>
3º Ciclo
Alexandrina Maria Silva Pereira / 16-10-2024
Descrição / Síntese:
Aprendizagens essenciais de Geografia do 7.ºano (Tema: A Terra: Estudos e Representações) adaptadas a alunos da Educação Inclusiva; especificamente com autismo e com dislexia. Os discentes têm uma hora de substituição de Geografia, que corresponde a um tempo letivo em que são retirados do grupo turma e estão com a respetiva docente. Os cenários estão centrados na AE “Os Tipos de Paisagens”. O objetivo é criar atividades que atendam às necessidades específicas das caraterísticas de cada um dos discentes supracitados.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Aula n.º 1
- A aula de substituição ( AS/ GEO /) é iniciada com uma pequena conversa (linguagem clara, simples e direta – objetivo evitar a sobrecarga dos alunos) para aferir o que os alunos retiveram na aula presencial na turma;
- Apresentação visual de diferentes imagens (florestas, montanhas, cidades, campos agrícolas) – escolher o meio de apresentação de acordo com o grau de autismo e respetiva reação aos estímulos luminosos e dislexia;
- Obs: as imagens apresentadas devem ser claras e bem definidas e facilmente identificáveis. (utilização do manual se as que este tiver preencherem os requisitos mencionados)
- Pedir aos discentes para identificar e descrever, as paisagens apresentadas, através da classificação natural, humanizada e respetivo grau de humanização, utilizando o preenchimento da ficha de trabalho 1 ( esta ficha pode multiplicar-se tantas vezes quantas as imagens observadas / pode ser impressa ou preenchida no PC) – Assim, pode adaptar-se às reais necessidades do discente disléxico.
- Obs: link para ficha de trabalho n.º 1 Documento 1.docx
- Verificação do correto preenchimento das fichas de análise das paisagens
- Para final da aula distribuição de uma atividade Caça Palavras (poderá ser impressa / ou realizada on-line)
- Obs: link para a atividade Caça Palavras
Aula n.º 2 e 3/4
- A aula de apoio ( AS/ GEO /) é iniciada com a verificação do grau de aferição da aula anterior;
- Fornecimento, através do email institucional dos alunos, de um guião para a realização de um estudo virtual de paisagens diferentes;
- Guião: Ficheiro Word
- Utilização da ferramenta Google Earth para observação, descrição e levantamento de elementos naturais e humanos de diferentes paisagens.
- Dependendo da destreza, skills dos alunos e (fundamentalmente) tipo de computador e velocidade do processador, poderá ser necessário acrescentar mais uma aula.
Aula n.º 4/5
- A aula de apoio ( AS/ GEO /) é iniciada com a verificação do grau de aferição da aula anterior;
- Síntese oral realizada pelos 2 alunos e organização de um esquema no quadro com registo no caderno diário
- Realização de uma atividade individual/ em grupo ( os alunos decidem) como síntese final do Projeto
- Jogo da Glória: Paisagem e Formas de a Representar
Ferramentas e recursos:
Materiais visuais: Usar imagens, vídeos e mapas interativos que apresentem diferentes paisagens de forma concreta e visual.
WordWall
Word
Utilização do Google Earth
Geneally
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Estruturação clara e previsível: Organizar a aula com uma sequência de atividades bem definida e previsível. Usar um horário visual para o aluno saber o que esperar em cada momento.
Instruções curtas e claras: Dar instruções simples e precisas, reforçadas com suporte visual (imagens ou ícones).
Permitir pausas regulares para evitar sobrecarga sensorial.
Usar uma linguagem simples e direta, evitando sobrecarregar o discente com demasiadas informações ao mesmo tempo.
Relativamente ao aluno disléxico, permitir o aumento das imagens ao seu gosto
Ficheiros de Apoio (anexos):
Infografico-Educacional-de-Habilidades-com-Mapas-Grafico-Flat-Verde-1.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)