>
Ensino Secundário
cristina costa / 12-10-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem destina-se a formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), da área de competência, “Cidadania e Profissionalidade”, no âmbito do conteúdo programático ” Liberdade e responsabilidade democráticas” e consiste na elaboração de um trabalho de grupo de pesquisa e aplicação.
As atividades a desenvolver são as seguintes :
1ª Visualização de um vídeo referente à caracterização do território nacional:https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7876/e504961/geografia-a-geografia-10-ano.
2ª Análise da Constituição da República Portuguesa (CRP).
3ª Elaboração de um trabalho escrito, em Word, com imagens (mapas; fotos…), subordinado aos itens:
-A posição de Portugal na Europa e no Mundo: A constituição do território nacional e a posição geográfica Continental e Insular.
-A Divisão administrativa do Território Nacional.
-O Poder Local: Órgãos e atributos.
-A divisão administrativa do distrito de Setúbal e do Concelho do Barreiro.
-Os novos desafios do poder local – contributos do cidadão na promoção, construção e defesa dos princípios democráticos de participação e representatividade: o papel do património.
4ª Visita de estudo ao “Espaço Memória” da cidade do Barreiro.
5ª Elaboração de um Padlet de turma subordinado ao tema “ O património do concelho/cidade do Barreiro;
6ª Debate e exploração dos textos, imagens e ideias publicadas no Padlet.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualização de um vídeo de um programa televisivo da RTP (Estudo em Casa), referente à caracterização do território nacional.
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7876/e504961/geografia-a-geografia-10-ano
Ferramentas e recursos:
- Computador
- Internet
- Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula encontra-se organizada em Ilhas, com os formandos distribuídos por grupo de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os formandos em grupo realizam um trabalho subordinado aos seguintes itens:
-A posição de Portugal na Europa e no Mundo: A constituição do território nacional e a posição geográfica Continental e Insular.
-A Divisão administrativa do Território Nacional.
-O Poder Local: Órgãos e atributos.
-A divisão administrativa do distrito de Setúbal e do Concelho do Barreiro.
-Os novos desafios do poder local – contributos do cidadão na promoção, construção e defesa dos princípios democráticos de participação e representatividade: o papel do património.
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Internet;
- Sites diversos;
- Constituição da República Portuguesa;
- Câmara Municipal do Barreiro.
https://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 240 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula está organizada em ilhas e os alunos distribuídos por grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Guiao-de-Trabalho_O-Territorio-Portugues.docx
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de uma Visita de estudo guiada ao “Espaço Memória” da cidade do Barreiro, com a finalidade de dar a conhecer o património histórico e cultural da cidade do Barreiro.
Ferramentas e recursos:
- Espaço Memória;
- Exposições interativas;
- Espólios arqueológicos e outros;
- Vídeos interativos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
“O Espaço Memória é um espaço museológico, que faz divulgação do património histórico e cultural da cidade do Barreiro, através de uma série de espólios, arqueológicos ou outros que foram legados ou depositados. Representa vários setores de atividade e a investigação desenvolvida sobre os mesmos, oferecendo ao munícipe a possibilidade de, através de uma exposição interativa sobre as diversas temáticas, ter a perceção do passado da Cidade do Barreiro, no que respeita aos vários sectores produtivos e dos que com o seu trabalho, atividade social e política contribuíram para a realidade atual”. Fonte: https://www.cm-barreiro.pt/locais/espaco-memoria/
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Após a realização da visita de estudo ao Espaço Memória da cidade de Barreiro, os formandos elaboram um Padlet de turma subordinado ao tema “ O património do concelho/cidade do Barreiro, seguindo-se um debate e exploração dos textos, imagens e ideias publicadas no Padlet.
https://padlet.com/cristinacostageo/patrim-nio-da-cidade-do-barreiro-mmlajlv461k092sd
Ferramentas e recursos:
- Computadores;
- Internet;
- Ferramenta digital Padlet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 240 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula encontra-se organizada em ilhas e os alunos distribuídos por grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)