>
3º Ciclo
Maria Helena Santos Teixeira / 09-10-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos irão organizar uma saída de campo pela vila de São João da Pesqueira (de acordo com um itinerário criado com os alunos) que implica uma viagem num mini autocarro panorâmico (15 lugares). Esta atividade integra o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: “Ser guia turístico num tuk-tuk!”, com a colaboração de várias disciplinas.
Como produto final, a ser divulgado na tardicional Feira Terra e Sabores Outonais do Agrupamento, será construído um roteiro turístico digital, através da aplicação Google Earth.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos deverão realizar um trabalho de pesquisa acerca do património histórico/cultural relevante da região. Este trabalho será realizado em pequenos grupos e irá contribuir para a elaboração do guião identificando vários pontos históricos de interesse.
Ferramentas e recursos:
PC
Internet
Plataforma Teams (para orientação/esclarecimento de dúvidas e entrega do resulatdo de pesquisa)
Quadro branco
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Para além do trabalho em sala de aula, os alunos realizarão trabalho de pesquisa e tratamento de informação extra-aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de um percurso turístico organizado pelos alunos, a bordo de um miniautocarro panorâmico.
O percurso acontece pelos principais pontos históricos e turísticos da vila, sendo a apresentação levada a cabo pelos alunos efetuado a sua apresentação aos demais participantes.
Ferramentas e recursos:
Miniautocarro panorâmico
tuk tuk
PC
Internet
Material de escrita
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho de pesquisa e tratamento de dados.
Atividade prática – a apresentar pelos alunos
à comunidade escolar.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)