>
3º Ciclo
Paula Gordinho / 11-10-2024
Descrição / Síntese:
O mundo avança para o terceiro milénio, existe um contingente de cerca de 160 milhões de pessoas fora de seus países de origem. São os refugiados. Aqueles que foram forçados a fugir por recearem pela sua vida e liberdade, e que na maioria dos casos, abandonaram tudo – casa, bens, família e país – rumo a um futuro incerto em terras estrangeiras. Convivemos, neste limiar do século XXI, com o maior contingente de refugiados na história da humanidade. Um número tão impressionante que representa nada menos que o triplo do número total de refugiados registados na Europa, no início do século XX.
Para perceberes o que quer dizer deixar tudo para trás e partir como refugiado, a ideia é que faças a tua própria mochila, como se tivesses de fugir da guerra. O que levarias? Como viverias só com essas coisas? Estás desafiado(a) a levar a tua mochila com os seis bens que transportarias se estivesses no lugar de um refugiado, devendo depois partilhar a razão das tuas escolhas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1.º passo:
Embarquem na aventura do desconhecido, deixando para trás a vossa casa, a vossa família, a vossa vida. Sim, a vossa miserável
vida. Reconheçam que estão em crise, é o momento de tomarem decisões, fazer a vossa mochila e partir.
2.º passo:
Formem um grupo aleatoriamente, juntando-se aos 4 colegas que estão mais perto de ti. Eles vão ser os teus companheiros
nesta viagem rumo ao desconhecido. Não te esqueças que os conflitos ensinam que, encurralados e sem o básico, homens e
mulheres se assemelham a animais amontoados. Todos querem a vida, mesmo que tenham de deixar a própria vida para trás.
Parece contraditório, mas não é! É a vontade de respirar. É a vontade de seguir. É a vontade de levantar. É a vontade de dizer
através do corpo que a palavra liberdade é mais que uma palavra. É sentido. É desejo. É liberdade!
3.º passo:
Joguem em grupo no Kahoot, https://kahoot.it/challenge/83dbdfa0-adb5-434f-bcbc-affab05db747_1638707424410
para ver se estão em condições de deixar tudo para trás. Se responderem certo, poderão passar ao próximo nível, escolhendo
os dois primeiros objetos para colocar na mochila. Se forem os mais rápidos/assertivos, ganham um prémio!
Mostrem espírito de partilha e colaboração, escolham bem, sejam solidários, escutem o outro. Não se esqueçam que as guerras
ensinam que a estupidez é o caminho curto para a barbárie. É imperativo agir e chegar a um acordo, do que é prioritário colocar
na mochila.
O que sabe cada um sobre as estatísticas dos refugiados?
4.º passo:
Joguem individualmente no geniallly, https://view.genial.ly/61a7f861a489f70dee8acc7a/interactive-content-refugiados
para ver quem vai ter que deixar o bote pois está a meter água. Sejam rápidos pois só os dois primeiros poderão ser resgatados
pelo navio que está ao largo. Estas guerras ensinam tantas coisas. Seria melhor que não houvesse guerra. Atualmente não é
possível, inscreve o teu nome no jogo que o professor(a) disponibilizou. Sê rápido, pois a derrota, é com certeza amarga! No
entanto, se fores o penúltimo ou o último, poderás ser resgatado pelos prémios que te serão lançados.
5.º passo:
Estás no navio e isso permitirá escolher mais dois objetos na mochila, mas ainda não estás em porto seguro, não sabem se
ganharão o status social temporário de “Refugiados”. Só sabem que poderão ter esperança e …acreditar!
Mas ainda, nenhum tem identidade. Todos permanecem sem esperança, pobres e sem futuro. Mostrem força e união,
respondendo assertivamente ao próximo/último desafio.
6.º passo:
Agora que muitos foram eleitos, mas poucos escolhidos, não podem esquecer que nesta viagem o mais importante foi permitirem
a vossa livre circulação, a vossa integração na terra prometida e sobretudo o respeito pela vida do ser humano. Por te lembrares
disso tudo, ganhas o primeiro prémio “Conquistador”, o segundo, “Super-Herói”, terceiro, “Solidariedade” e quarto, “ Força e
Coragem”, permitindo-te entrar “NA TERRA PROMETIDA”. A par disso, todos ganham o “Prémio Sorte”, esperando que a mesma
vos acompanhe para o resto das vossas vidas.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Meta Final:
Por te lembrares de tudo, ganhas o primeiro prémio “Conquistador”, o segundo, “Super-Herói”, terceiro, “Solidariedade” e quarto, “ Força e
Coragem”, permitindo-te entrar “NA TERRA PROMETIDA”. A par disso, todos ganham o “Prémio Sorte”, esperando que a mesma
vos acompanhe para o resto das vossas vidas.
Ferramentas e recursos:
Computador.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)