Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

Camões: muitas histórias por contar…

2º Ciclo

Ana Alves / 13-10-2024


Descrição / Síntese:

Neste projeto, associado à Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, o objetivo é conhecer a vida e obra de Luís de Camões, abordando diversos aspetos:
– o contexto histórico e social do século XVI em Portugal, um período marcado por grandes descobertas, expansão marítima e mudanças culturais.
– a exploração de temas universais como amor, a condição humana, a natureza, e a glória e a tragédia das conquistas.
– apreciação artística e estética, através da apreciação de quadros e obras literárias.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer a ação de indivíduos e de grupos em todos os processos históricos;
> Desenvolver a sensibilidade estética;
> Compreender o sentido dos textos: detetar informação relevante, factual e não factual, tomando notas
> Fazer inferências a partir da informação prévia ou contida no texto
> Organizar a informação contida no texto. Procurar, recolher, selecionar e organizar informação com vista à construção de conhecimento
> Interpretar informação histórica
> Usar ferramentas digitais para trabalhar conteúdos curriculares e fazer apresentações de conteúdos.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação400 MINUTOS
Camões: muitas histórias por contar…

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Enquadramento: a atividade de articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), Português e Educação Visual (EV) e ainda com TIC. Pretende-se articular com a biblioteca, através da pesquisa e requisição de livros sobre Camões.

Conteúdos Curriculares:

Portugal nos séculos XV e XVI (HGP); Texto não literário: entrevistas (Português) ; Construção da viagem de Luís Vaz de Camões em Google Earth ou Google Maps (TIC); Exposição “Os rostos de Camões” (EV).

Com esta atividade pretende-se que os alunos possam associar o estudo dos conteúdos curriculares “Portugal nos séculos XV e XVI”, nomeadamente a sua componente cultural. Pretende-se referir a importância de Camões na literatura portuguesa, inserido no contexto histórico, dar a conhecer a vida de Luís de Camões e aspetos da sua obra.

Etapas

– As professoras das disciplinas envolvidas explicam aos alunos a iniciativa apresentando alguns exemplos de trabalho e métodos, reforçando a importância da leitura como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados.

Em casa:

– Projeção de dois vídeos “Visita Guiada” sobre a vida de Camões.

– Realização de uma ficha em google forms para verificação da compreensão do oral.

– Correção da ficha para clarificação da cronologia de vida de Camões.

Na aula de HGP/Biblioteca:

– Os alunos recebem um guião orientador sobre diversos aspetos da vida e obra de Camões: a juventude; o galã; o homem do mundo; a política no tempo de Camões; a obra de Camões; Os Lusíadas e o renascimento; a morte de Camões.

– Pesquisa em grupo, recolha de informações e reorganização da informação.

– Envio de soluções do guião orientador.

– Resolução de um Kahoot para avaliar conhecimentos.

Na aula de português

– Transformação da informação em formato de entrevista. Os alunos vão simular uma entrevista a Camões sobre o aspeto que trabalharam no guião, como se fosse ao vivo numa suposta televisão da escola.

– Definição de papéis para cada elemento do grupo: quem é Camões, a entrevistadora; os outros entrevistados (ex: tio de Camões, uma namorada, o rei D. Sebastião…). Ensaiam e filmam. Podem, desta forma, partilhar o produto final com outras turmas ou com os encarregados de educação.

Na aula de TIC

.Construção de um roteiro com o percurso de vida de Luís Vaz de Camões ( utilização do Google Earth ou Google My Maps )

Na aula de Educação Visual

– Observação de quadros de Camões (mostra feita através de PW); exploração cronológica dos retratos; das técnicas utilizadas; dos pintores …

– Utilização de um modelo de rosto de Camões para cada aluno ilustrar de forma livre. Esses rostos irão integrar a exposição “Os rostos de Camões”. A ideia a explorar centra-se no quase desconhecimento da sua identidade física e psicológica. O que vemos em Camões? O que simboliza? O que representa? Transpor essas “respostas” para a linguagem visual. A exposição pode ser apresentada no dia 10 de junho.

 

 


Ferramentas e recursos:

Vídeos “visita Guiada” RTP

Infográfico

Guiões de pesquisa* (enviar em anexo)

Computadores portáteis ou o kit digital dos alunos.

Vídeo projetor

Material de escrita

Livros:

  • Camões – As Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico; Sérgio Franclim, Booksmile
  • Os Lusíadas de Luís de Camões: Contados às Crianças e Lembrados ao Povo, João de Barros; Cultura
  • Os Lusíadas para Gente Nova, Vasco Graça Moura, Gradiva
  • Os Lusíadas Para Crianças. Era Uma Vez Um Rei Que Teve Um Sonho, Leonoreta Leitão, Martins Fontes
  • Barbi-Ruivo: o meu primeiro Camões; Manuel Alegre, Dom Quixote

Arquivo Nacional da Torre do Tombo/ Rostos de Camões


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A maioria das atividades decorrem em sala de aula.

A pesquisa decorre na biblioteca.

A apresentação das entrevistas poderá decorrer num auditório em formato de dramatização.

A exposição decorre no átrio da escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

ficha-questionario-Camoes.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top