Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

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Os tipos de paisagens e as diferentes formas de as representar

3º Ciclo

Alexandrina Maria Silva Pereira / 16-10-2024


Descrição / Síntese:

Aprendizagens essenciais de Geografia do 7.ºano (Tema: A Terra: Estudos e Representações) adaptadas a alunos da Educação Inclusiva; especificamente com autismo e com dislexia. Os discentes têm uma hora de substituição de Geografia, que corresponde a um tempo letivo em que são retirados do grupo turma e estão com a respetiva docente. Os cenários estão centrados na AE “Os Tipos de Paisagens”. O objetivo é criar atividades que atendam às necessidades específicas das caraterísticas de cada um dos discentes supracitados.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Delinear esboços de paisagens descrevendo os seus elementos essenciais.
> • Assinalar paisagens, no respetivo território, em mapas com diferentes pormenores: local, regional, nacional e continental, colocando diversas imagens;
> Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos
> Observar diferentes formas de representação do mundo de acordo com a posição geográfica dos continentes e com os espaços de vivência dos povos, utilizando diversas projeções cartográficas (em suporte papel ou digital).
> Olhar a relatividade da representação do território, desenhando mapas mentais, a diversas escalas.
> Escolher formas de representação da superfície terrestre, tendo em conta a heterogeneidade de situações e acontecimentos observáveis a partir de diferentes territórios

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
Como são as paisagens da Terra?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Aula n.º 1

  1. A aula de substituição ( AS/ GEO /) é iniciada com uma pequena conversa (linguagem clara, simples e direta – objetivo evitar a sobrecarga dos alunos) para aferir  o que os alunos retiveram na aula presencial na turma;
  2. Apresentação visual de diferentes imagens (florestas, montanhas, cidades, campos agrícolas) – escolher o meio de apresentação de acordo com o grau de autismo e respetiva reação aos estímulos luminosos e dislexia;
    1. Obs: as imagens apresentadas devem ser claras e bem definidas e facilmente identificáveis. (utilização do manual se as que este tiver preencherem os requisitos mencionados) 
  3. Pedir aos discentes para identificar e descrever, as paisagens apresentadas, através da classificação natural, humanizada e respetivo grau de humanização, utilizando o preenchimento da ficha de trabalho 1 ( esta ficha pode multiplicar-se tantas vezes quantas as imagens observadas / pode ser impressa ou preenchida no PC) – Assim, pode adaptar-se às reais necessidades do discente disléxico.
    1.  Obs: link para ficha de trabalho n.º 1 Documento 1.docx
    2. Verificação do correto preenchimento das fichas de análise das paisagens
  4. Para final da aula distribuição de uma atividade Caça Palavras (poderá ser impressa / ou realizada on-line)
    1.  Obs: link para a atividade Caça Palavras

Aula n.º 2 e 3/4

  1. A aula de apoio ( AS/ GEO /) é iniciada com a verificação do grau de aferição da aula anterior;
  2. Fornecimento, através do email institucional dos alunos, de um guião para a realização de um estudo virtual de paisagens diferentes;
    1. Guião: Ficheiro Word
  3. Utilização da ferramenta Google Earth para observação, descrição e levantamento de elementos naturais e humanos de diferentes paisagens.
  4. Dependendo da destreza, skills dos alunos e (fundamentalmente) tipo de computador e velocidade do processador, poderá ser necessário acrescentar mais uma aula.

Aula n.º 4/5

  1. A aula de apoio ( AS/ GEO /) é iniciada com a verificação do grau de aferição da aula anterior;
  2. Síntese oral realizada pelos 2 alunos e organização de um esquema no quadro com registo no caderno diário
  3. Realização de uma atividade individual/ em grupo ( os alunos decidem) como síntese final do Projeto
    1.  Jogo da Glória: Paisagem e Formas de a Representar


Ferramentas e recursos:

Materiais visuais: Usar imagens, vídeos e mapas interativos que apresentem diferentes paisagens de forma concreta e visual.

WordWall

Word

Utilização do Google Earth 

Geneally


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Estruturação clara e previsível: Organizar a aula com uma sequência de atividades bem definida e previsível. Usar um horário visual para o aluno saber o que esperar em cada momento.

Instruções curtas e claras: Dar instruções simples e precisas, reforçadas com suporte visual (imagens ou ícones).

Permitir pausas regulares para evitar sobrecarga sensorial.

Usar uma linguagem simples e direta, evitando sobrecarregar o discente com demasiadas informações ao mesmo tempo.

Relativamente ao aluno disléxico, permitir o aumento das imagens ao seu gosto

Ficheiros de Apoio (anexos):

Infografico-Educacional-de-Habilidades-com-Mapas-Grafico-Flat-Verde-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






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