>
2º Ciclo
Ana Alves / 13-10-2024
Descrição / Síntese:
Neste projeto, associado à Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, o objetivo é conhecer a vida e obra de Luís de Camões, abordando diversos aspetos:
– o contexto histórico e social do século XVI em Portugal, um período marcado por grandes descobertas, expansão marítima e mudanças culturais.
– a exploração de temas universais como amor, a condição humana, a natureza, e a glória e a tragédia das conquistas.
– apreciação artística e estética, através da apreciação de quadros e obras literárias.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Enquadramento: a atividade de articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), Português e Educação Visual (EV) e ainda com TIC. Pretende-se articular com a biblioteca, através da pesquisa e requisição de livros sobre Camões.
Conteúdos Curriculares:
Portugal nos séculos XV e XVI (HGP); Texto não literário: entrevistas (Português) ; Construção da viagem de Luís Vaz de Camões em Google Earth ou Google Maps (TIC); Exposição “Os rostos de Camões” (EV).
Com esta atividade pretende-se que os alunos possam associar o estudo dos conteúdos curriculares “Portugal nos séculos XV e XVI”, nomeadamente a sua componente cultural. Pretende-se referir a importância de Camões na literatura portuguesa, inserido no contexto histórico, dar a conhecer a vida de Luís de Camões e aspetos da sua obra.
Etapas
– As professoras das disciplinas envolvidas explicam aos alunos a iniciativa apresentando alguns exemplos de trabalho e métodos, reforçando a importância da leitura como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados.
Em casa:
– Projeção de dois vídeos “Visita Guiada” sobre a vida de Camões.
– Realização de uma ficha em google forms para verificação da compreensão do oral.
– Correção da ficha para clarificação da cronologia de vida de Camões.
Na aula de HGP/Biblioteca:
– Os alunos recebem um guião orientador sobre diversos aspetos da vida e obra de Camões: a juventude; o galã; o homem do mundo; a política no tempo de Camões; a obra de Camões; Os Lusíadas e o renascimento; a morte de Camões.
– Pesquisa em grupo, recolha de informações e reorganização da informação.
– Envio de soluções do guião orientador.
– Resolução de um Kahoot para avaliar conhecimentos.
Na aula de português
– Transformação da informação em formato de entrevista. Os alunos vão simular uma entrevista a Camões sobre o aspeto que trabalharam no guião, como se fosse ao vivo numa suposta televisão da escola.
– Definição de papéis para cada elemento do grupo: quem é Camões, a entrevistadora; os outros entrevistados (ex: tio de Camões, uma namorada, o rei D. Sebastião…). Ensaiam e filmam. Podem, desta forma, partilhar o produto final com outras turmas ou com os encarregados de educação.
Na aula de TIC
.Construção de um roteiro com o percurso de vida de Luís Vaz de Camões ( utilização do Google Earth ou Google My Maps )
Na aula de Educação Visual
– Observação de quadros de Camões (mostra feita através de PW); exploração cronológica dos retratos; das técnicas utilizadas; dos pintores …
– Utilização de um modelo de rosto de Camões para cada aluno ilustrar de forma livre. Esses rostos irão integrar a exposição “Os rostos de Camões”. A ideia a explorar centra-se no quase desconhecimento da sua identidade física e psicológica. O que vemos em Camões? O que simboliza? O que representa? Transpor essas “respostas” para a linguagem visual. A exposição pode ser apresentada no dia 10 de junho.
Ferramentas e recursos:
Vídeos “visita Guiada” RTP
- https://www.youtube.com/watch?v=qVKryQrM68w&list=PL6tq570-OMJInB7VH_Q3u7kMOf3GfxVF3&index=3
- https://www.youtube.com/watch?v=U-bQDPdflfM&list=PL6tq570-OMJInB7VH_Q3u7kMOf3GfxVF3&index=1
Infográfico
Guiões de pesquisa* (enviar em anexo)
Computadores portáteis ou o kit digital dos alunos.
Vídeo projetor
Material de escrita
Livros:
- Camões – As Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico; Sérgio Franclim, Booksmile
- Os Lusíadas de Luís de Camões: Contados às Crianças e Lembrados ao Povo, João de Barros; Cultura
- Os Lusíadas para Gente Nova, Vasco Graça Moura, Gradiva
- Os Lusíadas Para Crianças. Era Uma Vez Um Rei Que Teve Um Sonho, Leonoreta Leitão, Martins Fontes
- Barbi-Ruivo: o meu primeiro Camões; Manuel Alegre, Dom Quixote
Arquivo Nacional da Torre do Tombo/ Rostos de Camões
- https://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2021/05/Rostos-Lugares-Camoes-final.pdf
- PowerPoint “Os rostos de Camões”
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A maioria das atividades decorrem em sala de aula.
A pesquisa decorre na biblioteca.
A apresentação das entrevistas poderá decorrer num auditório em formato de dramatização.
A exposição decorre no átrio da escola.