Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

>

Ao encontro do meio

3º Ciclo

Nazaré Monteiro / 24-10-2024


Descrição / Síntese:

“Ao encontro do meio” foi o subtema escolhido no âmbito das DAC para o 8ºano de escolaridade.
Cada disciplina irá trabalhar as competências das suas disciplinas que possam ser exploradas/aplicadas neste contexto.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Conhecer a região de Águeda do ponto de vista demográfico e económico, pesquisando dados estatísticos.
> -Fazer a representação gráfica e cartográfica dos dados estatísticos.
> -Apresentar em suporte escrito e oralmente as conclusões do estudo caso.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa180 MINUTOS
À procura do meio.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Pesquisa no INE ou na Pordata dados sobre a demografia de Águeda, Aveiro e País.
  • Em grupos, os alunos irão fazer as suas pesquisas, criar gráficos e textos explicativos.
  • Através da criação de um mapa base do municipio de Águeda, projetado e decalcado para papel de cenário.
  • Colocação dos conteúdos produzidos no âmbito das diferentes disciplinas no respetivo mapa.
  • Divulgação dos resultados no centro de exposições local.


Ferramentas e recursos:

– Computadores, materiais de desenho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

–O espaço será na sala, nas orientações para o trabalho, mas depois será de partilha on-line, através dos membros de cada grupo.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top