Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

E se fosse eu a fazer a mochila e partir…

3º Ciclo

Paula Gordinho / 11-10-2024


Descrição / Síntese:

O mundo avança para o terceiro milénio, existe um contingente de cerca de 160 milhões de pessoas fora de seus países de origem. São os refugiados. Aqueles que foram forçados a fugir por recearem pela sua vida e liberdade, e que na maioria dos casos, abandonaram tudo – casa, bens, família e país – rumo a um futuro incerto em terras estrangeiras. Convivemos, neste limiar do século XXI, com o maior contingente de refugiados na história da humanidade. Um número tão impressionante que representa nada menos que o triplo do número total de refugiados registados na Europa, no início do século XX.

Para perceberes o que quer dizer deixar tudo para trás e partir como refugiado, a ideia é que faças a tua própria mochila, como se tivesses de fugir da guerra. O que levarias? Como viverias só com essas coisas? Estás desafiado(a) a levar a tua mochila com os seis bens que transportarias se estivesses no lugar de um refugiado, devendo depois partilhar a razão das tuas escolhas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> . Compreender alguns dos grandes ciclos migratórios internacionais atuais.
> • Refletir sobre o conceito de refugiado.
> • Levar o aluno a colocar-se no lugar de um refugiado.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
E se fosse eu a fazer a mochila e partir…

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1.º passo:

Embarquem na aventura do desconhecido, deixando para trás a vossa casa, a vossa família, a vossa vida. Sim, a vossa miserável

vida. Reconheçam que estão em crise, é o momento de tomarem decisões, fazer a vossa mochila e partir.

 

2.º passo:

Formem um grupo aleatoriamente, juntando-se aos 4 colegas que estão mais perto de ti. Eles vão ser os teus companheiros

nesta viagem rumo ao desconhecido. Não te esqueças que os conflitos ensinam que, encurralados e sem o básico, homens e

mulheres se assemelham a animais amontoados. Todos querem a vida, mesmo que tenham de deixar a própria vida para trás.

Parece contraditório, mas não é! É a vontade de respirar. É a vontade de seguir. É a vontade de levantar. É a vontade de dizer

através do corpo que a palavra liberdade é mais que uma palavra. É sentido. É desejo. É liberdade!

 

3.º passo:

Joguem em grupo no Kahoot, https://kahoot.it/challenge/83dbdfa0-adb5-434f-bcbc-affab05db747_1638707424410

para ver se estão em condições de deixar tudo para trás. Se responderem certo, poderão passar ao próximo nível, escolhendo

os dois primeiros objetos para colocar na mochila. Se forem os mais rápidos/assertivos, ganham um prémio!

Mostrem espírito de partilha e colaboração, escolham bem, sejam solidários, escutem o outro. Não se esqueçam que as guerras

ensinam que a estupidez é o caminho curto para a barbárie. É imperativo agir e chegar a um acordo, do que é prioritário colocar

na mochila.

O que sabe cada um sobre as estatísticas dos refugiados?

 

4.º passo:

Joguem individualmente no geniallly, https://view.genial.ly/61a7f861a489f70dee8acc7a/interactive-content-refugiados

para ver quem vai ter que deixar o bote pois está a meter água. Sejam rápidos pois só os dois primeiros poderão ser resgatados

pelo navio que está ao largo. Estas guerras ensinam tantas coisas. Seria melhor que não houvesse guerra. Atualmente não é

possível, inscreve o teu nome no jogo que o professor(a) disponibilizou. Sê rápido, pois a derrota, é com certeza amarga! No

entanto, se fores o penúltimo ou o último, poderás ser resgatado pelos prémios que te serão lançados.

 

5.º passo:

Estás no navio e isso permitirá escolher mais dois objetos na mochila, mas ainda não estás em porto seguro, não sabem se

ganharão o status social temporário de “Refugiados”. Só sabem que poderão ter esperança e …acreditar!

Mas ainda, nenhum tem identidade. Todos permanecem sem esperança, pobres e sem futuro. Mostrem força e união,

respondendo assertivamente ao próximo/último desafio.

 

6.º passo:

Agora que muitos foram eleitos, mas poucos escolhidos, não podem esquecer que nesta viagem o mais importante foi permitirem

a vossa livre circulação, a vossa integração na terra prometida e sobretudo o respeito pela vida do ser humano. Por te lembrares

disso tudo, ganhas o primeiro prémio “Conquistador”, o segundo, “Super-Herói”, terceiro, “Solidariedade” e quarto, “ Força e

Coragem”, permitindo-te entrar “NA TERRA PROMETIDA”. A par disso, todos ganham o “Prémio Sorte”, esperando que a mesma

vos acompanhe para o resto das vossas vidas.

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Premios.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno10 MINUTOS
Premio final

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Meta Final:

 Por te lembrares de  tudo, ganhas o primeiro prémio “Conquistador”, o segundo, “Super-Herói”, terceiro, “Solidariedade” e quarto, “ Força e

Coragem”, permitindo-te entrar “NA TERRA PROMETIDA”. A par disso, todos ganham o “Prémio Sorte”, esperando que a mesma

vos acompanhe para o resto das vossas vidas.

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top