lima)*; 4 – Avenida dos Plátanos; 5 – Igreja de Sto. António dos Terceiros e Museu*; Rua dos Terceiros; Rua Agostinho José Taveira (6 – Vila Moraes, 7 – Lar de N. Sra. da Conceição); Rua General Norton de Matos (8 – Estátua e casa do General Norton de Matos); Rua da Lapa; 9 – Capela e parque da Lapa; 10 – Paço do Marquês* e troços da muralha medieval; Rua Gonçalo Coelho de Araújo; 11 – Largo dos Quartéis*; Calçada dos Quartéis; Rua da Fonte de Vila (12 – casa dos Barbosa Aranha)*; 13 – Estátua de António Feijó; Rua Cardeal Saraiva (14 – Estátua do Cardeal Saraiva; 15 – Igreja Matriz); 16 – Rua da Picota (a judiaria)*; 17 – Arco da Porta Nova; 18 – Capela de N. Sra. da Penha de França; 19 – Torre da Cadeia Velha*; Passeio 25 de Abril; 20 – Torre de S. Paulo*; Ponte Medieval; 21 – Ponte Romana* ; local de chegada.
–
Ferramentas e recursos:
Roteiros
Trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Outro (Centro Histórico de Ponte de Lima)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)