Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 390 minutos

>

Os principais órgãos do corpo humano

1º Ciclo

Teresa Chagas / 12-07-2023


Descrição / Síntese:

Para a aplicação deste conteúdo será utilizada metodologia de aprendizagem cooperativa;( Jigsaw)

Cada grupo pesquisa um órgão e no final os grupos apresentam à turma o resultado da sua pesquisa.
Construção de um livro no Story Jumper com todos os órgãos pesquisados( trabalho de cada grupo).
Contornar um colega em papel cenário e desenhar ou colar fotografias pesquisadas e impressas, dos principais órgãos, no local correto.
Para concluir utilizam uma T-shirt de realidade aumentada.
Genially jogo para consolidação de conteúdos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir os principais órgãos – coração, pulmões, estômago e rins – em representações do corpo humano, associando-os à sua principal função vital.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Divisão da turma em 4 grupos;

É-lhes fornecido aleatoriamente um guião para orientação e pesquisa;

Cada grupo vai pesquisar um órgão  do corpo humano, a sua localização e função.


Ferramentas e recursos:

 

Computador;

Internet;

Guião de pesquisa.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula dividida em quatro grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha180 MINUTOS
Apresentação à turma o resultado da sua pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação da pesquisa, com a construção de um livro coletivo,  elaborado em Story Jumper.

 


Ferramentas e recursos:

https://www.storyjumper.com/library/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Computador do aluno tarefa realizada em casa/aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação90 MINUTOS
O nosso corpo por dentro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Contornar um colega, em tamanho real, em suporte de papel cenário.

Cada grupo desenha o órgão pesquisado.

Recorte e colagem do órgão no papel cenário.


Ferramentas e recursos:

Papel cenário; material riscador; tesoura e cola.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula dividida em quatro grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno30 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Avaliação dos conteúdos lecionados através de um Quiz (gennialy).


Ferramentas e recursos:

https://padlet.com/redirect?url=https%3A%2F%2Fview.genial.ly%2F649083482dd4f30012ab10ff%2Finteractive-content-estudo-do-meio-sistemas-4o-ano


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Virtual – ensino a distância

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula com PC individual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)