>
3º Ciclo
Ana Mendes / 24-10-2024
Descrição / Síntese:
A turma do 7.º ano com 20 alunos sai da escola às 9 horas no autocarro da Câmara e vai até ao Covão dos Musaranhos, (clube náutico) na lagoa de Óbidos. Durante a manhã os alunos vão realizar um passeio de barco pela lagoa com a finalidade de observar a fauna e flora e identificar alguns problemas (eutrofização, poluição, assoreamento). Almoçam junto ao Clube náutico e depois fazem o percurso a pé junto à margem da lagoa desde o Covão dos Musaranhos até à Barrosa (cerca de 4 Km). No caminho observam a foz do rio Arnoia, sistema dunar (formas do litoral)e os Flamingos. Os alunos devem tirar fotografias para elaborarem um vídeo/PPT na aula de TIC. Fazem o percurso de regresso à Escola de autocarro (Arelho – escola). Chegada prevista às 16:20h.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
. Passeio de barco na Lagoa de Óbidos – observar fauna (aves, peixes, bivalves) e flora;
. Caminhada na margem da Lagoa para observar: aves, bivalves, peixes, foz do rio Arnoia, dunas, assoreamento da lagoa;
. Na Barrosa observar os Flamingos;
Os alunos tiram fotografias para elaborarem posteriormente um vídeo/PPT sobre os problemas da lagoa e espécies (fauna e flora) existentes. Trabalho a desenvolver na disciplina de TIC e Cidadania que será apresentado na aula de Geografia.
Ferramentas e recursos:
. Autocarro da Câmara;
. 4 barcos do Clube Náutico e monitores;
. Telemóvel (recolha de imagens)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 420 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Lagoa de Óbidos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)