>
1º Ciclo
Teresa Chagas / 12-07-2023
Descrição / Síntese:
Para a aplicação deste conteúdo será utilizada metodologia de aprendizagem cooperativa;( Jigsaw)
Cada grupo pesquisa um órgão e no final os grupos apresentam à turma o resultado da sua pesquisa.
Construção de um livro no Story Jumper com todos os órgãos pesquisados( trabalho de cada grupo).
Contornar um colega em papel cenário e desenhar ou colar fotografias pesquisadas e impressas, dos principais órgãos, no local correto.
Para concluir utilizam uma T-shirt de realidade aumentada.
Genially jogo para consolidação de conteúdos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Divisão da turma em 4 grupos;
É-lhes fornecido aleatoriamente um guião para orientação e pesquisa;
Cada grupo vai pesquisar um órgão do corpo humano, a sua localização e função.
Ferramentas e recursos:
Computador;
Internet;
Guião de pesquisa.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula dividida em quatro grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação da pesquisa, com a construção de um livro coletivo, elaborado em Story Jumper.
Ferramentas e recursos:
https://www.storyjumper.com/library/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Computador do aluno tarefa realizada em casa/aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Contornar um colega, em tamanho real, em suporte de papel cenário.
Cada grupo desenha o órgão pesquisado.
Recorte e colagem do órgão no papel cenário.
Ferramentas e recursos:
Papel cenário; material riscador; tesoura e cola.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula dividida em quatro grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Avaliação dos conteúdos lecionados através de um Quiz (gennialy).
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula com PC individual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)