Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 420 minutos

>

Visita de Estudo à Lagoa de óbidos

3º Ciclo

Ana Mendes / 24-10-2024


Descrição / Síntese:

A turma do 7.º ano com 20 alunos sai da escola às 9 horas no autocarro da Câmara e vai até ao Covão dos Musaranhos, (clube náutico) na lagoa de Óbidos. Durante a manhã os alunos vão realizar um passeio de barco pela lagoa com a finalidade de observar a fauna e flora e identificar alguns problemas (eutrofização, poluição, assoreamento). Almoçam junto ao Clube náutico e depois fazem o percurso a pé junto à margem da lagoa desde o Covão dos Musaranhos até à Barrosa (cerca de 4 Km). No caminho observam a foz do rio Arnoia, sistema dunar (formas do litoral)e os Flamingos. Os alunos devem tirar fotografias para elaborarem um vídeo/PPT na aula de TIC. Fazem o percurso de regresso à Escola de autocarro (Arelho – escola). Chegada prevista às 16:20h.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Investigar problemas ambientais
> Mobilizar diferentes fontes de Informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados
> Raciocínio e resolução de problemas
> Relacionamento interpessoal
> Bem-estar, saúde e ambiente
> Saber cientifico, técnico e tecnológico

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa420 MINUTOS
visita de estudo à Lagoa de Óbidos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

. Passeio de barco na Lagoa de Óbidos – observar fauna (aves, peixes, bivalves) e flora;

. Caminhada na margem da Lagoa para observar: aves, bivalves, peixes, foz do rio Arnoia, dunas, assoreamento da lagoa;

. Na Barrosa observar os Flamingos;

Os alunos tiram fotografias para elaborarem posteriormente um vídeo/PPT sobre os problemas da lagoa e espécies (fauna e flora) existentes.  Trabalho a desenvolver na disciplina de TIC e Cidadania que será apresentado na aula de Geografia.


Ferramentas e recursos:

. Autocarro da Câmara;

. 4 barcos do Clube Náutico e monitores;

. Telemóvel (recolha de imagens)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 420 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Lagoa de Óbidos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top