Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

>

Ser guia turístico num tuk-tuk!

3º Ciclo

Maria Helena Santos Teixeira / 09-10-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos irão organizar uma saída de campo pela vila de São João da Pesqueira (de acordo com um itinerário criado com os alunos) que implica uma viagem num mini autocarro panorâmico (15 lugares). Esta atividade integra o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: “Ser guia turístico num tuk-tuk!”, com a colaboração de várias disciplinas.
Como produto final, a ser divulgado na tardicional Feira Terra e Sabores Outonais do Agrupamento, será construído um roteiro turístico digital, através da aplicação Google Earth.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Pretende-se que o aluno adquira uma consciência histórica que lhe permita assumir uma posição crítica e participativa na sociedade, reconhecendo a utilidade da História para compreender de forma integrada o mundo em que vive e para a construção da sua identidade individual e coletiva. Identificar e aplicar diferentes conceitos relacionados com a temática deste projeto.
> Desenvolver as competências de trabalho em equipa.
> Desenvolver o sentido estético.
> Consciencializar para a importância da preservação ambiental.
> Pretende-se que o aluno adquira uma consciência geográfica que lhe permita assumir uma posição crítica e participativa na sociedade, reconhecendo o território onde vive, tornando-se um agente responsável pela preservação do património natural e edificado.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa120 MINUTOS
Organização e divulgação de um itinerário turístico.

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos deverão realizar um trabalho de pesquisa acerca do património histórico/cultural relevante da região.  Este trabalho será realizado em pequenos grupos e irá contribuir para a elaboração do guião identificando vários pontos históricos de interesse.


Ferramentas e recursos:

PC

Internet

Plataforma Teams (para orientação/esclarecimento de dúvidas e entrega do resulatdo de pesquisa)

Quadro branco


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Para além do trabalho em sala de aula, os alunos realizarão trabalho de pesquisa e tratamento de informação extra-aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação60 MINUTOS
Saída de campo à antiga judiaria de São João da Pesqueira

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realização de um percurso turístico organizado pelos alunos, a bordo de um miniautocarro panorâmico.

O percurso acontece pelos principais pontos históricos e turísticos da vila, sendo a apresentação levada a cabo pelos alunos efetuado a sua apresentação aos demais participantes. 


Ferramentas e recursos:

Miniautocarro panorâmico

tuk tuk

PC

Internet

Material de escrita


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho de pesquisa e tratamento de dados.

Atividade prática – a apresentar pelos alunos 

à comunidade escolar.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top